Como emagrecer naturalmente (20 receitas)

Como emagrecer naturalmente (20 receitas)

Aprenda como emagrecer de forma natural, com 20 receitas, dicas, ou alimentos, que ajudam de forma eficiente, direta ou indiretamente no emagrecimento.

Há duas maneiras de gerenciar realmente o peso de forma saudável: através dos exercícios e de uma alimentação saudável. Simplesmente não existe nenhum atalho mágico, e enquanto isso possa parecer óbvio para algumas pessoas, é também esquecido muito frequentemente.

Agora você provavelmente está se perguntando, se a dieta e o exercício são as únicas maneiras de perder peso, para que serve esta lista? Simplesmente porque ainda há remédios naturais e receitas para emagrecer que ajudam a atingir seu objetivo final.

Antes, você deve compreender o processo que seu corpo passa quando você perde peso. A gordura (juntamente com proteínas e carboidratos) é uma energia armazenada, pura e simples. Calorias são unidades usadas para medir a energia potencial nas ditas gorduras, hidratos de carbono e proteínas. Seu corpo irá converter a gordura em energia utilizável através de uma série de processos químicos, e qualquer excesso de energia (calorias) que você não precisa, será guardada.

Para perder peso, você deve gastar mais energia (ou calorias) do que você consome. Enquanto este é o processo básico, você também tem que levar em conta fatores genéticos e ambientais.

Como emagrecer com receitas naturais

Como emagrecer

1. Chá de canela

O açúcar no sangue tem um impacto direto sobre o seu peso, uma vez que afeta a sua fome e a sua energia (se você tiver energia, sua probabilidade de se exercitar será muito maior!). Se o açúcar no sangue estiver equilibrado, a propensão de ter problemas com o apetite será muito menor, e seu corpo vai ser mais apto a usar a gordura (energia) e gastá-la ao invés de armazená-la.

Enquanto o debate sobre a sua eficácia se arrasta, mais e mais estudos preliminares estão saindo, mostrando que a canela pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Então por que não apostar num chá de canela picante?

Ingredientes

  • 1 Colher de chá de canela em pó;
  • 1 Pau de canela;
  • 225 ml de água.

Preparo

  1. Coloque a canela em uma caneca e cubra com a água fervida. Abafe por 15 minutos antes de tomar. Tome uma xícara de 1 a 2 vezes por dia.

2. Chá verde com gengibre

A ajuda que o chá verde exerce sobre a perda de peso tem sido debatida, e mais pesquisas são necessárias para confirmar ou negar o quão bem ele funciona. Alguns estudos identificaram três componentes principais no chá verde que podem ajudar a controlar o peso, são eles:

  • Cafeína;
  • Catequinas;
  • E teanina.

A cafeína é apenas um impulso global para o seu sistema, e acelera uma série de processos corporais, incluindo o metabolismo relacionado ao peso (tecnicamente falando, o metabolismo refere-se a todos e quaisquer processos biológicos em um organismo vivo necessário para sustentar a vida).

Catequinas são considerados flavonóides anti-oxidantes, e são superiores no chá verde ao invés de chá preto, devido a uma diferença no processamento (chá preto é fermentado). Embora o mecanismo não esteja determinado, estudos in vitro mostraram que as catequinas podem ajudar a reduzir a absorção de lipídios (gorduras) através do intestino.

Teanina é um aminoácido no chá verde que pode incentivar a liberação de dopamina, substância química que faz você se sentir mais “feliz” e descontraído. Se você tende a comer devido ao estresse, tomar chá verde pode ser muito útil.

O gengibre adicionado ao chá verde vai ajudar a melhorar a digestão, e adicionar um pouco de sabor. Se você busca como emagrecer, não acrescente açúcar ou leite neste chá!

Ingredientes

  • 1/2 polegada de gengibre fresco, descascado e finamente picado OU ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 colher de chá de chá verde;
  • 200 ml de água;
  • Mel orgânico.

Preparo

  1. Coloque o chá verde e o gengibre em um filtro ou peneira, e cubra com 225 ml de água fervente.
  2. Coloque o chá verde de 3 a 4 minutos apenas, mais tempo que isso pode deixá-lo com um gosto amargo;
  3. Você pode misturar um pouco de mel se você realmente precisar adoçar, mas evite usar o leite ou açúcar. Beba de 1 a 2 copos por dia com o estômago vazio.

3. Água de pétalas de rosas

As pétalas agem como um diurético muito suave, que pode incentivar seus rins a eliminar mais sódio (sal) em sua urina. Este excesso de sal por sua vez, diminui a quantidade de água em seu sistema circulatório.

chá de pétalas incentiva você a beber mais água, e manter seu sistema nivelado, limpo e hidratado. Manter-se hidratado, acredite ou não, pode ser extremamente benéfico para a perda de peso.

Como emagrecer com chá de pétalas

Ingredientes
  • Um punhado de pétalas de rosas frescas ou secas;
  • De 1 a 2 copos de água destilada;
  • Jarra ou pote com tampa hermética.

Observação: Certifique-se de usar pétalas de rosas que não tenham sido tratadas com qualquer tipo de produto químico (inseticidas, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, etc).

Preparo
  1. Cubra as pétalas com a água destilada, e tampe a panela com uma tampa hermética e deixe ferver até que as pétalas percam a maior parte de sua cor, cerca de 15 a 20 minutos.
  2. Coe o líquido em um frasco de vidro e mantenha na geladeira por até 6 dias.
  3. Beba de ½ a 1 xícara todas as manhãs com o estômago vazio.

4. Ginseng

Apreda como emagrecer com o ginseng, que é uma das 11 plantas perenes com raízes carnudas que pertencem ao gênero Panax. Embora existam diferentes tipos de ginseng, os dois que você deve usar são o American ginseng (Panax quinquefolius) e o ginseng asiático ou coreano (Panax ginseng).

Enquanto amplamente conhecido como um estimulante para acelerar um metabolismo lento, essa descrição não faz jus. A maior qualidade do Ginseng é que ele pode ajudar a combater a fadiga e aumentar a energia, bem como a agilidade mental.

Isso é importante para quem quer emagrecer, afinal, sem energia, é difícil se exercitar. E sem exercícios, é quase impossível perder peso, pelo menos de uma forma saudável. Além de aumentar a energia, há sinais de que ele pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, o que também afeta os níveis de energia, bem como o apetite.

Inredientes

  • 1 colher de chá de ginseng americano ou coreano picado;
  • 225 ml de água;
  • Mel ou limão a gosto (opcional).

Preparo

  1. Pique grosseiramente a raíz e utilize 1 colher de chá por copo de água.
  2. Ferva a água e, em seguida, despeje sobre o ginseng. Abafe de 5 a 9 minutos.
  3. Coe, adicione mel ou limão, se você preferir, e beba de 1 a 2 vezes ao dia.

5. Dente de leão e hortelã-pimenta

O dente de leão e o chá de hortelã-pimenta é uma bebida fabulosa que vai ajudar a manter o seu fígado saudável. O fígado é um órgão incrível. Não só é a única maneira de desintoxicar verdadeiramente o seu corpo, como também desempenha um papel central em muitos processos metabólicos que afetam o peso.

Em termos de metabolismo da gordura, o fígado está cheio de células que quebram as gorduras transformando-as em energia utilizável. Estas células também são responsáveis pelo fluxo da bílis, o que ajuda a desagregação, e a absorver as gorduras.

No metabolismo de carboidratos, o fígado ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável, portanto, e a manter os níveis de energia e regulação do apetite. O ponto principal é o seu fígado ajuda o seu peso, uma vez que desempenha um papel crucial na gestão de absorção de gorduras. Portanto, se quer saber como emagrecer, comece cuidando de seu fígado.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de dente de leão secos;
  • 1 Pimenta folhas secas colher de chá;
  • 225 ml de água fervente;
  • Limão a gosto (opcional).

Preparo

  1. Despeje uma xícara de água fervente sobre o dente de leão e a hortelã-pimenta e íngreme até cobrir, e abafe de 5 a 10 minutos.
  2. Coe, adicione limão a gosto, se quiser, e beba uma xícara duas vezes ao dia.

6. Sálvia

Vivemos em um mundo agitado, e a maioria de nós acaba se estressando com uma coisa ou outra. O problema é que nossos corpos não foram feitos para lidar com o stress constante, que pode ter efeitos nocivos sobre uma ampla variedade de funções, incluindo o ganho ou perda de peso.

Quando sob estresse, o corpo libera cortisol, um hormônio esteróide que é parte da resposta de luta ou fuga. O cortisol pode afetar o nível de açúcar no sangue (portanto o apetite), e fazer com que a energia seja armazenada mais facilmente como gordura.

O neuropeptídeo Y é um neurotransmissor que está também relacionado com o stress. Quando liberado, ele faz com que o crescimento de tecido de gordura (a energia é armazenada como gordura facilmente em torno do abdômen), bem como um aumento do apetite.

Uma forma de combater esse estresse subjacente pode ser através da ingestão de sálvia, que tem efeitos calmantes sobre o corpo e a mente. A sálvia ajuda a combater o stress e pode ser ingerida na forma de chá, ou acrescentada às receitas culinárias.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de sálvia seca;
  • 225 ml de água fervente;
  • Limão a gosto (opcional).

Preparo

  1. Cubra a sálvia com água e ferva de 4 a 5 minutos.
  2. Coe, adicione limão a gosto, se quiser, e beba 1 a 2 vezes ao dia.

7. Rotina

Ter uma rotina é muito importante para quem quer perder peso, o que vai ajudar a ver os resultados. Não ver resultados atrapalha e desencoraja quem está procurando como emagrecer.

8. Água

Manter-se hidratado é um aspecto importante da perda de peso. Se quer saber como emagrecer, a água não exatamente ajuda a queimar mais calorias, mas um corpo hidratado funciona sem problemas, o que inclui a queima de gordura.

A água ajuda a liberar coisas ruins através de seu sistema, e também ajuda a reduzir o apetite. E não se preocupe com peso da água. Se você está mantendo-se hidratado, seu corpo é menos propenso a reter água.

O ideal é beber ao menos 2 litros de água por dia.

9. Óleo de coco

O óleo de coco contém gorduras chamadas triglicerídeos de cadeia média, que ajudam a usar a energia de forma mais eficiente.

Além disso, o óleo de coco puro é um incrível inibidor de apetite. Ele também reduz fortemente o apetite e parece aumentar a queima de calorias. Em 2003 a Obesity Research descobriu que ele pode ajudar a queimar calorias, provavelmente devido ao fato de que ele impulsiona a energia. Ele também pode ajudar a aumentar o metabolismo.

Se quer saber como emagrecer: tomar 1 colher de sopa de óleo de coco ao dia, antes, durante ou depois de uma refeição. Se você tem dificuldades em comer pouco, é sugerido tomá-lo antes de comer. E caso você tenha problemas em evitar a sobremesa, você pode usar o óleo de coco após o jantar.

10. Iogurte e mel

Esta é lanche fantástico para quem busca como emagrecer, ou fazer lanchinhos saudáveis. Os probióticos do iogurte fazem maravilhas para o aparelho digestivo e mantém um equilíbrio saudável da flora intestinal que otimiza a digestão e a repartição de certas substâncias (como a gordura).

11. Dormir bem

Estudos têm demonstrado que mesmo apenas um pouco de privação de sono durante o curto espaço de tempo de 4 noites resulta em aumento da resistência à insulina.

A sensibilidade de células de gordura à insulina diminuiram em 30% os níveis normalmente observados em pessoas que eram obesos ou diabéticas. Ao receber a quantidade certa de sono, você está fazendo mais do que apenas descansar seu corpo. Dica bônus bem “gostosa” para quem quer saber como emagrecer.

12. Pimenta do reino e suco de limão

A pimenta do reino contém um composto químico responsável por dar-lhe o seu sabor ardente, a piperina. Vários novos estudos têm mostrado que a piperina pode interferir nos genes que controlam a geração de células de gordura, bem como a redução dos níveis de gordura no sangue, aumentando a absorção de nutrientes dos seus alimentos. O suco de limão pode ajudar na digestão.

Como preparar

Misture o suco de meio limão com meio copo de água, e polvilhe a pimenta do reino por cima. Beba uma vez por dia após uma das refeições principais.

13. Suco de abóbora

Devido ao seu alto teor de fibra, a abóbora cria uma sensação de satisfação. Seu teor de água é elevado, e possui um grande número de nutrientes.

Preparo

Misture um copo de suco de abóbora com suco de 1 limão.

14. Não passe fome

Privação nunca funciona. É uma luta dolorosa que quase sempre resultam em fracasso. Ao invés de morrer de fome, coma mais coisas boas.

Procure comer de 3 em 3 horas, fazendo de 5 a 6 pequenas refeições por dia.

Uma dica de como emagrecer é se perguntar por que você está comendo, se está no seu horário, se é por tédio ou nervoso.

15. Maçã todos os dias

Uma maçã por dia ajuda a emagrecer. Embora não seja repleta de nutrientes como outras frutas ou legumes, as maçãs tem uma série de benefícios que podem contribuir para a perda de peso.

Primeiro, elas são ricas em fibras, o que ajuda a reduzir o apetite. Em segundo lugar, elas podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e, portanto, ajudar a regular os níveis de apetite e de energia.

Em terceiro lugar, a pectina nas maçãs pode reduzir o colesterol, e servir como uma outra maneira de ajudar a regular o açúcar no sangue, diminuindo a absorção de carboidratos. Finalmente, as maçãs são um alimento naturalmente de baixo teor de sódio, que pode ajudar a prevenir o excesso de retenção de água. Portanto, se busca como emagrecer, vá de maçã.

16. Aspargos

Preste atenção aos legumes da época, e se tiver aspargos, inclua nas suas refeições! Os aspargos são densos em nutrientes e, como as maçãs, contém uma grande quantidade de fibras para ajudar a reduzir o apetite.

Eles também contém uma série de vitaminas que trabalham juntas para metabolizar a glicose no sangue, e portanto, regular o açúcar no sangue. Se você está se sentindo inchado, o aspargo é um diurético leve que pode ajudar a reduzir o inchaço e fazê-lo sentir-se melhor. Tente comer aspargos cozidos no vapor.

Como preparar aspargos

Lave os espargos descasque as hastes. Coloque em uma panela com ½-1 polegada de água, e cubra com uma tampa hermética. Ligue o fogo médio e cozinhe no vapor por 3 minutos, ou até que os aspargos estejam macios e possam ser perfurados facilmente com um garfo.

17. Semente de Linhaça

A semente de linhaça ajuda no combate a doenças digestivas. É rica em fibras, e ajuda a diminuir o colesterol. Esta semente também reduz os níveis de açúcar no sangue.

Com uma quantidade tão elevada de fibras, as sementes de linhaça também atuam como uma forma natural suave para regular os movimentos do intestino e ajudar a promover bactérias intestinais saudáveis.

Você pode comer a semente de linhaça uma vez ao dia, moída, por cima do mingau de aveia, ou de uma taça de frutas.

18. Cardo de leite

Como você já sabe, dicas de como emagrecer nem sempre são diretamente ligadas a dietas ou exercícios, e alguns cuidados com a saúde podem ajudar e muito nessa hora.

O cardo de leite contém compostos flavonóides ativos que ajudam a proteger o fígado, que é um órgão vital quando se trata de gestão de peso. Quando o seu fígado está lento demais, a perda de peso pode ser retardada em até 30%.

Existem várias maneiras de tomar o cardo de leite, até mesmo em forma de cápsulas.

19. Comer chocolate!

Quando aquele desejo por um doce começar, coma um quadradinho de chocolate 70% cacau após a refeição. Ele vai ajudar a refrear o seu desejo.

20. Feijões

Aparentemente, uma vez que a proteína do feijão branco pode demorar um pouco para ser digerida, reduzindo, portanto, o apetite e auxiliando na gestão de perda de peso. A fibra do feijão branco também pode ajudar a diminuir o colesterol.

Dicas para emagrecer

  • Peso não é tudo. Músculo pesa mais do que gordura, e estar apto e saudável é mais importante do que ser incrivelmente magro. Saudável é o que cai bem, lembre-se disso.
  • Não há super-alimentos. Não confie em uma coisa apenas para ajudá-lo a perder peso, sempre mantenha uma dieta equilibrada.
  • Não comer antes de dormir.

Referências: Everyday

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *