Peso ideal e saudável

Peso ideal e saudável

Você sabe qual é o seu peso ideal e saudável e como encontrá-lo? É possível descobrir a resposta para esta questão através do IMC, que é o índice de massa corporal. Entenda melhor…

Nas últimas décadas, a preocupação em torno do peso ideal se tornou mais evidente, tanto na mídia quanto nos corredores de hospitais. Isso porque a questão está totalmente relacionada à saúde, visto que a obesidade pode acarretar em diversas doenças. No entanto, manter o peso corporal saudável é uma luta desgastante, e para muitas pessoas requer um grande esforço.

O que é IMC

IMCAntes de descobrir qual o seu peso corporal saudável é preciso entender o seu índice de massa corporal, ou IMC, que nada mais é do que um cálculo cujo resultado é extraído por meio do peso e da altura de uma pessoa. Além disso, a taxa de IMC pode ser um indicativo de gordura no corpo, uma ótima forma de alerta à saúde do organismo, por isso é muito utilizado pelos profissionais de saúde, a fim de evitar que o paciente venha a desenvolver alguma enfermidade associada ao excesso de peso.

Como calcular o IMC

Para saber qual é o seu índice de massa corporal faça o seguinte:

Utilize uma balança (de preferência a de modelo elétrico, por ser mais precisa) para descobrir o seu peso em quilos, e meça a sua altura (ou peça para alguém medi-lo com uma fita métrica), para estabelecer a sua altura em metros. Agora divida o seu o peso pela sua altura ao quadrado, o resultado será o seu IMC. A fórmula é essa: peso = a, altura = b, resultado = x.

X= a ÷ b²

Se uma pessoa possui 60 kg e 1,67 m de altura, o cálculo será este:

IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5

Resultados do IMC

Tanto para mulheres quanto para os homens, se o número de IMC for inferior a 18,5, a pessoa está abaixo do peso e corre riscos relacionados à depressão, artrite e problemas cardiovasculares, e também mais facilidades a quebrar ossos, sofrer acidentes, abortos e doenças pulmonares. Aqueles que estiverem com a taxa entre 19 e 24,9 são classificados como tendo o peso ideal, já aqueles que estiverem entre 25 e 29,9 estão com sobrepeso. E as pessoas que se encontram em qualquer porcentagem acima de 30 é avaliado como obeso.

Agora que você sabe o seu IMC e a categoria em que se encontra, basta constatar qual é a atitude que deve tomar em relação ao resultado. Caso você se enquadre em algum dos grupos abaixo do peso, sobrepeso ou obesidade, procure um clínico geral que irá te encaminhar para um tratamento padrão ou um nutricionista, que indicará uma dieta alimentar agregado com um plano de exercícios para que você encontre o seu peso corporal ideal.

Como manter o peso corporal ideal e saudável

Não basta apenas atingir o seu peso corporal ideal, é preciso mantê-lo. No entanto, se você não tiver condições de pagar por um nutricionista, uma academia ou um personal trainer, você pode escolher algum dos programas online aqui do site, basta clicar para conhecer. Procure também por alimentos que ajudam a perder peso e exercícios que podem ser praticados facilmente em casa. Entretanto, se você se enquadra nas categorias de risco do índice de massa corporal, é interessante procurar por um profissional de saúde, e ele lhe recomendará a melhor forma de recuperar seu peso e ainda verificar se o seu corpo está saudável através de exames de rotina.

Para finalizar, é importante entender que o peso ideal de uma pessoa deve ser levado em consideração não tanto pela estética, muito menos uma forma dos médicos quererem encaixar a sociedade num padrão de beleza, mas tem a ver com saúde. E o peso ideal é sinônimo de peso saudável.

2 Replies to “Peso ideal e saudável”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *