Ômega 3 Emagrece? Estudos Comprovam

Ômega 3 Emagrece? Estudos Comprovam

Ômega 3 Emagrece? Citamos dois estudos realizados por Universidades para comprovarem os reais efeitos do ômega 3 no emagrecimento.

Estudos Sobre o Impacto do Ômega 3 Na Perda de Peso

Impacto do ômega 3 no emagrecimento
Dois estudos que comprovam o impacto que o ômega 3 tem na perda de peso.

Citamos abaixo alguns estudos que mostram o impacto do ômega 3 no emagrecimento.

Estudo 1

Uma apresentação do nutricionista Dennys Cintra, da Universidade Estadual de Campinas/ SP, mostrou quais são os efeitos do ômega 3 na perda de peso, e até mesmo algumas ações que tem sobre a saúde em geral:

  1. O estudo foi realizado com ratos de laboratório. Eles foram induzidos a uma alimentação rica em gordura saturada, e ganharam peso até chegarem à diabetes.
  2. Após isso, Cintra examinava uma região no cérebro que controla a fome, o hipotálamo. Toda aquela gordura saturada que os ratinhos haviam ingerido provocaram uma superprodução de citocinas, substâncias inflamatórias que impediam aquela área cerebral de disparar o sinal de saciedade.
  3. Para livrá-los deste estado, Cintra inoculou ômega 3 no cérebro dos ratinhos por meio de uma cânula. O ácido graxo reverteu o processo inflamatório e reestabeleceu a atividade celular.

A importância que isso teve na perda de peso foi principalmente pelo fato de garantir maior satisfação, o que é fundamental entre quem busca como emagrecer.

Nos humanos o efeito é o mesmo.

Estudo 2

Um outro estudo realizado pela Universidade de Navarra, na Espanha, comparou o impacto de duas dietas pouco energéticas, com menos de 1.500 calorias diárias, na queima dos quilos extras e na saúde de 32 indivíduos.

Dados como os perfis de colesterol e de triglicérides, pesos, taxas de insulina e de leptina foram mensurados no início e no final do experimento:

  1. Os voluntários foram divididos em dois grupos e cada um deveria aderir a dietas diferentes pelo período de oito semanas;
  2. Um deles deveria incluir três porções semanais de peixes ricos em ômega 3.  Eles também deveriam equilibrar as calorias.
  3. O estudo mostrou que a dieta foi muito mais eficaz entre aqueles que inseriram peixes ricos em ômega 3 em sua alimentação.

[Ler também: Estudo de Harvard Sobre Dieta Mediterrânea]

Outros Benefícios do Ômega 3

  • O ômega-3 ativa uma proteína celular chamada PPAR-gama, que melhora a atuação da insulina nas células, facilitando sua tarefa de converter açúcar em energia. Exemplificando isto é importante porque o açúcar é revertido em energia antes de se tornar um pneuzinho ao redor da cintura.
  • Previne doenças cardiovasculares.
  • Regula os níveis de leptina, favorecendo ainda mais o controle do apetite.

Com relação ao emagrecimento, além da saciedade, o ômega 3 é importante também porque ajuda a regular a queima dos depósitos gordurosos.

Referência: M de Mulher

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