Noz da Índia: blogueira quase morre ao consumir

Noz da Índia: blogueira quase morre ao consumir

Noz da Índia é uma semente que vem sendo comercializada atualmente, com a promessa milagrosa de eliminar vários quilos em apenas um mês de uso.

Porém, é preciso muito cuidado com o seu consumo, que não é recomendado pelo simples fato de ainda não ter suas vendas autorizadas aqui no Brasil.

Recentemente, uma blogueira publicou um vídeo (veja abaixo), contando a sua experiência com a noz da Índia, e relata ter quase “morrido” devido a utilização deste produto.

O que é a noz da Índia?

Noz da índia

A noz da Índia é uma semente branca que ficou famosa recentemente, por sua comercialização com a promessa de emagrecimento rápido.

Ela é composta de ácidos graxos, como ômega-3 e ômega-6, relacionados à redução dos níveis de colesterol no organismo, e possui uma alta concentração de fibras (cerca de 20% da composição total). Seu consumo junto à água pode causar saciedade, e, assim, reduzir o apetite.

Noz da Índia emagrece?

Apesar da forte crença popular criada pela promessa dos comerciantes da noz da Índia, que garante contribuir para o emagrecimento, ainda não existe nenhum estudo que comprove este benefício.

Portanto, até o momento, pode-se concluir que a noz da Índia não emagrece.

Benefícios da noz da Índia

  • A noz da Índia pode ter efeito laxativo, podendo contribuir para a melhora do trânsito intestinal.
  • Um estudo realizado em ratos observou que o consumo de noz da Índia contribui para o controle dos níveis de colesterol e suas frações. Este benefício ocorreria devido à inibição da biossíntese de colesterol hepático, a síntese de colesterol pelo fígado e também pela menor absorção intestinal de gorduras.
  • Outra pesquisa também realizada em ratos concluiu que a noz da Índia conta com ações anti-inflamatórias e analgésicas.

Cuidados ao consumir

Basta pesquisar por noz da Índia em sites de busca para se deparar com uma infinidade de benefícios prometidos pelo produto. O principal deles, é o de emagrecimento rápido, o que inevitavelmente atrai centenas de pessoas para o consumo da semente.

Segundo a nutricionista clínica e funcional Karen Levy Delmaschio, não há estudos científicos que comprovem a eficácia deste produto na perda de peso. Também não há estudos que comprovem que a semente não seja tóxica para o organismo. Por isso, a recomendação é não consumi-la até que pesquisas sejam realizadas, apontando para os seus reais impactos na saúde.

Efeitos colaterais da noz da Índia

Os efeitos colaterais são:

  • Dor de cabeça;
  • Diarréia;
  • Desnutrição.

Consumir a noz da Índia pode se tornar perigoso devido aos possíveis efeitos colaterais.

O uso da castanha pode ter sido a causa da morte de uma estudante de Psicologia de Campo Grande (MS), Ana Cláudia Alves da Silva, de 38 anos. A suspeita, no entanto, ainda não foi confirmada.

Uma youtubber fez um vídeo recentemente falando que “quase morreu” utilizando a noz da Índia. Confira:

2 Replies to “Noz da Índia: blogueira quase morre ao consumir”

  1. gente eu tb tentei usar. estou com 135kg, sou alta mas mesmo assim tem sido muito difícil e a noz da india fez eu passar muito mal mesmo não recomendo tb. eu já fui magra mas depois quando comecei a engordar aos poucos quando fui ver já estava enorme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *