Categoria: Ervas para Emagrecer

Ervas para emagrecer possuem papel importante e podem ser grandes aliados da perda de peso, apesar de por vezes serem neglicengiadas. Entenda como as ervas podem te ajudar a emagrecer, e as melhores formas de prepará-las.

Como Emagrecer Com A Borragem

Como Emagrecer Com A Borragem

A borragem é uma planta de origem mediterrânea muito utilizada por pessoas que desejam emagrecer e perder medidas. É também conhecida no Brasil como Foligem, Borracha e até mesmo Borrage.

A planta é uma herbácea que floresce apenas uma vez ao ano, podendo ser encontrada na região sul da Europa e no oeste da Ásia, mas que também foi levada para alguns locais da América do Norte e para outras regiões da Europa.

Em algumas regiões como Alemanha e Espanha, a borragem é usada como legume, mas no Brasil ela é conhecida por suas propriedades medicinais para curar herpes, gripe, sarampo, doenças urinárias, bronquites e também para tratar a obesidade.

Planta borragem

Nesses casos, o mais comum é que a pessoa use o óleo de borragem, que é extraído da semente da Borago officinalis, e colocado em cápsulas poderosas para a sua saúde.

Propriedades Do Óleo De Borragem

Entre as propriedades encontradas no óleo de borragem estão sua ação antidiarreíca, adstringente, depurativa, sudorífera, antigripal, tônica, diaforética, anti-reumática, laxante e hipoglicêmica.

A borragem é também rica em ácido gama-linolênico (GLA), mucilagem, cálcio, nitrato de potássio, resina, ômega 3 e tanino, podendo ser usada até mesmo para problemas de pele (como as dermatites) e problemas respiratórios.

Óleo De Borragem Ajuda A Emagrecer

Muito utilizada por quem desejar perder peso e medidas de forma rápida e eficiente, a borragem é uma erva capaz de diminuir o inchaço e ajuda a eliminar a gordura abdominal. Especialistas afirmam que o óleo é utilizado há muitos anos para cuidar do corpo de forma externa e interna e consegue manter a estrutura celular, manter a integridade de todas as membranas celulares, combatendo a ação dos radicais livres.

Já quando falamos em obesidade, o óleo de barragem é importante também por conta de sua ação anti-inflamatória. De acordo com alguns especialistas, a obesidade ocorre por conta de uma forte inflamação do tecido adiposo, que faz com que o organismo comece a se comportar de maneira errada e passe a acumular cada vez mais gordura.

Óleo de borragem
O óleo de borragem pode ser consumido também em cápsulas.

Veja também Chá Seca Barriga + Vídeo Explicativo

As células de gordura são também as responsáveis pelas toxinas que dificultam o processo de perda de peso pelo corpo. Com o consumo da infusão da borragem ou do óleo, os nutrientes da planta agem diretamente nessas células, permitindo assim com que elas liberem essas toxinas, e diminuam de tamanho.

Estudos Sobre A Borragem E As Doses Necessárias

No ano de 2007, cientistas realizaram um estudo com a borragem, analisando o comportamento de um grupo de pessoas que foram divididas em dois grupos:

  1. No primeiro grupo, os cientistas ministraram 5 gramas do óleo de borragem;
  2. No segundo, foram ministradas 5 gramas de azeite comum.

Os grupos foram analisados por mais de mil dias. Durante esse tempo, os dois grupos tiveram perdas significativas de peso, e foi observado que os pacientes que receberam o óleo de borragem tiveram a sua manutenção de peso muito mais efetiva do que o grupo que consumiu o azeite.

Isso ocorreu devido ao GLA, o ácido graxo responsável pela redução de nosso apetite e pelo aumento do metabolismo basal. Mas esses efeitos só são possíveis se as pessoas ingerem pelo menos 2 gramas do ácido gama-linolênico junto com suas refeições diárias.

Outros Benefícios Da Borragem

O óleo de borragem também pode ser usada de modo benéfico no tratamento da artrite reumatóide, já que o GLA ajuda a amenizar o inchaço e a sensibilidade nas articulações, com o fortalecimento e hidratação de unhas, assim como no combate às infecções.

Ele também é usado na indústria dos cosméticos, por sua ação hidratante na epiderme, e por seu combate aos radicais livres e capacidade de regeneração das células.

O óleo de borragem pode ser facilmente encontrado em algumas farmácias em forma de cápsulas, o que torna o seu consumo muito mais facilitado.

Centelha: Erva Asiática Ajuda A Perder Peso

Centelha: Erva Asiática Ajuda A Perder Peso

Aprenda como consumir a centelha asiática para emagrecer, saiba quais são seus maravilhosos benefícios, e se você pode ou não ingerir a erva.

Ela ajuda no emagrecimento por três motivos principais, oferece uma série de benefícios à saúde, e ainda melhora a aparência da pele.

Como A Centelha Ajuda No Emagrecimento

Citamos três motivos pelos quais a centelha auxilia a perder peso.

Centelha asiática emagrece
O chá de centelha ajuda a emagrecer

1. Efeito Diurético

A erva asiática possui efeito diurético, ajudando a acabar com a retenção de líquidos, eliminando o excesso e fazendo o corpo desinchar.

Há quem se surpreenda com a quantidade de líquidos que o corpo é capaz de reter, e percebe isso apenas após passar por uma verdadeira dieta detox, ou após apostar nos diuréticos, ou alimentos e bebidas com o efeito.

2. Anti-Inflamatório

A centelha tem ação antiinflamatória, o que ajudará a reduzir as pequenas inflamações as quais o corpo pode estar sujeito, e que fazem com que o corpo acabe armazenando maior quantidade de gordura.

3. Controle Da Ansiedade

Até nisso a centelha é capaz de ajudar. E sabemos que a ansiedade é um fator que pode interferir e muito no ganho de peso. Muita gente ao ficar estressado ou ansioso, tende a descontar na comida, e consequentemente acaba engordando.

Como Consumir A Erva Asiática

Você pode optar pelas cápsulas após as refeições, mas não se esqueça de consultar o médico antes. Veja quais são as suas contraindicações no final do artigo.

Chá De Centelha Para Emagrecer

Aprenda seu chá de ervas que ajuda a emagrecer.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de chá da erva seca de centelha.

Preparo

  1. Ferva a água;
  2. Retire do fogo e adicione a erva. Abafe por 10 minutos;
  3. Coe;
  4. Consuma aos poucos durante o dia, entre as refeições.

Outros Benefícios Da Centelha

Ajuda No Combate à Celulite

Ao eliminar o excesso de líquidos, a centelha contribui para a circulação, ajudando a reduzir assim as celulites.

Melhora a saúde do fígado

O extrato de Centella Asiática auxilia na prevenção de problemas no fígado.

Previne o câncer

Ajuda a prevenir o câncer de pele, por modular a atividade de certas células, combatendo o efeito causado por raios ultravioleta.

Produção De Colágeno

A centelha asiática ainda tem como benefício promover a produção de colágeno, e prevenindo assim o envelhecimento precoce da pele, além de melhorar a sua aparência.

Contraindicações Da Centelha Asiática

Grávidas, lactantes, pessoas com problemas gástricos, insuficiência renal ou hepática NÃO devem consumir a centelha.

Carqueja Emagrece: Potencializa A Queima De Gordura

Carqueja Emagrece: Potencializa A Queima De Gordura

Carqueja emagrece: Esta erva ajuda na potencialização da queima de gorduras, e ainda é recomendada para uma série de problemas de saúde.

A planta de nome científico Baccharis trimera é também popularmente conhecida como Carqueja-amarga (referência ao seu gosto), Carqueja-do-mato, Carqueja-amargosa, Carquejinha, Condamina ou Iguape.

Pode ser encontrada em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais, ou até mesmo algumas feiras livres.

Ervas para emagrecer
Carqueja [Baccharis trimera (Less) DC; Asteraceae]
[Ver Também: Como Preparar Chá De Carqueja]

Fins Medicinais

A carqueja pode ser recomendada para fins medicinais, e como tratamento para prisão de ventre, anemia, gripe, má digestão, febre, diarréia, diabetes, bronquite, doenças da bexiga, vermes intestinais, colesterol, afta, azia, amigdalite, feridas, má circulação do sangue e até anorexia…

As partes da planta utilizadas para estes fins são suas hastes.

De qualquer forma, é importante consultar-se com o médico antes de iniciar o tratamento com a carqueja.

Carqueja Emagrece?

A carqueja emagrece devido a uma série de benefícios que as suas propriedades garantem ao organismo, como o auxílio na potencialização da queima de gorduras.

Mas vale lembrar que esta erva para emagrecer não faz milagres, e os exercícios aliados a uma dieta equilibrada não devem ser deixados de lado.

Com relação a perda de peso, o chá de carqueja é ótimo para potencializar a queima de gordura!

[Ler Também: Lista de Ervas para Emagrecer]

Compostos da Carqueja

Flavonoides

Tem ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica e antialérgica. Contém ainda antioxidantes.

Flavonas

Ajuda a acelerar o metabolismo.

Saponinas

Possui propriedades laxantes e expectorantes.

Compostos Fenoicos

Oferecem ação antioxidante, e ajudam a combater radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e doenças degenerativas.

Efeitos Colaterais

Há o risco de haverem efeitos colaterais com o uso da carqueja caso a erva seja utilizada em demasia.

Tais efeitos incluem hipotensão e enfraquecimento da imunidade.

Contraindicações

Pessoas que não devem consumir a carqueja:

  • Grávidas;
  • Lactantes;
  • Pessoas que sofram de pressão alta ou diabetes.
O Poder Da Erva Dente De Leão

O Poder Da Erva Dente De Leão

O dente de leão é desintoxicante, ajuda a emagrecer, tem efeito diurético, recomendado para casos de cirrose, constipações, diabetes, hepatite, gastrite, e uma xícara de seu chá possui a mesma quantidade de cálcio que meio copo de leite!

Com tantos benefícios assim, o dente de leão não poderia faltar em nossa lista de ervas para emagrecer. Até porque não para por aí: muito mais do que ajudar a perder peso, o dente de leão promove uma série de outros benefícios.

Esta planta do gênero botânico Taraxacum é também conhecida como taráxaco, esperança, alface de cão, amargosa, vovô careca…

Benefícios do Dente de Leão
Ervas para emagrecer

O dente de leão, assim como alguns outros como o chapéu de ouro e hibiscos, tem ação desintoxicante, e ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

E este processo de desintoxicação ajuda também no emagrecimento. Isso porque as toxinas geralmente alojam-se em células de gorduras, e ao desintoxicarmos tais células, as gorduras tornam-se mais solúveis e mais facilmente eliminadas.

Esta erva também é rica em vitaminas, proteínas, inulina, pectina, vitamina C, tiamina, minerais, e possui a mesma quantidade de cálcio que meio copo de leite.

Sendo o intestino e o fígado os principais responsáveis pela desintoxicação, este último torna-se ainda mais beneficiado pelo dente de leão, que eliminando as toxinas ajuda também a desobstruir os canais biliares.

E além de importante na desintoxicação, o dente de leão é ainda diurético, mas sem provocar perda de potássio, o que costuma ocorrer com outros diuréticos, já que o dente de leão possui este mineral em sua composição.

[Ler também: Dieta Desintoxicante Pós-Festas]

Como Preparar

O dente de leão pode ser utilizado em saladas, e suas folhas também podem ser cozidas.

O chá deve ser consumido sem exageros, no máximo três vezes ao dia. Veja a seguir duas formas de prepará-lo.

  1. 2 colheres (de sopa) de dente de leão e 1 litro de água;
  2. Coloque os dois ingredientes no fogo, e ao levantar fervura, tampe a panela deixando o chá abafado por 10 minutos;
  3. Coe o chá e sirva em seguida.

Você também pode acrescentar canela, ou alguma fruta como abacaxi ou melão para melhorar o gosto.

Contraindicações

Gestantes, hipertensos, crianças menores de dois anos e portadores de glaucoma não devem fazer ingestão do dente de leão.

Cutiu Este Post?

Ervas para Emagrecer + Receitas

Ervas para Emagrecer + Receitas

Ervas para Emagrecer – As ervas possuem um papel muito importante quando se trata de emagrecimento. Geralmente seu consumo é feito através dos famosos chás.

Infelizmente no Brasil a cultura da ingestão de chás não é muito difundida. Entretanto, há vários benefícios relacionados ao hábito da ingestão de chá, que mostra o quanto são importantes em nossa rotina diária.

Chás para emagrecer

Sabendo que a ingestão de chá é extremamente benéfica, pesquisas indicam que a combinação de algumas ervas podem “turbinar” a bebida, acelerando assim o processo do emagrecimento.

Neste artigo vamos conhecer as ervas mais usadas, e que oferecem melhor resultado para as pessoas que querem emagrecer de maneira rápida e saudável.

Como As Ervas Ajudam No Emagrecimento

Um dos processos mais rápidos para emagrecer é a aceleração do metabolismo, o que proporciona o gasto de calorias, e facilita a eliminação das gorduras localizadas.

Neste contexto, as ervas para emagrecer exercem papel fundamental.

Combinando chás de ervas para emagrecer, você acelera seu metabolismo. As ervas geralmente usadas neste fim, são as termogênicas, diuréticas e desintoxicantes.

Porém, não adianta sair misturando todas as ervas de maneira irresponsável. A combinação errada de suas propriedades podem trazer prejuízos à saúde!

A preparação e infusam do chá feito à base das ervas para emagrecer, devem seguir algumas diretrizes:

  • Ervas termogênicas: Aceleram o metabolismo;
  • Ervas desintoxicantes: Eliminam as toxinas produzidas diariamente pelo organismo, tornando-o predisposto ao emagrecimento;
  • Ervas diuréticas: Evitam a contenção de líquidos, eliminando o inchaço.

Importante!

Você teve tomar o chá combinado às ervas para emagrecer durante 03 dias seguidos, e pelo menos 03 vezes ao dia. Depois, você pode fazer a combinação trocando uma das ervas, ou fazendo uma combinação diferente.

Conhecendo As Ervas

Termogênicas

Além de acelerarem o metabolismo, algumas destas ervas possuem ação lipolítica, ou seja, quebram as moléculas de gordura acumuladas no organismo, e atuam no controle das taxas de colesterol.

Exemplos de Ervas termogênicas:
  • Boldo;
  • Casca de laranja amarga;
  • Carqueja;
  • Fucus;
  • Chás verde, branco, vermelho;
  • Hibisco;
  • Salsaparrilha.
Desintoxicantes

Promovem limpeza do organismo.

As ervas desintoxicantes são responsáveis pela eliminação através da urina das toxinas produzidas pelo metabolismo natural do organismo.

Estas toxinas, quando em grande quantidade, impedem o bom funcionamento do organismo, e impedem o emagrecimento causando retenção de gases e inchaço no abdômen.

Exemplos de Ervas Desintoxicantes:
  • Alecrim;
  • Camomila;
  • Bardana;
  • Cardo-santo ou Cardo-mariano;
  • Capim-cidreira;
  • Centelha asiática;
  • Coentro;
  • Dente-de-leão;
  • Erva doce;
  • Espinheira santa;
  • Sálvia;
  • Hortelã.
Diuréticas

Combatem a retenção de líquidos.

Auxiliam no funcionamento renal e na filtragem da linfa, que é o líquido responsável por levar as impurezas para fora do organismo.

Assim, a eliminação das toxinas é facilitada, e combate o inchaço auxiliando o organismo a responder melhor à dieta.

Exemplos de Ervas Diuréticas:
  • Alfafa;
  • Borragem;
  • Cabelo de milho;
  • Quebra pedra;
  • Cavalinha;
  • Sete sangrias;
  • Caninha do brejo.

Como Preparar As Ervas Para Emagrecer

Entenda a seguir, como preparar os chás com as combinações de ervas que ajudam a emagrecer.

Mix Desintoxicante

Chá branco + hibisco + carqueja:

Elimina toxinas e gorduras, auxilia no funcionamento do intestino.

Mix Diurético

Dente de leão + alfafa + centelha asiática:

Elimina o excesso de líquido do organismo, e facilita a remoção das toxinas.

Mix Termogênico

Dente de leão + hibisco + chá verde:

Acelera o metabolismo facilitando a queima das gorduras, auxiliando no emagrecimento.

Mix Termogênico Potente

Chá verde + cavalinha + boldo:

Acelera o metabolismo facilitando a queima das gorduras, auxiliando no emagrecimento.

Como Preparar os Chás:

  1. Coloque 01 colher de sopa de cada ingrediente (menos o chá verde, que deve ser usado em menor quantidade, 01 colher de chá é o suficiente) em uma vasilha de vidro, louça ou porcelana (vasilhas de alumínio ou inox interferem nas propriedades do chá).
  2. Coloque a água para ferver, e quando entrar em ebulição despeje sobre as ervas, e tampe com um pires. Aguarde por 10 minutos.
  3. Beba o chá 3 vezes ao dia, no intervalo das refeições.