Comer De 3 Em 3 Horas?

Comer De 3 Em 3 Horas?

Você com certeza já ouviu falar que comer de 3 em 3 horas é o melhor para perder peso. Mas há um estudo que contraria um pouco esta afirmação.

Na realidade o estudo foi realizado apenas com pessoas com diabetes tipo 2, e verificou a diferença na perda de peso aqueles que se alimentavam duas vezes ao dia, e aqueles que faziam 6 refeições menores diárias.

O Estudo

Uma pesquisa realizada em Praga (República Checa), e apresentada na reunião anual da ADA (Associação Americana de Diabetes), em Chicago (EUA), acompanhou 54 pacientes com diabetes tipo 2 por um período de 12 semanas.

Estudo sobre quantidade de refeiçõesEles foram divididos em dois grupos:

  • O primeiro grupo deveria fazer duas refeições diárias maiores;
  • O segundo grupo deveria comer de 3 em 3 horas, seis vezes ao dia, porém menores porções.

Primeiro os pacientes seguiram uma dieta com a mesma quantidade calórica e de macronutrientes. Depois então, eles trocaram o regime de alimentação. Quem fazia duas refeições passou a fazer 6 e vice-versa.

Eles foram corretamente instruídos a seguir a dieta de maneira correta. Receberam até mesmo tutoriais que ensinavam como compor o cardápio, e em quais horários comer. Também reuniam-se em grupo e individualmente com nutricionistas.

Conclusão

A conclusão deste estudo foi que aqueles que faziam refeições grandes apenas duas vezes ao dia perderam mais peso e apresentaram aumento na sensibilidade à insulina. Também tiveram a função das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, aumentada.

O estudo tambem concluiu que os pacientes com diabetes tipo 2 devem exagerar um pouco mais no café da manhã, moderar um pouco mais no almoço, e mais ainda no jantar.

Observações

Apesar do estudo e das conclusões referentes aos pacientes com diabetes do tipo 2, o endocrinologista Carlos Lerário, da Sociedade Brasileira de Diabetes faz algumas observações importantes:

  • Primeiro, deve-se levar em conta que o estudo foi realizado com poucos pacientes e com uma dieta hipocalórica, que não costuma ser usual para os pacientes diabéticos, que tem dietas geralmente recomendadas entre 1.000 e 1.500 calorias.
  • Também segundo ele, seria preciso repetir o estudo em outros países para relacionar os resultados.

De qualquer forma, o médico considera que o estudo deve ser respeitado, mesmo contrariando a recomendação de grande parte dos nutricionistas.

Via Uol

O Que Você Achou Deste Post?

2 Replies to “Comer De 3 Em 3 Horas?”

  1. Olá Bruna,

    gostei muito do seu post!

    Quero dar os parabéns pela matéria porque sei como às vezes é difícil contrariar o senso comum, que manda comer de 3 em 3 horas.

    Eu mesmo já fui muito enganado por isso, mas felizmente consegui me libertar dessas crenças limitadoras.

    Inclusive escrevi sobre este mesmo assunto no meu site (Senhor Tanquinho). Acho que você iria gostar do texto.

    Abraços fraternos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *