Potencialize Seus Treinos Controlando Seu Coração

Potencialize Seus Treinos Controlando Seu Coração

Nós sabemos que um dos pilares estruturais de um processo de emagrecimento saudável está na atividade física. Importante para manter o corpo ativo e ainda para acelerar o processo de queima calórica, os treinos físicos são vistos por muitos como a principal fonte de queima de gordura.

Por isso, quando começamos a colocar uma rotina de exercícios em prática, normalmente nos vemos ansiosos pelos resultados rápidos e efetivos. Mas quando isso não acontece, uma decepção tão grande nos assombra, que é até capaz que larguemos todo o nosso esforço e voltemos ao hábitos antigos.

O que você provavelmente não sabe é que talvez você não esteja perdendo gordura por um problema mais comum do que possa imaginar. Você está trabalhando demais o seu corpo, e ele começa a queimar massa magra no lugar dos temidos pneuzinhos.

E para que isso deixe de acontecer, é preciso que você tenha em mente que a chave está em controlar o seu coração.

Como Os Batimentos Cardíacos Ajudam

Como potencializar os treinos

Você provavelmente já sabe que para queimar calorias é preciso acelerar o seu metabolismo, e que um dos modos de fazer isso é se movimentar. Isso porque quando você se movimenta, o seu coração começa a bater mais forte, e o seu corpo passa a queimar mais calorias.

No entanto, muita gente se engana ao achar que 20 minutos de corrida gastarão mais energia e gordura do que 20 minutos de caminhada.

Por isso, se você conhecer a sua freqüência cardíaca máxima conseguirá fazer com que essa queima calórica seja maior e mais efetiva em seus treinos.

A sua frequência cardíaca máxima pode ser encontrada de duas formas: a primeira é com um teste ergométrico, feito em laboratório e recomendado por qualquer médico que ache a avaliação necessária, que é mais precisa e vai se encaixar ao limite que seu coração agüenta de atividade física, sem que para isso você o sobrecarregue e corra o risco de sofrer algum mal súbito.

A outra maneira de encontrar esse valor é mais simples, mas não tão eficaz quanto a anterior. Apesar de servir como base, ela não leva em conta seu condicionamento físico, e por isso é preciso que você ainda fique de olho no seu corpo e na reação que tem durante os treinos.

Para calcular sua freqüência cardíaca máxima basta que você subtraia a sua idade por 220. O número dessa equação é sua FCmax, mas é aqui que surgem os maiores erros: muita gente acredita que trabalhar o corpo em sua FCmax fará com que você queime mais gorduras, mas além de mentirosa essa afirmação é perigosa para a saúde do seu coração.

A Zona Da Queima De Gordura

Se você faz treinos de musculação antes do exercício aeróbico, é importante lembrar que gasta todo o seu glicogênio muscular durante o levantamento de peso e, por isso, quando começa a atividade aeróbica de forma intensa, passa a perder massa magra, e acaba com o esforço da musculação.

Especialistas afirmam que a zona fitness, ou a de queima de gordura, é menor do que imaginamos. Ela corresponde entre 60 e 70% da FCmax e ocorre quando o exercício é realizado dentro dessa zona, em que no corpo queima 85% de gordura, 10% de carboidratos e 5% de proteínas.

Ou seja, se você tem 29 anos, sua FCmax é de 191 por minuto, mas você irá queimar gordura se realizar o exercício a 124 batimentos por minuto, ou seja, 65% da sua FCmax. E isso vai depender de seu corpo. Pode ser em uma caminhada moderada, em uma pedalada leve, ou até mesmo em uma caminhada em pequena inclinação. Fique de olho no monitor cardíaco do aparelho, ou naqueles de pulso que você pode adquirir.

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