Metabolismo – Verdades e Mitos

Metabolismo – Verdades e Mitos

O metabolismo é bastante discutido entre quem está buscando emagrecer.

Mas será que tudo que você ouve falar sobre o metabolismo é verdade?

Confira alguns dos mitos e verdades mais comentados sobre o metabolismo.

1. Existem medicamentos que podem interferir no metabolismo?

metabolismo

Verdade.

Diversos medicamentos para doenças crônicas e problemas psiquiátricos podem interferir no processo metabólico, podendo ainda alguns deles ocasionarem na diminuição do gasto calórico, e outros que aumentam a fome.

Mas também existem os medicamentos que aceleram o metabolismo, que muitas vezes são utilizadas para auxiliar na perda de peso. É fundamental, no entanto, ter acompanhamento médico já que os efeitos colaterais podem ser sérios. Afinal, remédio para emagrecer não é brincadeira.

2. Comer de 3 em 3 Horas acelera mesmo o Metabolismo?

Verdade.

O processo digestivo leva cerca de 4 horas. A partir daí, o organismo passa a funcionar como se estivesse em jejum. Isso significa que ele desacelera para economizar energia, e quando recebe um alimento, tende a armazená-lo para se proteger de futuro período de “fome”.

Comendo de 3 em horas, você mantém um ótimo funcionamento do processo digestivo e evita ganhar peso.

3. Retenção de Líquido desacelera o metabolismo?

Mito.

Um corpo hidratado trabalha com mais eficiência. Então quando você toma muitos diuréticos para eliminar líquido, acabar deixando o metabolismo mais lento. Um corpo desidratado queima até 10% menos de calorias por dia.

4. Metabolismo lento atrapalha o emagrecimento?

Verdade.

Porém não é impossível. Ter um metabolismo lento ou uma genética que favoreça o ganho de peso não é uma condenação a permanecer acima do peso! Não use isso como desculpa, procure um bom programa de emagrecimento e vá a luta!

Os hábitos de vida ainda são os principais responsáveis pelo excesso de peso. Nesse aspecto, os médicos são unânimes: qualquer pessoa, mesmo com uma genética desfavorável, consegue emagrecer com saúde.

5. Não é possível aumentar o metabolismo?

Mito.

São vários os fatores que determinam o metabolismo de uma pessoa, como o sexo, a idade e a predisposição genética.

Porém, nem tudo está perdido. Porque a quantidade de massa muscular sim pode ser alterada, o que conseqüentemente muda a velocidade das funções metabólicas. Quanto mais músculo no corpo, maior ela fica.

6. Existem suplementos que elevam o metabolismo?

Verdade.

Muitos produtos prometem ativar as funções do corpo e promover uma queima de gordura. São suplementos químicos. Mas nem sempre isso ocorre, podendo acarretar em efeitos colaterais.

7. A partir dos 30 anos o metabolismo diminui muito?

Verdade.

Crianças e adolescentes gastam mais calorias por estarem no auge do crescimento. Com o passar dos anos, precisamos de menos energia para viver. Uma das razões é o fato de perdermos massa muscular (um grande consumidor de calorias). A saída é ingerir cada vez menos alimentos ou aumentar a atividade física.

8. Café da manhã ajuda a acelerar o metabolismo?

Verdade.

Você já deve ter ouvido falar que a primeira refeição do dia é a mais importante. E é…

A explicação é simples: para aguentar uma noite inteira sem receber alimentos, o corpo reduz seu metabolismo ao máximo. Para funcionar, ele absorve as reservas. Quando você acorda e toma o café da manhã, o organismo também desperta: É como se ele recebesse uma autorização para retomar à atividade com força total.

9. Nas mulheres, o metabolismo é mais acelerado?

Mito.

Os homens gastam mais calorias que as mulheres. Isso é devido à testosterona, um hormônio masculino, que favorecer o ganho de massa muscular, e acelera os processos no corpo do homem.

10. Efeito sanfona modifica o metabolismo?

Verdade.

O organismo precisa passar dois anos no mesmo peso para se acostumar e se manter nele. Quando ocorre o efeito sanfona, você emagrece e engorda várias vezes num curto período, e então o metabolismo se descontrola e o corpo tende a retornar ao peso mais elevado.

11. O metabolismo acelera com o emagrecimento?

Mito.

No emagrecimento, há uma ingestão menor de calorias, e o corpo se acostuma e se adapta a isso com o passar do tempo, passando a gastar menos energia para funcionar. Sendo assim, o metabolismo fica mais lento. Além disso, as dietas também provocam uma perda de massa muscular. E menos músculo significa menos caloria queimada. É exatamente o que a Olívia do Corpo de 21-Emagreça com pilates em casa, e o Vinícius Possebon do Queima de 48 Horas ensinam.

12. Café acelera o metabolismo?

Verdade.

Bebidas ricas em cafeína ajudam a acelerar o metabolismo: Café, refrigerante, chá preto e chá mate deixam o organismo mais acelerado. Porém, são alterações bastante pequenas.

Fonte de pesquisa: Folha.uol

One Reply to “Metabolismo – Verdades e Mitos”

  1. eu sempre achei que emagrecer acelerava o metabolismo consequentemente por caua da perda de gordura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *