Dieta: Quando substituir um alimento

Dieta: Quando substituir um alimento

Atualmente, quando o assunto é dieta, fala-se muito em substituição inteligente. Trata-se de efetuar trocas no cardápio, de forma que as calorias sejam reduzidas, mas sem deixar de se alimentar bem. Confira os alimentos que podem ou não ser substituídos:

Dieta: Quando substituir um alimento – Pão Integral X Pão Francês

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Na realidade, possuem praticamente a mesma quantidade de calorias, mas a composição faz toda a diferença. Quanto mais farinha integral, mais fibras e quanto mais fibra, maior a sensação de saciedade, pois as fibras possuem uma composição mais complexa, demoram mais tempo para ser metabolizadas, permanecendo mais tempo no estômago. Dessa forma, você come menos. Outras vantagens do pão integral é que, também por conta da fibra, ele ajuda no trânsito intestinal e possui mais vitaminas e minerais, que se perdem durante o processo de refinamento.

Dieta: Quando substituir um alimento – Fruta X Barra de Cereal

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Muita gente não gosta de comer frutas e acha que pode substitui-las por barras de cereais. Enganam-se. As frutas não podem ser substituídas de maneira alguma. No caso da comparação com as barrinhas de cereais, são alimentos com composição inteiramente diferente. As barras podem até servir para “enganar” a fome, substituindo aqueles petiscos mais gordurosos, mas são pobres em vitaminas e por isso não equivalem a uma fruta. Além disso, as barras de cereais, como todo produto industrializado, possuem muitos conservantes e adoçantes,  componentes que podem provocar danos a saúde.

Dieta: Quando substituir um alimento – Arroz Branco X Arroz Integral

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Ocorre basicamente o mesmo que com o Pão francês e o Pão integral. A diferença entre esses dois tipos de arroz está na composição, sendo o Integral muito mais rico em fibras, vitaminas e mineiras.

Dieta: Quando substituir um alimento – Diet X Light

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Nesse caso, depende muito das intenções da sua dieta. Diet quer dizer que o alimento não possui um ou mais ingredientes de sua fórmula original, geralmente, açúcar. Entretanto, isso não significa que ele tenha uma quantidade inferior de calorias. Já os light são alimentos onde há redução mínima de 25% na quantidade total de um ou mais ingredientes. Se ele pode ou não auxiliar na perda de peso vai depender em qual ingrediente ele traz uma redução: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol, sódio… É preciso ter atenção na tabela de composição dos alimentos, pois alguns podem ter menos açúcar, por exemplo, mas altas quantidades de sódio.  E, pior, alguns podem até ser mal intencionados mesmo, apresentando uma redução de calorias ínfima em comparação com o produto original. Além disso, são alimentos industrializados e não devem ser consumidos de maneira exagerada.

Dieta: Quando substituir um alimento – Peixe X Carne Vermelha

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Outra troca que deve ser feita. Os peixes possuem, em maiores quantidades, gorduras consideradas boas. Da mesma forma que as fibras, essas gorduras atrasam a digestão por terem estruturas mais complexas provocando uma maior sensação de saciedade. Vale lembrar também que as carnes vermelhas possuem gordura saturada, muito associada à incidência de doenças cardiovasculares e câncer.

Dieta do Limão

3 Replies to “Dieta: Quando substituir um alimento”

  1. Interessante realmente estas coisas que parecem simples fazem todas diferença numa dieta. não adianta nada só fechar a boca, tem que cuidar do que se come

  2. Adorei as dicas, vou começar a seguir. Não gosto muito de arroz integral mas acho que vale a pena porque como muito arroz. Eu acho que só as substituições que eu vou fazer já vão me dar algum resultado.

    1. Oi Gabriela, também acho que só as substituições já dão algum resultado. Eu não simpatizava com o arroz integral porque a aparência é muito diferente do arroz branco a que eu estava habituada. Mas o gosto não é muito diferente e hoje só como dele e adoro. Beijos.

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