Categoria: Exercícios para Emagrecer

A forma mais saudável de emagrecer é aliar uma boa alimentação à prática de atividade física. Aqui você encontra dezenas de exercícios para emagrecer de forma eficaz, muitos deles em vídeo, e todos muito bem explicados.

5 Segredos da Caminhada Efetiva

5 Segredos da Caminhada Efetiva

Saiba quais são os cinco segredos de uma caminhada para emagrecer que seja efetiva, e que realmente ofereça bons resultados.

Este é um guia que traz cinco pontos da caminhada que vão te ajudar a identificar as principais ações que pode tomar para efetivamente, de forma segura e consistente perder peso.

A caminhada é um dos exercícios mais simples, baratos e completos! Na verdade, ele pode sair até de graça caso você não opte pela compra de uma esteira ou utilize o aparelho da academia. Basta escolher um parque ou até mesmo um trajeto próximo a sua casa e colocar em prática. Alertamos para que se tome cuidado no momento de escolher o local, evitando locais isolados e com pouco movimento, ou que sejam conhecidos pela periculosidade.

Você pode até mesmo optar por incluir este exercício em sua rotina diária. Caso more perto do trabalho ou da faculdade, você pode avaliar se não é possível fazer o trajeto de ida ou de volta (ou ambos) caminhando ao invés de utilizar algum outro tipo de transporte que não os próprios pés!

Caminhada emagrece

Em última instância, para emagrecer você precisa comer menos calorias do que você queima.

A seguir você vai aprender uma série de truques que ajudarão a tornar a perda de peso através deste exercício algo efetivo e mais fácil de se alcançar. Afinal, tudo que possa ser feito para otimizar os resultados de uma atividade, seja ela qual for, melhor. Ninguém gosta de perder tempo. Se podemos fazer melhor e aumentar as chances do sucesso, por que não?

Ler também: Caminhada Emagrece – Saiba Como.

E se você precisa de mais motivos para apostar neste exercício, saiba quais são os benefícios que ele oferece, e logo em seguida, como torná-lo um aliado da sua perda de peso.

Benefícios da Caminhada

  • Emagrece: Comece caminhando de 15 a 20 minutos, 3 vezes por semana. Gradualmente, aumente a frequência e a duração e siga as dicas que apresentaremos a seguir. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale (Estados Unidos) concluiu que a atividade é capaz de continuar queimando calorias mesmo após algumas horas do exercício terminado, devido ao aumento do metabolismo. Os músculos dos atletas analisados converteram constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários.
  • Ajuda a controlar a vontade descontrolada por comida: Um estudo realizado na Inglaterra sugere que a atividade regular da caminhada ajuda a conter o vício de chocolate;
  • Alivia a depressão: durante o exercício o corpo libera uma substância chamada endorfina, conhecida também como o hormônio do bem estar;
  • Melhora a circulação: caminhar por aproximadamente 40 minutos pode reduzir a pressão arterial até 24 horas após ter efetuado esta atividade física;
  • O cérebro fica mais saudável: os estímulos recebidos durante a atividade aumentam a capacidade de coordenação, fazendo com que o cérebro responda a cada vez mais estímulos (como os visuais, sonoros, olfativos e táteis);
  • Protege contra derrames e infartos: ao mesmo tempo que ajuda a controlar a pressão sanguínea, a caminhada ajuda a prevenir derrames e infartos;
  • Regula o colesterol: reduz a produção de gorduras que fazem mal à saúde, e auxilia no aumento do HDL (colesterol bom);
  • Ajuda no combate a diabetes: a insulina é produzida em maior quantidade durante uma caminhada. Esta substância é a responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo.

Caminhada Emagrece

Se você algumas dicas bem legais que mostramos a seguir, você conseguirá emagrecer com a caminhada.

  • Prefira roupas leves que te deixem a vontade;
  • Escolha um tênis próprio, de preferência com um bom sistema de amortecimento.

1- Tenha controle do que você come

Quanto mais você se exercitar, mais o seu metabolismo vai acelerar, e seu corpo irá naturalmente aumentar o seu apatite.

Por isso, esteja realmente ciente do que você come. Ao menos no início, faça um registro de tudo o que comer e beber, e faça um balanço geral das calorias, isso também pode ajudar, assim como se perguntar em alguns momentos: Preciso realmente comer tudo isso?

Veja também: Como Contar Calorias.

Manter um diário alimentar irá:

  • Ajudá-lo a garantir que você não coma mais do que no dia anterior.
  • Ajudá-lo a perceber o quanto você está comendo.
  • E se você tem o hábito de “beliscar” algo para comer no intervalo entre as refeições (que devem ser feitas de 3 em 3 horas), será ainda mais difícil ter a consciência de tudo que foi consumido em um dia, se não for anotado.
  • Você passará a pensar da seguinte maneira: Se eu estou dando duro na caminhada, preciso equilibrar o que como, porque eu quero obter resultados e não quero que o tempo de exercício seja perdido por falhar na alimentação. Não caia na armadilha de se permitir enfiar o pé na jaca por ter pegado pesado no exercício. Esta pode ser uma ladeira escorregadia sem fim.

2- Controle a Distância de suas caminhadas

Existem várias maneiras de controlar a distância pela qual você caminhou. Acompar essa distância permite que você compare uma rota com a outra e isso ajuda a aumentar gradualmente o seu percuso, o que consequentemente aumentará a quantidade de calorias que você queima (o que é super importante se o seu objetivo é perder peso).

Conduzir a rota em seu carro

Muito fácil. Redefina o velocímetro do seu carro e faça o percurso com ele antes de começar a caminhada.

Utilizar websites com mapeamento de rotas

Há uma série de sites que permitem traçar o seu percurso em um mapa e ver a distância. O google maps é um ótimo exemplo.

Pedômetros ou Contador de passos

Pedômetro é um dispositivo que conta cada passo que você dá ao detectar o movimento de seus quadris. Como o comprimento do passo de cada um é diferente, você normalmente precisa dizer ao pedômetro quanto tempo cada passo seu leva, e ele usará isso para calcular a distância que você total que você percorre.

3- Agora o registro é da caminhada…

Como mencionado anteriormente, manter um diário alimentar ajuda a mantê-lo motivado para comer bem e perceber o quanto você consome; manter um registro da caminhada faz exatamente a mesma coisa. Além disso, permite que você acompanhe o seu progresso à medida que aumenta a distância e velocidade.

Dados a coletar:

Estes são alguns dos dados que você pode manter em seu diário de exercício ou caminhada:

  • Data do exercício
  • Distância
  • Tempo
  • Velocidade (mins distância / tempo * 60)
  • Calorias queimadas
  • Peso

Use qualquer formato que você encontrar mais fácil. Você pode manter uma planilha no computador, anotar na sua agenda, no caderno, em um aplicativo de notas do celular, enfim, opções não faltam e são mais do que acessíveis.

4- Estabeleça metas inteligentes

Defina seu objetivo. Nada melhor do que estabelecer uma meta para aumentar a sua motivação e te impulsionar a persegui-la. Por outro lado, nada é mais desmotivador do que ter metas surreais impossíveis de alcançar. Portanto, mantenha um equilíbrio. As dicas a seguir ajudarão.

Uma meta inteligente é:

  • Oportuna: Deve haver uma data para a conclusão da tarefa, e não se tratar apenas de uma ambição sem fim.
  • Específica: Decida precisamente a sua meta.
  • Mensurável: Você deve ser capaz de medi-la, do contrário, como você vai saber que conseguiu para comemorar a vitória?
  • Atingível: Comece com metas menores, e não com uma difícil demais logo de cara. Gradualmente você vai aumentando a meta, mas já não será mais tão sacrificante quanto seria se você quisesse tudo de uma vez.

Busque encaixar o seu objetivo ao seu dia a dia, e à coisas que você gosta de fazer. Por exemplo, definir suas metas com base em torno da quilometragem que você vai andar ou o número de vezes por semana que você irá se exercitar, a distância que percorrer este mês, e etc.

5- Conte aos amigos

Depois de definir suas metas e traçar o seu plano, conte aos amigos e pessoas mais próximas que você está fazendo caminhada para emagrecer. Isso ajudará a mantê-lo motivado. Compartilhe o seu sucesso e progresso.

É realmente muito bom poder contar com o apoio daqueles que nos cercam. E outras pessoas saberem torna muito mais provável que você não desista.

Conte aos amigos também sobre este artigo, compartilhando o post com eles 🙂

Boxe Para Queimar Calorias

Boxe Para Queimar Calorias

O boxe é uma modalidade muito conhecida por homens que procuram as artes marciais, mas há algum tempo ele também ganhou as academias de ginástica e caiu no gosto das mulheres.

A modalidade de luta, assim como o muay thai, é uma ótima opção para quem não quer fazer apenas exercícios aeróbicos, mas pretende queimar muitas calorias de uma única vez, já que com a intensidade certa é possível queimar mais de 800 calorias em apenas uma aula.

Um exercício completo para emagrecer

Exercícios para perder peso

Um dos maiores benefícios do boxe é que ele é um exercício completo, ou seja, aquele tipo que usa todos os músculos. Diferente da maior parte das atividades que trabalham especificamente um grupo muscular ou apenas um músculo.

O grupo muscular central é usado para manter o equilíbrio e força. Já os músculos da perna são essenciais para os chutes e para manter as posições da atividade. Já os braços são usados na hora de desferir golpes e socos, e os músculos dos ombros, das costas e também dos glúteos são usados na realização de desvios e escapes muito presentes no boxe.

Todo esse trabalho muscular faz com que a quantidade de massa magra aumente, assim como a massa gorda (ou as gorduras) seja eliminada. Esse resultado faz com que o metabolismo se acelere e que a pessoa passe a gastar mais calorias diariamente. O boxe ainda melhora o preparo físico e o sistema cardiovascular, já que a pessoa ganha mais resistência e passa a ter uma circulação mais efetiva.

Os benefícios do boxe

Nós sabemos que para emagrecer é preciso ter uma alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas. Mas o problema é que nem todos os exercícios são benéficos para o processo de emagrecimento.

Especialistas afirmam que os movimentos repetitivos podem ser prejudiciais para a boa forma com o passar do tempo, e que por isso é preciso diversificá-los. Mas com o boxe isso não acontece, já que ele conta com exercícios de explosão e de baixo impacto. Isso acontece porque durante o trabalho do boxe é possível correr, pular corda, dar golpes em sacos de areia, e até treinar com um professor ou “parceiro”.

Outro benefício do boxe é que ele é uma atividade divertida e que não tem o tédio de uma corrida na esteira ou de alguns exercícios de musculação. Para as pessoas que não gostam dessas atividades, o boxe chega como uma escolha segura e que fará com que você continue na atividade, e não desista por conta da “obrigação” que sente.

O boxe é energético e pode ser realizado com maior ou menor intensidade, já que não conta com movimentos coreografados. Assim, a pessoa pode descontar seu estresse em um dia cheio de trabalho ou apenas socar o saco de areia de forma mais contida.

Como emagrecer com o boxe

Para que o emagrecimento seja efetivo, é preciso que você realize a atividade física pelo menos 3 vezes na semana, e por pelo menos 30 minutos. As aulas dadas em academias são normalmente voltadas para o boxe fitness, ou seja, não tem combate e fazem o mix de exercícios aeróbicos com os golpes e conceitos da arte marcial.

O ideal é que você procure uma academia e faça uma aula experimental, e que também saiba se o seu instrutor é habilitado para dar as aulas, já que os exercícios errados podem comprometer o seu desempenho e também o seu emagrecimento.

Além disso, é preciso ter uma vida saudável e levar uma dieta balanceada. Por isso, nada de cortar carboidratos ou grupos alimentares importantes, pois você precisará de muita energia para conseguir realizar todas as suas atividades físicas.

Endorfina, O Hormônio Do Bem Estar

Endorfina, O Hormônio Do Bem Estar

A endorfina é um neuro-hormônio liberado pelo nosso corpo quando praticamos determinadas atividades físicas. Ele é responsável pela sensação de bem estar, e muito procurado por quem é adepto dos exercícios.

E é exatamente por isso que pessoas adeptas da atividade física diária geralmente se sentem de mau humor, ansiosas e até mesmo irritadiças quando não conseguem realizar sua prática física diária, dizendo que estão “viciadas” em treinos, ou na endorfina…

O melhor disso é que o neuro hormônio é totalmente natural, ou seja, produzido pelo nosso corpo toda vez em que começamos a nos exercitar, e que tem essa liberação prolongada por algum tempo pouco depois da atividade.

O poder da endorfina

Enforfina, hormônio do bem estar

O hormônio é o responsável por regular nossas emoções, fazendo-nos sentir mais felizes, além de ser o responsável por diminuir a percepção de dor e gerar prazer e bem estar, fazendo assim com que fiquemos mais relaxados e dispostos.

E isso acontece por conta de sua classificação. A endorfina é um analgésico natural, o que faz com que a tensão de nossos músculos seja “dissolvida”, a ansiedade amenizada e indicada, até mesmo para alguns casos leves de depressão.

No entanto, se engana quem pensa que a endorfina é liberada em qualquer exercício físico. Por ser um hormônio neural é preciso que nos submetamos a algumas características específicas para que sua produção seja liberada.

Exercícios que liberam endorfina

Para que a endorfina seja liberada pelo cérebro, é preciso que a atividade física tenha uma longa duração, de ao menos 40 minutos, que pode ser uma corrida ou caminhada, ou bicicleta ergométrica. Isso porque é necessário que a liberação de endorfina não passe apenas pelo cérebro, mas que também atinja nosso sistema nervoso central, e assim possa nos dar a sensação prazerosa de realização.

No entanto, a literatura médica não é unânime quanto a essa afirmação, e alguns especialistas afirmam que é possível desfrutar da sensação da liberação de endorfina também com exercícios mais rápidos, desde que eles sejam realizados de forma mais intensa, como acontece, por exemplo, com o HIIT (clique e veja treinos para fazer em casa).

Isso acontece porque ao atingir um nível de produção perceptível ao nosso organismo, a endorfina é liberada e alcança nossos músculos. E essa sensação pode ser sentida até duas horas depois que finalizamos a atividade física. Há ainda cientistas que afirmam que as dosagens de endorfina podem ser encontradas no organismo até 3 dias depois.

Como é produzida a endorfina

Alguns estudos revelam que a endorfina começa a ser produzida de forma lenta assim que iniciamos a atividade. A responsável por isso é uma glândula chamada hipófise. Ela então envia a endorfina para nosso sangue junto com dois outros importantes hormônios: o ACTH (que estimula a produção do cortisol e da adrenalina), e também pelo GH, o conhecido hormônio do crescimento.

Muitos estudos são realizados na área para entender de forma mais exata como a endorfina age e é produzida pelo nosso corpo, mas as diferentes conclusões ainda fazem com que muitos especialistas não se sintam satisfeitos com as respostas, fazendo assim com que os estudos em torno do hormônio sejam cada vez maiores.

Outros benefícios da liberação da endorfina

A literatura médica lista ainda uma série de benefícios proporcionados pela endorfina em nosso corpo. Entre eles está o desenvolvimento da memória, o aumento da resistência mental e física, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da concentração, o efeito antienvelhecimento, a baixa nos níveis de colesterol ruim, a regulamentação do intestino, o controle da pressão sanguínea, a melhora do sono, a redução dos riscos de doenças cardiovasculares e a melhora no fortalecimento muscular.

Veja também: Ração Humana ajuda a liberar endorfina.

No entanto, é preciso que se tenha em mente que nem todo mundo consegue sentir os benefícios da endorfina nas primeiras vezes que pratica a atividade física. Mas é preciso persistir e se exercitar por pelo menos uma semana completa antes de colher os benefícios da liberação desse importante neuro-hormônio.

Gracyanne Barbosa: Treino De Glúteos

Gracyanne Barbosa: Treino De Glúteos

Gracyanne Barbosa é um nome que logo nos vem a cabeça quando falamos em musculação e corpos esculpidos à base de muita dedicação e esforço.

A ex-dançarina de axé conquistou um corpo seco, com percentual baixo de gordura e uma grande quantidade de músculos muito bem definidos. Ela participa ainda de campeonatos de fisiculturismo.

Para conseguir tantos bons resultados, ela se tornou adepta de uma alimentação balanceada e de muita atividade física. O cardápio de Gracyanne Barbosa já é conhecido pela maioria das pessoas, mas os treinos que permitem que seu corpo esteja em constante mudança ainda são sinônimo de dúvida entre muitos seguidores da celebridade.

Veja também o cardápio de Gracyanne, e não acredite que é impossível enxugar o corpo e ganhar massa muscular como ela fez. Uma fã que acompanha o trabalho da modelo pela internet resolveu seguir suas dicas, e emagreceu 42kg!

Glúteos Gracyanne Barbosa
Bumbum na nuca é o nome dado pela modelo para seu treino de glúteos

Um dos treinos mais pedidos de Gracyanne Barbosa é o que ela mesma intitula de “bumbum na nuca”. A sequência de exercícios praticados por Gracyanne permitem que os glúteos sejam trabalhados de forma intensa, de forma que a mulher tenha a região mais empinada, como muitas sonham.

Para acabar com as dúvidas de seus fãs e seguidores, a ex-dançarina decidiu abrir seu diário de musculação e contar o que faz para manter os glúteos bem definidos e empinados, ou como ela chama, bumbum na nuca.

Treino De Glúteos Da Gracyanne Barbosa

Para conquistar o corpo perfeito (são apenas 6% de percentual de gordura no corpo da modelo), Gracyanne Barbosa realiza o exercício de glúteo na máquina com a perna esticada. Ao todo são 4 séries de 10 repetições com cada perna.

Já na cadeira abdutora são feitos 15 segundos, com pausa de 2, e mais 30 segundos de exercício de forma direta, com elástico. Volta com mais 2, e segura de forma parada até completar os 15 segundos. Com isso seriam 45 repetições em cada uma das pernas, ao todo de 3 séries.

Na máquina de leg press, Gracyanne Barbosa faz um treinamento pesado, já que a sua carga de pesos é alta. Ao todo são 3 séries de 50 repetições. Outra série de leg da moça consiste em 12 repetições que são conjugadas com passadas de deslocamento lateral.

Treino Gracyanne Barbosa

Para a flexão sentada, Gracyanne Barbosa realiza 2 séries com 50 repetições, e faz mais 4 séries de 12 repetições, parando 2, e repetindo novamente mais 12 vezes, mas desta vez com as pernas juntas.

Agachamento

Um dos exercícios mais conhecidos para trabalhar os glúteos são os agachamentos, que também não podem faltar no treino da musa fitness.

Para conseguir o corpo que sempre desejou, Gracyanne Barbosa começa o treinamento com um agachamento no Smith. Com esse exercício, ela consegue jogar bem o quadril para trás, o que permite que o agachamento seja mais eficaz e o trabalho dos glúteos mais intenso.

No smith, ela realiza 3 passadas curtas, com 6 completas, depois mais 3 passadas curtas com 5 completas, e repete o exercício sempre com 3 passadas curtas e diminuindo sempre 1 passada completa. Ou seja: 4, 3, 2 e 1 passadas completas. O exercício é feito em 3 séries para o lado esquerdo e mais 3 séries para o lado direito.

No stiff a ex-dançarina faz de 3 séries de agachamento com 15 repetições cada, conjugando com a cadeira abdutora mais 3 séries de 20 repetições. Mais um tipo de agachamento realizado por Gracyanne Brabosa é com os pés abduzidos que são feitos no cross over. São 15 repetições em 4 séries, que são conjugados com mais 12 repetições de 4 séries de agachamento feito no step.

Vídeo Do Treino

Neste vídeo, é possível ver um pouquinho do treino de glúteos de Gracyanne Barbosa. Note que para executá-los, é preciso ser um praticante avançado de musculação, e contar com o apoio de profissional especializado.

O treino muscular de Gracyanne Barbosa é realizado 5 vezes na semana, além é claro da alimentação regrada e rica em proteína, e sem o consumo de açúcar ou carboidratos brancos.

Veja também: Gracyanne Barbosa Dá Dica de Como Ganhar Massa Magra.

Para evitar cair nas tentações, a musa fitness também é famosa por levar com ela uma série de marmitas saudáveis que a deixam sempre bem disposta, de forma que ela não tenha como fugir da dieta.

Treino Metabólico Para Queimar Mais Calorias

Treino Metabólico Para Queimar Mais Calorias

O treino metabólico é um dos itens que pode acelerar nossa queima calórica e nos dar um ânimo a mais para continuar no ritmo ideal para eliminar de uma vez por todas aqueles quilos extras que adquirimos ao longo dos anos.

Este tipo de treino garante que com poucos minutos realizados algumas vezes por semana, seja possível esculpir o corpo, queimar gordura e afinar a cintura. E o melhor: tudo isso sem sair de casa.

O Que É Treino Metabólico

Treino metabólico

Criado nos Estados Unidos, o treino metabólico chegou ao país com a possibilidade de mudar o modo como as pessoas vêem a musculação. Ele não é realizado com uma carga alta e pode ser feito apenas com a ajuda de alguns aparelhos, e com o próprio peso do corpo.

O Treino Metabólico nada mais é do que um treino de alta intensidade feito de forma intervalada, e que pode acabar com mais de 300 calorias em apenas 30 minutos. Esse tipo de treinamento ganhou espaço por possibilitar que pessoas que não tem muito tempo para malhar, ou que não gostam de praticar musculação ou frequentar a academia, pudessem alcançar resultados satisfatórios e esculpir o corpo como sempre quiseram.

A idéia do treino metabólico é uma só: proporcionar uma série de estímulos ao seu corpo, para que assim você consiga turbinar seu metabolismo, queimar mais gordura, e ganhar mais massa muscular.

Como realizar um treino metabólico

Antes de mais nada é preciso entender que não existe um único treino metabólico. Ele normalmente é montado de acordo com as necessidades do aluno, e combina um número maior de repetições que são praticadas em alta intensidade, e que possuem intervalos de descanso entre as séries (como no caso do hiit, uma das formas mais eficazes de perder peso com exercícios).

O mais comum treino metabólico praticado é aquele no qual a pessoa realiza o que chamamos de super-séries, que nada mais é do que uma série de exercícios antagonistas e agonistas praticados em dupla.

Por exemplo: os antagonistas são exercícios praticados quando você realiza um exercício de extensão seguido de um de contração. Ou seja, um tem sempre que ser contrário ao outro.

Para isso, basta executar a série de cada dupla de exercícios, e fazer uma pausa de 30 segundos antes de cada repetição. O melhor é que esses exercícios podem ser praticados com a ajuda de alguns apoios e pesinhos, que podem ser feitos com material que você possui na sua própria casa, como garrafas d’ água cheias de arroz ou feijão.

O treino metabólico une baixa carga de peso com mais repetições, para dessa forma aumentar a tensão muscular. Assim, as chances de acontecer um abalo muscular são maiores e favorecem o processo de recuperação de tecido muscular e, consequentemente, do aumento de músculos.

Treino metabólico

Os exercícios são realizados com pequenos intervalos por um motivo importante para quem quer perder peso: aumentar a queima calórica.

Toda vez que realizamos um exercício intenso, damos uma pequena pausa e voltamos ao exercício. Desse modo, recomeçamos o exercício com uma limitação energética, e isso faz com que o músculo seja capaz de aumentar o uso de sua reserva energética, que além de possibilitar que você queime mais gordura, ainda aumenta a vascularização e possibilita um crescimento muscular mais efetivo.

No entanto, alguns especialistas afirmam que diferente da musculação tradicional o Treino Metabólico não apresenta benefícios ao longo prazo, já que o seu corpo só responde ao treinamento conforme ele é realizado.

Com isso, ao parar de praticar o treino metabólico é possível que seu corpo volte ao normal em pouco tempo, diferente dos benefícios da musculação que são mais duradouros e que permitem que seus músculos tenham uma memória, capaz de ser ativada assim que você volta aos treinamentos.

Musculação E Sua Importância No Emagrecimento

Musculação E Sua Importância No Emagrecimento

A musculação tem papel importante no emagrecimento já que um dos focos de quem quer emagrecer é diminuir seu percentual de gordura, e não apenas os números da balança.

Este tipo de atividade física permite que isso aconteça e ainda acelera o metabolismo, fazendo assim com que a pessoa passe a gastar mais energia mesmo depois de se exercitar.

Por estes motivos é que inserir a musculação em parceria com um treino aeróbico, e com a mudança alimentar, fará com que se consiga emagrecer e manter o corpo mais saudável e enxuto.

Pontos Positivos Da Musculação Para A Saúde

Musculação e a perda de pesoCom o treino certo de musculação você consegue potencializar os benefícios dos treinos aeróbicos, e também aumentar o gasto calórico que temos em todas as demais atividades diárias.

Desse modo, a redução da gordura localizada será mais efetiva, já que os músculos da região são trabalhos de forma mais focada, de forma correta e intensa durante a musculação, e você passa a perder medidas em todas as regiões do corpo.

Além disso, quando iniciamos um treino de musculação nosso músculo passa por um processo catabólico, sofrendo pequenas lesões, ou como os profissionais definem, se degenerando.

Após realizar o treino, esse músculo começa a se regenerar, um processo que vai melhorar nossa fibra muscular e torná-la ainda mais resistente e forte. É o que os especialistas chamam de anabolisar.

Todo esse processo de catalismo e anabolismo exige do músculo mais força, e do corpo muito mais calorias. Por isso é importante que depois de malhar, o músculo sofra um período de descanso, no qual você perde calorias e ganha o aumento de massa magra. E esse processo pode durar até 24 horas.

Além desses benefícios, a musculação também permite que a musculatura seja fortalecida, evitando assim que o risco de sofrer alguma lesão durante exercícios aeróbicos de grande impacto seja menor.

Com isso, você conseguirá correr de forma mais intensa e por muito mais tempo, assim como irá conseguir melhorar seu desempenho em uma aula de natação, por exemplo, queimando mais calorias na água, já que a força de suas braçadas e pernas será maior do que se você não praticasse a musculação.

A Importância Da Massa Magra

A massa muscular, ou seja, aquela que não tem gordura é de extrema importância para o nosso corpo.

A taxa metabólica dessa massa em repouso é alta, e a pessoa que passa a praticar musculação começa a ganhar mais massa magra, tendo assim sua taxa metabólica de repouso potencializada. Isso permite que o metabolismo acelere e passe a trabalhar ainda mais.

Funciona da seguinte maneira:

Vamos supor que um indivíduo adulto gaste por dia 2.200 kcal nas atividades do dia a dia, como acordar, escovar os dentes, andar até o trabalho, tomar banho, etc.

Ao ganhar mais massa muscular essa pessoa passará a gastar mais com essas atividades, sendo o gasto diretamente proporcional ao aumento dessa massa.

Ou seja, se você conseguir aumentar seu peso corporal em 10% de massa magra, seu organismo terá uma aceleração de 10%. Assim, você passará a gastar mais 220 kcal em repouso, passando a ter um gasto total de nada menos do que 2.420 kcal por dia.

Além disso, a musculação permite que você tenha os músculos mais torneados, dê mais forma ao seu corpo, e ainda consiga melhorar sua vascularização, além de fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

O exercício também ajuda na liberação de importantes hormônios que agem diretamente no humor e nas áreas de tensão do corpo, permitindo que você se sinta mais feliz e relaxado.

Hidroginástica, Intensidade E Queima De Calorias

Hidroginástica, Intensidade E Queima De Calorias

Quando falamos em hidroginástica, a maior parte de nós tem a errada impressão de que esse é um exercício praticado apenas por idosos e pessoas que sofrem com problemas como sobrecarga nas articulações, por exemplo.

Mas diferente do que podemos pensar, a hidroginástica é um dos exercícios mais completos e um dos que mais queima calorias.

Exercício intenso.

Boa parte dessa confusão acontece porque temos a sensação de que apenas os exercícios que nos fazem suar demais são os que efetivamente queimam gordura, e já que a hidroginástica é praticada na água, ela não possibilita que a temperatura de nosso corpo aumente o suficiente para que possamos eliminar o peso extra. Mas não é bem assim… Entenda…

[Ver Também: Natação: Queime Gordura Com Pouco Impacto]

6 Motivos Para Fazer Hidroginástica

  1. Uma única aula pode eliminar mais de 800 calorias: Pode parecer pouco, mas é mais do que você vai conseguir eliminar em uma corrida moderada de 20 minutos, por exemplo.
  2. Não tem contra indicações: Ela pode ser feita por qualquer pessoa, após consentimento médico..
  3. Você faz o exercício na intensidade que achar necessário: Ao contrário do que muita gente pensa, você pode sim fazer a hidroginástica de forma mais intensa, para isso basta realizar os exercícios com mais vigor e força, mesmo que você esteja na água. Por exemplo, se o exercício é levantar uma perna de cada vez, faça isso dando um pequeno salto entre uma perna e outra, e por aí vai.
  4. Não é preciso saber nadar: Apesar de ser feita dentro da piscina, a hidroginástica pode ser feita por pessoas que não sabem nadar e até mesmo por quem tem medo d’água. Para isso, basta conversar com seu professor, e fazer os exercícios com o limite de água chegando na cintura, até que o praticante se sinta seguro o suficiente para fazer as aulas em águas um pouco mais fundas.
  5. É praticada com música: Monotonia é uma palavra que não se encaixa na prática da hidroginástica. Suas aulas são sempre praticadas com músicas agitadas e que ditam o ritmo de toda a atividade. A música ajuda na concentração e ainda aumenta os níveis de serotonina.
  6. Um pouco de relaxamento faz bem: Em todo fim de aula de hidroginástica que se preze, o professor troca a faixa, e um clima de tranquilidade toma conta da piscina. Nessa hora, exercícios de alongamento e relaxamento são feitos sem pressa, e com uma precisão que talvez você não conseguisse realizar fora das piscinas.

Alguns Benefícios Da Hidroginástica

  • O primeiro grande benefício dessa atividade física é a redução de impacto. O normal é que os alunos pratiquem os exercícios com a água na altura de seu peito, o que faz com que o corpo fique 90% mais leve. Com isso, é possível realizar os movimentos de forma mais fácil, o que possibilita que não deixemos a atividade no meio da aula, já que não existe dor, nem esforço desnecessário.
  • O exercício é ainda um dos mais recomendados para quem precisa melhorar suas funções cardiorrespiratórias. Isso porque a alta intensidade, asism como o fôlego e os movimentos da aula atuam para que nosso coração trabalhe de forma mais ritmada, e nossos pulmões sejam requisitados durante toda a atividade.
  • A hidroginástica ainda tonifica os músculos, melhora a flexibilidade, a circulação sanguínea, diminui a pressão arterial e é relaxante para nosso sistema nervoso, aliviando sintomas de estresse e ansiedade que costumam aparecer em quem está acima do peso.

O que muita gente não sabe é que o movimento da água funciona como um verdadeiro SPA para nossos músculos e vasos, causando uma sensação de bem estar que poucas atividades conseguem.

Curtiu?

Natação: Queime Gordura Com Pouco Impacto

Natação: Queime Gordura Com Pouco Impacto

A natação é uma atividade física de baixo impacto, diferente da maioria dos exercícios para queimar gordura, que geralmente são de alto impacto.

Mas não é possível escapar das atividades físicas, já que a forma mais saudável de emagrecer, é aliando uma reeducação alimentar com exercícios físicos diários.

Sendo assim, procuramos exercícios capazes de queimar gordura, e ajudar no processo de emagrecimento sem acabar com as nossas articulações, já bastante sobrecarregadas pelo excesso de peso. A natação é uma dessas atividades que além de trazer bem estar e possibilitar a perda de peso, também ajuda a reduzir os impactos nas articulações, e promove o relaxamento físico e emocional em seus praticantes.

Emagrecendo sem dor

Natação

A natação é uma atividade aeróbica, que pode eliminar de uma única vez mais de 1000 calorias por hora de aula. Dar mais braçadas também ajuda na hora de acelerar o batimento cardíaco e, consequentemente, perder mais peso. Além disso, o HIT, ou Treino Intervalado, pode ser praticado na piscina. Para isso basta que o aluno nade no mínimo 25 metros de forma intensa e retorne os outros 25 metros em ritmo mais leve. Dessa maneira é possível aumentar a perda de gordura localizada e também de medidas.

As chances de ter uma lesão ou até mesmo ficar impossibilitado de treinar são reduzidas a quase zero com a natação, isso porque, diferente da corrida ou da musculação, você não está causando nenhum grande impacto ao corpo, que acaba recebendo o exercício de melhor forma.

Funciona da seguinte maneira:

Se pensarmos que uma hora de corrida em intensidade média pode nos ajudar a perder peso e ainda trabalhar os músculos, também temos que pensar que esse exercício causa uma frequência de estímulos que não são absorvidos pelo corpo, e que acabam causando lesões, principalmente nos joelhos, o que deve-se ao fato de o peso do seu corpo ser todo transferido para essa área, assim como para os seus pés, que sustentam a atividade.

Com a natação, a água impede que esse impacto seja efetivo, já que causa pouca resistência e faz com que você “deslize” em posição horizontal. O melhor é que por movimentar pernas, braços e o tronco, você ainda estimula  seus músculos, ganha resistência física e tonifica sua massa magra.

Os Benefícios Da Natação

Um dos maiores problemas enfrentados por quem está acima do peso é o cansaço e a falta de fôlego para praticar uma atividade física intensa. Com a prática regular da natação esses dois problemas podem ser solucionados sem que para isso você se sinta cansado e perca a vontade de permanecer na atividade.

Nos pulmões, a natação tem um trabalho significativo, já que melhora a oxigenação do corpo, que se dá devido ao fortalecimento do órgão e também ao trabalho realizado nos músculos localizados nas paredes torácicas dos pulmões.

A flexibilidade e a lubrificação de nossas articulações e tendões também são intensificadas com os exercícios que praticamos enquanto nadamos, e isso ajuda a diminuir as chances de lesões, e ainda de aliviar dores persistentes, até mesmo as das artroses.

Nadar também nos ajuda a acabar com a gordura que pode estar em volta de nosso coração, já que a atividade aumenta nossos batimentos cardíacos e faz o músculo se tornar ainda mais forte e sadio.

Além disso, aumentamos nossos reflexos e melhoramos nosso condicionamento físico, já que os estímulos nervosos de um nadador são melhores do que os de uma pessoa que não pratica nenhuma atividade física.

A natação ainda diminui o estresse e serve como fonte de relaxamento. Tudo isso porque quem nada, fica concentrado em sua respiração e na execução de seus movimentos, buscando sempre melhorar sua performance.

Treino De Muay Thai Elimina Até Mil Calorias

Treino De Muay Thai Elimina Até Mil Calorias

O Muay Thai tem tomado cada vez mais espaço nas academias, por ser um tipo de treino capaz de eliminar calorias na dobradinha de musculação e aeróbico, que é famosa e usada por quem quer perder peso e ganhar massa magra.

Mas o que muita gente não sabe é que para algumas pessoas realizar um treino físico é algo inimaginável, imagine dois….

A maioria das pessoas que está acima do peso e quer mudar radicalmente o seu corpo e seu estilo de vida, convive com um medo quase irracional: o de se expor em uma academia.

Treino de Muay Thai
O Muay thai ensina a melhorar a paciência, e ter mais disciplina e calma

A frustração em não controlar seus impulsos é tanta que muita gente acaba desistindo sem nem mesmo tentar, e isso não quer dizer que aquela pessoa não tenha força de vontade, pode significar que ela está tão abalada que não consegue fazer aquilo que precisa.

Os olhares daquele tipo de pessoa mais em forma que geralmente frequenta as academias parecem ser dos piores quando estamos acima do peso, e parece que não estamos nosso “hábitat natural”. Por isso, os programas de emagrecimento online, com o Corpo de 21 voltado especialmente para mulheres e que combina exercícios do pilates com treino intenso, e o Sistema Queima de 48 horas, que é voltando tanto para homens quanto para mulheres, pode te ajudar nessa hora. Eles são treinos completos para você acompanhar online de sua casa, ou do ambiente que preferir, bastando estar apenas conectado á internet.

Investir No Muay Thai

As artes marciais já são os exercícios mais completos que qualquer pessoa pode praticar. Elas eliminam gordura, modelam o corpo, e ainda fortalecem os músculos. Além disso tudo, as lutas ainda nos ensinam a melhorar a paciência, e ter mais disciplina e calma, afinal acertar seu adversário na afobação pode lhe custar meses de treinamento.

Já o Muay Thai ganhou status por ser capaz de fazer com que seus praticantes eliminem mais de 1000 calorias em um único treino. Além disso, ele consegue tornear partes do corpo que são difíceis para a musculação dar conta, como os braços e costas.

Muay Thai ainda oferece um plus, por ser a base de muitos chutes e socos com os quais você consegue extravasar toda a raiva, frustração e estresse que acumula ao longo do dia.

A arte marcial que nasceu na Tailândia trabalha punhos, joelhos, cotovelos, pés e canelas, e também é muito utilizada como técnica de defesa pessoal, o que faz com que ela seja procurada por cada vez mais praticantes.

Muay Thai Emagrece?

Os treinos de Muay Thai combinam exercícios técnicos com aeróbicos com uma única finalidade: trabalhar todos os grupos musculares em uma única aula.

Durantes as aulas é recomendável que você mantenha seu abdômen contraído, assim conseguirá ter o equilíbrio necessário para se manter em pé mesmo quando estiver chutando com uma das pernas. Essa contração abdominal ainda fará com que você trabalhe mais essa parte do corpo e ainda consiga eliminar as gorduras localizadas nessa região.

Em apenas algumas semanas de aula é possível perder até 7 kg e começar a notar as mudanças em seu corpo, principalmente em disposição e tonificação muscular. Com o tempo você se acostuma ao ritmo do exercício e passa a intensificar seu treino.

Como começar no Muay Thai

A primeira coisa que você deve fazer é procurar uma academia que ofereça a aula e ver se existe a possibilidade de realizar uma gratuita antes. Feito isso você verá se gosta mesmo da modalidade e se aguentará treinar, isso porque o Muay Thai é intenso e exigirá muito de seu condicionamento físico e disciplina.

Procure também um médico para realizar uma avaliação física e ter a certeza que você não corre riscos ao praticar a atividade, principalmente se você está com um sobrepeso acentuado ou até mesmo obeso.

Este Artigo Te Ajudou?

Potencialize Seus Treinos Controlando Seu Coração

Potencialize Seus Treinos Controlando Seu Coração

Nós sabemos que um dos pilares estruturais de um processo de emagrecimento saudável está na atividade física. Importante para manter o corpo ativo e ainda para acelerar o processo de queima calórica, os treinos físicos são vistos por muitos como a principal fonte de queima de gordura.

Por isso, quando começamos a colocar uma rotina de exercícios em prática, normalmente nos vemos ansiosos pelos resultados rápidos e efetivos. Mas quando isso não acontece, uma decepção tão grande nos assombra, que é até capaz que larguemos todo o nosso esforço e voltemos ao hábitos antigos.

O que você provavelmente não sabe é que talvez você não esteja perdendo gordura por um problema mais comum do que possa imaginar. Você está trabalhando demais o seu corpo, e ele começa a queimar massa magra no lugar dos temidos pneuzinhos.

E para que isso deixe de acontecer, é preciso que você tenha em mente que a chave está em controlar o seu coração.

Como Os Batimentos Cardíacos Ajudam

Como potencializar os treinos

Você provavelmente já sabe que para queimar calorias é preciso acelerar o seu metabolismo, e que um dos modos de fazer isso é se movimentar. Isso porque quando você se movimenta, o seu coração começa a bater mais forte, e o seu corpo passa a queimar mais calorias.

No entanto, muita gente se engana ao achar que 20 minutos de corrida gastarão mais energia e gordura do que 20 minutos de caminhada.

Por isso, se você conhecer a sua freqüência cardíaca máxima conseguirá fazer com que essa queima calórica seja maior e mais efetiva em seus treinos.

A sua frequência cardíaca máxima pode ser encontrada de duas formas: a primeira é com um teste ergométrico, feito em laboratório e recomendado por qualquer médico que ache a avaliação necessária, que é mais precisa e vai se encaixar ao limite que seu coração agüenta de atividade física, sem que para isso você o sobrecarregue e corra o risco de sofrer algum mal súbito.

A outra maneira de encontrar esse valor é mais simples, mas não tão eficaz quanto a anterior. Apesar de servir como base, ela não leva em conta seu condicionamento físico, e por isso é preciso que você ainda fique de olho no seu corpo e na reação que tem durante os treinos.

Para calcular sua freqüência cardíaca máxima basta que você subtraia a sua idade por 220. O número dessa equação é sua FCmax, mas é aqui que surgem os maiores erros: muita gente acredita que trabalhar o corpo em sua FCmax fará com que você queime mais gorduras, mas além de mentirosa essa afirmação é perigosa para a saúde do seu coração.

A Zona Da Queima De Gordura

Se você faz treinos de musculação antes do exercício aeróbico, é importante lembrar que gasta todo o seu glicogênio muscular durante o levantamento de peso e, por isso, quando começa a atividade aeróbica de forma intensa, passa a perder massa magra, e acaba com o esforço da musculação.

Especialistas afirmam que a zona fitness, ou a de queima de gordura, é menor do que imaginamos. Ela corresponde entre 60 e 70% da FCmax e ocorre quando o exercício é realizado dentro dessa zona, em que no corpo queima 85% de gordura, 10% de carboidratos e 5% de proteínas.

Ou seja, se você tem 29 anos, sua FCmax é de 191 por minuto, mas você irá queimar gordura se realizar o exercício a 124 batimentos por minuto, ou seja, 65% da sua FCmax. E isso vai depender de seu corpo. Pode ser em uma caminhada moderada, em uma pedalada leve, ou até mesmo em uma caminhada em pequena inclinação. Fique de olho no monitor cardíaco do aparelho, ou naqueles de pulso que você pode adquirir.