Bicicleta Ergométrica: Queimar Calorias

Bicicleta Ergométrica: Queimar Calorias

Quando pensamos em exercícios efetivos para a perda de peso logo nos vem a cabeça a corrida, aulas de dança, HIT e até mesmo treinamento funcional. No entanto, nem todo mundo lembra de uma atividade simples e muito prática, a bicicleta ergométrica.

Mas a verdade é que as pedaladas são também um importante exercício aeróbico, ou seja, trabalha com grandes grupos musculares, aumentam os batimentos cardíacos e também mexem com a nossa respiração. E esses são aspectos básicos para que você ative seu metabolismo e consiga emagrecer de forma efetiva.

Regularidade E Intensidade

Bicicleta
Pedalar reduz a ansiedade e define os músculos dos membros inferiores.

É possível perder até 500 calorias em 1 hora da atividade física, e isso vai depender da intensidade com que você realiza o exercício.

O que também não vai significar que você irá perder poucas calorias enquanto pedala na bicicleta comum ou na bicicleta ergométrica, já que a perda de peso vai ser de acordo com a intensidade para o seu corpo, ou seja, se você não está acostumado a praticar exercícios, a intensidade alta para você pode ser a moderada para quem já pratica.

O importante é que você se movimente e que busque novas formas de ativar o metabolismo. A bicicleta é um exercício democrático e de impacto moderado, por isso pode ser praticada por todos os tipos de pessoa e pelo tempo que cada um achar necessário. E o mais importante: é o ideal para quem quer evitar o impacto nas articulações.

Por exemplo, quem tem sobrepeso pode praticar o exercício para turbinar o emagrecimento. O mesmo serve para quem tem problemas de equilíbrio, ou para quem tem medo de andar na esteira..

Como O Exercício Funciona

Toda vez que começamos um exercícios aeróbico, como a bicicleta, que pode ser a bicicleta ergométrica também neste caso, nosso pulmões trabalham com mais intensidade para que nossa captação de oxigênio seja maior, graças ao esforço físico. Com isso o nosso coração acelera e começa a bombear de forma mais rápida o sangue, para levar mais oxigênio aos pulmões e entregar energia necessária para que nossos músculos trabalhem. E todo esse processo gasta energia, que para nós é vista como uma perda calórica intensa.

Por isso essas atividades são as mais procuradas na hora de eliminar o excesso de peso e acabar com as gordurinhas.

As pedaladas ainda conseguem definir e desenhar de forma mais precisa os músculos das pernas, principal foco das mulheres que buscam uma prática efetiva de atividade física e além disso, é possível também que você faça o uso da técnica conhecida como HIT na bicicleta. Para isso basta que intercale a intensidade das pedaladas e controle o tempo, isso fará com que a perda calórica seja mais efetiva e você consegue perceber as mudanças de forma mais rápida e eficaz.

[Ver Também: Treinamento Intervalado de Alta Intensidade]

Já para quem gosta de desafios e quer “complicar” ainda mais o treino, as aulas de spinning fará com que você consiga turbinar o gasto calórico para até 1000 calorias por hora, o equivalente a uma hora de natação intensa. E o melhor, tudo isso com muita música e companhia.

Benefícios Da Bicicleta Ergométrica

  • Ajuda a evitar a retenção de líquidos: As pedaladas aceleram o metabolismo e com isso você se hidrata mais, fazendo assim com que a eliminação de toxinas seja maior e mais eficaz.
  • Condicionamento físico: A bicicleta é uma importante aliada para quem está começando na atividade física. Ela ajuda a fortalecer os músculos inferiores, e acostumar o coração e o pulmão na prática física.
  • Diminui a ansiedade: Quando você pratica uma hora de bicicleta seu corpo libera um hormônio conhecido como endorfina. Ele faz com que seu corpo relaxe e com que você tenha um maior bem-estar, o que diminui muito as crises ansiosas.
  • Definição muscular: Por serem bem trabalhados, os membros inferiores ganham mais massa muscular, definindo melhor as pernas. Além disso, o abdômen é muito utilizado durante as pedaladas, já que a postura é muito importante e com isso, até mesmo o acúmulo de gordura abdominal tende a diminuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *