3 saladas que equivalem a uma refeição

3 saladas que equivalem a uma refeição

Quer perder peso e para isso prefere substituir uma salada por um prato de arroz e feijão em alguma refeição? Pois bem, confira abaixo uma lista de deliciosas e nutritivas opções saudáveis e dê um passo largo na sua dieta.

Às vezes, para perder peso é preciso realizar algumas substituições, como trocar o leite integral pela versão desnatada, os produtos comuns pelos lights/diets/integrais.

O ideal e recomendado pelos nutricionistas é consumir um prato leve no jantar. Mas o interessante seria ainda assim, ele oferecesse nutrientes suficientes para satisfazer o estômago. Para isso, selecionamos 3 saladas saudáveis e repletas de nutrientes para matar a sua fome, sem deixar que o seu corpo fique inchado e desconfortável. Confira abaixo.

Salada verde oriental

Ingredientes:

Folhas de alface de sua preferência

Folhas de chicória

Folhas de agrião

1 punhado de couve picada

1 pepino japonês pequeno picado

¼ xícara de cebola picada

1 dente de alho pequeno picado

Molho shoyu

1 colher de sobremesa de sementes de gergelim torradas

Óleo de gergelim

½ limão

1 colher de chá de gengibre ralado

Sal a gosto

Modo de preparo

Lave as folhas e adicione-as numa tigela junto com os pepinos. Tempere com um molho à base dos demais ingredientes.

Benefícios

Salada Verde OrientalA alface possui quantidades significativas de minerais como fósforo, um elemento químico essencial para o organismo; ferro, ideal para o combate à anemia e desnutrição; e cálcio, que trabalha para o bom funcionamento do sistema nervoso, coagulação do sangue e contração muscular.

A couve é rica em betacaroteno, um composto alimentar com abundância em antioxidantes; vitamina C, um anti-inflamatório natural; e vitamina E, que contem propriedades anticancerígenas.

O agrião é um poderoso vegetal imunizador para o organismo, e também é rico em vitamina C e B6 e iodo. Já a chicória, ou escarola, é conhecida por “limpar” o fígado das toxinas. O pepino é um estimulante e antidepressivo genuíno, devido à forte presença de vitaminas do Complexo B em sua composição. No gergelim, tanto no óleo, quanto na semente crua, é possível encontrar uma ótima procedência de agentes benéficos para as articulações e ossos. O limão é um elemento crucial para o combate ao ácido úrico no sangue, por conta de seu poder de cura e desintoxicação. O alho e a cebola andam juntos em relação aos nutrientes que possuem, e também contam como agente anticancerígeno. O o alho, em particular, é extremamente importante para reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue.

O gengibre, por sua vez, possui ações anti-inflamatórias, antioxidantes, anticoagulantes e antibactericidas.

E o molho shoyu, como todo bom derivado da soja, contém todos os benefícios que a proteína possui, como aminoácidos, ferro e diversas vitaminas.

Salada colorida

Ingredientes:

Salada Colorida1 cenoura pequena

3 talos de couve flor

3 talos de brócolis

1 chuchu pequeno

1/3 xícara de peito de frango picado

Orégano, sal e azeite a gosto

 

Modo de preparo

Cozinhe os legumes em água fervente até ficarem no ponto e depois escalde em água gelada. Corte em cubos o chuchu e a cenoura. Tempere com o orégano, o azeite e o sal.

Benefícios

O chuchu é rico em minerais e possui um alto teor de fibras, responsáveis por regularizar o intestino. A cenoura conta com inúmeros benefícios para a saúde da pele, cabelos e olhos, além de ter poder imunológico.

Tanto a couve-flor quanto o brócolis são hortaliças repletas de minerais e vitaminas, e são excelentes escolhas para perder peso, pois são pouco calóricas. O peito de frango é uma boa opção de proteína magra e serve como substituto das carnes em saladas. O azeite é um elemento que deve fazer parte de qualquer dieta, pois ele não possui gordura saturada e é positivo na prevenção de doenças cardiovasculares e na formação de cânceres.

Salada italiana

Salada ItalianaIngredientes:

Folhas de rúcula

½ xícara de tomates-cereja

1/3 xícara de queijo branco picado

1 colher de chá de sementes de chia

¼ xícara de champignon picado

2 talos de palmito cortados em rodelas

2 colheres de chá de azeitona preta picada

1 punhado de salsinha e manjericão frescos

Sal e azeite a gosto

Modo de preparo

Lave as folhas de rúcula e os tomates-cereja e disponha-os em uma tigela com os demais ingredientes. Tempere com um molho à base de sal, salsinha e manjericão, e o azeite.

Benefícios

A rúcula é cheia de vantagens para o organismo, pois conta com uma atuação anti-inflamatória.

O tomate, além de oferecer inúmeros benefícios, conta com o licopeno, um composto alimentar de ação antioxidante. O queijo branco, além de ser uma alternativa aos queijos amarelos, que são mais gordurosos, contribui para a formação dos músculos, entre outras atuações.

A semente de chia, uma descoberta recente da medicina, conta com ação antioxidante, anti-inflamatória, controla a diabetes, e auxilia no emagrecimento e na digestão. A salsinha possui conduta diurética e é fundamental no tratamento de doenças cardiovasculares. Já o manjericão protege a atividade celular por meio dos flavonoides.

One Reply to “3 saladas que equivalem a uma refeição”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *