Dieta Vegetariana

Dieta Vegetariana

Inúmeras pesquisas médicas comprovam que os vegetarianos são mais saudáveis que os carnívoros. Você conseguiria abandonar o hábito de comer carne? Veja a seguir os benefícios da dieta vegetariana.

A dieta vegetariana pode ajudar a atingir uma variedade de objetivos relacionados com a saúde, incluindo a perda de peso, os benefícios cardiovasculares e o controle da diabetes. A ideia básica por trás da dieta é eliminar a carne das refeições e a adaptação de um estilo de vida vegetariano. Isso pode ser difícil para as pessoas que estão acostumadas a consumir carne regularmente, mas os benefícios podem definitivamente valer a pena.

Antes de começar a dieta, você terá que decidir que tipo de vegetariano você gostaria de ser. Alguns vegetarianos ingerem produtos lácteos e ovos (ovolactovegetarianos), enquanto outros eliminam todos os subprodutos de origem animal de suas dietas (veganos). Se você optar por incluir produtos lácteos, que é o recomendado antes de começar uma dieta vegana mais restrita, será mais fácil se adaptar ao plano alimentar e com o tempo pode começar a excluir os demais alimentos de origem animal das refeições, ou continuar com a dieta pelo tempo que desejar.

Diferente das demais dietas, a vegetariana é um estilo de vida. Muitas pessoas, que optam por excluir a carne do prato, escolhem este caminho por inúmeros motivos, que vão desde não gostar de carne, por questões religiosas e pelo respeito aos animais.

Alimentos da dieta vegetariana


Dieta Vegetariana

  • Pães
  • Feijão
  • Legumes
  • Iogurte
  • Ovos
  • Arroz
  • Macarrão
  • Tofu
  • Soja (PVT – Proteína Vegetal Texturizada)

Dieta rica em proteínas 

Muitas pessoas pensam que a Dieta Vegetariana não pode ser rica em proteínas. Há muitas maneiras de consumir as proteínas e passar longe da carne. E só porque os vegetarianos não comem carne, isso não significa que eles estão limitados a tofu ou salada. Feijão, nozes, ovos, soja e queijo são excelentes fontes de proteína e repletos de aminoácidos e antioxidantes essenciais, e pobres em gordura.

Os alimentos proibidos

O único alimento que é proibido é a carne. As carnes vermelhas, de aves e suínos estão fora da lista da dieta vegetariana. Algumas pessoas optam por deixar de comer carne por razões de saúde, enquanto outros se concentram no lado moral do consumo.

Substitutos da carne – Se você sentir desejo por um hambúrguer suculento, não tenha medo. Há toneladas de substitutos da carne no mercado, de modo que os vegetarianos não tem que desistir de seus hambúrgueres ou cachorros-quentes. Muitos dos substitutos, inclusive, são muito próximos das versões reais, assim você nunca terá que se sentir privado de seus alimentos favoritos.

Benefícios da dieta vegetariana

Outro benefício da dieta é a perda de peso. Muitas pessoas que adotam uma dieta vegetariana emagrecem, devido a uma diminuição do consumo de calorias. Além disso, o consumo de frutas e legumes tende a satisfazer mais rápido do que a carne.

Uma dieta livre de carne também pode diminuir os riscos de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer.

O fato de consumir carne resulta em vários benefícios à saúde, incluindo a redução de peso,  aumento de energia e redução de riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer.

A razão para a perda de peso está no fato de que a Dieta Vegetariana também é baixa em gordura que geralmente vêm de produtos lácteos e estilos de preparação de alimentos que utilizam óleo ou manteiga. Para promover o emagrecimento, as escolhas saudáveis também devem ser realizadas na hora de cozinhar, como por exemplo, cortar a fritura das refeições.

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