7 Dicas Para Mudar de Hábitos e Emagrecer

7 Dicas Para Mudar de Hábitos e Emagrecer

Dicas para emagrecerVocê, com toda a certeza, vai encontrar todo o tipo de dietas em revistas e na internet. Entretanto, uma boa dieta não diz respeito apenas a cortar calorias. Para realmente emagrecer e manter-se assim é preciso mudar de hábitos.

Primeiro de tudo, por que os hábitos são tão importantes? Você constrói um hábito aos poucos, gradativamente. Assim seu corpo tem tempo para se acostumar.  Quando você faz mudanças drásticas, de maneira repentina, tudo se torna mais difícil.

 

Confira agora 7 dicas para você começar a mudar seu hábitos

1. Prepare-se

Analise seus costumes e defina metas claras, e hábitos você deseja construir (ingerir alimentos integrais cinco vezes na semana, praticar pelo menos uma hora de exercícios físicos todos os dias, não comer doces durante a semana e etc).

2. Comece com Pequenas Mudanças

Se você começar com uma verdadeira revolução, de uma hora para outra, em seus hábitos, as chances de abandonar essas mudanças são muito maiores. Então, não vá com tanta sede ao pote. Comece com as pequenas mudanças e vá fazendo outras maiores de uma forma gradativa. Para isso, por exemplo, na dica um, trace metas menores em curto prazo, para atingir um objetivo maior, em longo prazo. Por exemplo, você precisa perder 10 quilos para ficar em forma, comece fazendo o planejamento para perder três.

3. Cinco Minutos de Exercícios

O modo gradativo de inserir um novo hábito vale, também para os exercícios para emagrecer.  Por exemplo, comece fazendo uma caminhada leve de cinco minutos em terreno plano, aos poucos vá aumentando o tempo, o ritmo e comece também a subir ladeiras ou escadas. Não adianta nada começar com uma corrida de uma hora, e no resto da semana não conseguir dar meia dúzia de passos, porque está toda dolorida.

4. Gradação também nos alimentos

Se você é do tipo que odeia legumes e verduras, o mesmo processo gradativo citado nas outras dicas também é válido nos alimentos. Por exemplo, você ama batatas fritas e detesta espinafre. Se você abolir a batata do cardápio por completo e começar a comer espinafre todos os dias, provavelmente não manterá essa dieta por uma semana sequer. Então, aos poucos, diminua as frituras, optando pelos preparos assados, cozidos e grelhados, além de ir, igualmente aos poucos, inserindo em sua dieta os alimentos que você não gosta. Assim será mais fácil você se acostumar com eles.

5. Tenha Horários Fixos

Uma dica importante para criar um hábito é ter horário fixo para praticar essas mudanças. Por exemplo, se você sai para caminhar logo após sair do trabalho ou, na parte da manhã, antes de ir para o serviço.  Defina um horário e siga-o, assim evitará aqueles adiamentos, que começam com um “ah, vou deixar para caminhar à tarde”, terminam com “amanhã eu vou” e no final das contas, quando perceber você já terá desistido.

6. Recompense-se

Todo mundo gosta de ter um esforço reconhecido. O que lhe impede de reconhecer seu próprio esforço e recompensar a si própria?  Afinal, ninguém melhor do que você mesma para entender a dificuldade de se realizar qualquer mudança em sua vida. Assim, escolha sua recompensa preferida, seja um sorriso no diário, uma estrela na porta da geladeira, uma ida ao cinema ou um bombom, recompense-se toda vez que conseguir atingir uma de suas metas.

7. Assuma a Responsabilidade.

Assuma que mudar de hábitos é algo que só depende de você. E mais: mostre que você quer mudar também para as pessoas ao seu redor. Você vai se sentir mais comedida e impelida a prosseguir, além de ganhar uma torcida. O apoio da família e de amigos é muito importante para que você não desista de seus objetivos.

Dessa forma, ter uma vida saudável será um hábito e você conseguirá não apenas emagrecer, como conseguirá se manter magra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *