Hipertrofia, mitos e verdades

Hipertrofia, mitos e verdades

A hipertrofia é um dos assuntos mais comentados por quem pensa em começar na academia, mas também é um dos temas que mais causa controvérsias entre os iniciantes. Abaixo vamos explicar o que é a hipertrofia, quais os seus benefícios, e quais os maiores mitos que cercam essa área que cresce a cada ano.

Apesar de fazer mais sucesso entre os freqüentadores do sexo masculino, a hipertrofia vem também ganhando o público feminino e lotando as academias com um único objetivo: “crescer”.

A hipertrofia muscular nada mais é do que um aumento do tamanho dos músculos, que ocorre com muita musculação, e com dietas rigorosas aliadas à suplementação.

Os Três Pilares Da Hipertrofia Muscular

Hipertrofia

Quem quer aumento de massa magra e definir os músculos, precisa de uma série de cuidados. E as áreas que mais requerem atenção, são chamadas de “pilares da hipertrofia”: treino, alimentação e descanso.

Os treinos devem ser montados por um profissional especializado que irá lhe fazer um plano de definição muscular. Durante esses exercícios praticados na academia, os músculos sofrem micro-lesões, que fazem com que as fibras musculares sejam estimuladas, tanto em regeneração quanto em adaptação.

No entanto, esses treinos não podem ser muito longos, já que com isso o atleta acaba com todos os nutrientes de seu corpo que estão disponíveis e o treino passa então a degradar o músculo, ao invés de estimulá-lo. Conhecida pelos praticantes da hipertrofia como catabolisar.

Hipertrofia
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Alimentação

Quem treina com a intenção de chegar à hipertrofia não pode descuidar da alimentação.

Ela deve ter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, mas também melhorar o modo como nosso corpo responde aos exercícios.

Para isso é comum que seja realizado um estudo minucioso sobre o organismo, montando assim um cardápio com a quantidade certa de carboidratos, proteínas, minerais, lípides, vitaminas, entre outros. Isso porque cada organismo reage ao processo e aos nutrientes de maneiras diferentes.

Mas como nem sempre conseguimos ingerir a quantidade necessária desses nutrientes, muita gente opta pela suplementação alimentar como a principal aliada na hipertrofia.

Já o terceiro e último pilar da área é o descanso. E tudo isso para evitar que você catabolize, ou seja, comece a degradar os seus músculos já que seu corpo irá procurar energia para se manter ativo. Isso porque é durante o sono que as fibras alimentares que foram danificadas durante o exercício possam se regenerar maiores e mais fortes, o que fará com que os músculos cresçam. Por isso, o importante é que você descanse o grupo muscular trabalhado por pelo menos 48 horas antes de voltar a malhar.

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Mitos sobre a hipertrofia

Quanto mais peso aguentar, maior eu vou ficar: Esse é um dos erros mais cometidos por quem está começando a treinar. O excesso de peso pode, inclusive, acabar prejudicando o modo como você deve fazer o exercício.

O importante é que você tenha em mente que os exercícios devem ser feitos com movimento e amplitude, ou seja, com calma e precisão. O peso deve servir de estímulo para esses exercícios e se for muito alto pode acabar prejudicando a qualidade do seu treino.

Além disso, é importante também que você fique de olho nas pausas realizadas entre uma repetição e outra. Elas servem para que você recupere sua energia e consiga assim repetir novamente o exercício sem prejudicar seus músculos. O ideal é que você espere no mínimo 45 segundos, e no máximo 90 segundos.

Preciso malhar todos os dias? Se você começou agora a malhar, a resposta é não. Três vezes na semana já é o suficiente para que você comece a ver os resultados.

Porém, se você já malha há mais de 12 meses, o ideal é que pratique a musculação de 5 a 7 dias na semana.

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