Semente de Linhaça – Uma aliada para seu emagrecimento

Semente de Linhaça – Uma aliada para seu emagrecimento

Hoje em dia é habitual ver homens e mulheres em busca do corpo perfeito. A semente de linhaça, devido as suas propriedades, pode servir de grande ajuda na perda dos quilinhos indesejados.

Semente de linhaça

Propriedades da linhaça

  • É rica em ácidos graxos conhecidos como Ômega 3 e 6
  • Lignina hormônio similar ao estrogênio
  • Fibra alimentar solúvel

Entendendo as propriedades

Ômega 3 e 6

Benefícios:

  • Evita doenças cardiovasculares
  • Reduz o colesterol
  • Controla a pressão arterial
  • Produz a ação da insulina, hormônio responsável pela quantidade de açúcar no sangue. Importante: a insulina ajuda a evitar desequilíbrios hormonais que induzem o aumento do apetite, ou seja, controla o apetite.
  • O ômega 6 é um aliado para o emagrecimento, pois deixa a gordura dos carboidratos para ser usada como fonte de energia.

Lignina

Benefícios:

  • Um aliado das mulheres. Possui ação antioxidante, ou seja, retarda o envelhecimento da pele, deixando-a com um aspecto mais jovial.
  • Reduz os sintomas da TPM (Tensão pré-menstrual).
  • Para os homens: é um aliado na prevenção e no tratamento de inflamações na próstata.

Fibras solúveis

Benefícios:

  • Regula a absorção intestinal do açúcar proveniente dos alimentos, assumindo um papel importante na dieta de pessoas com diabetes.
  • Para as pessoas que querem emagrecer: no processo digestivo forma um gel permanecendo por mais tempo no estômago, aumentando a sensação de saciedade. Consequentemente reduz a busca por guloseimas e outros alimentos, facilitando assim a perda de peso.

Como consumir a linhaça?

Você pode consumir a linhaça de diversas maneiras, como:

Sementes: é preservado todos os nutrientes fibras, ômega 3 e 6, lignina. A semente pode ser triturada no liquidificador para consumo imediato. Bom para quem deseja perder peso.

Farinha: Recomendações para quem tem prisão de ventre, deseja reduzir o colesterol, e controlar a diabetes.

Óleo: Concentra os benefícios do ômega 3 e 6, e previne doenças intestinais e cerebrais. Ajuda também no emagrecimento.

Quanto consumir de linhaça diariamente?

Sementes: uma ou duas colheres de sopa ao dia

Farinha: duas colheres de sopa ao dia

Óleo: uma colher de sopa ao dia

Incluindo a linhaça na Alimentação Diária

Sementes:

  • Iogurtes
  • Sucos
  • Saladas
  • Salada de fruta
  • Sopas

Farinha:

Pode ser adicionada em qualquer alimento. Não se assuste! Nos sucos e iogurtes dá um aspecto escurecido.

Adicionando a farinha nas receitas:

Bolos

Substituir duas colheres de farinha de trigo pela farinha de linhaça.

Pães

A cada 500grs de farinha de trigo, colocar duas colheres de sopa de farinha de linhaça, ou linhaça em grãos.

Gel para Sucos, Chás e Iogurtes

Uma forma de conservar todos os nutrientes e potencializar é o seu uso em goma ou também conhecido como gel.

É muito fácil de fazer:

  1. Lavar uma colher de sopa de sementes de linhaça.
  2. Colocar em um recipiente de vidro.
  3. Adicionar aproximadamente 100 ml de água filtrada

Deixe de molho na geladeira por 8 horas até formar uma goma.

Adicione o gel obtido nos sucos, chás e iogurtes.

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom

Linhaça dourada e Linhaça marrom

É comum encontrar as duas formas de semente de linhaça, porém não há diferença significante, nutricionalmente falando.

Essa diferença não afeta na busca da alimentação saudável.

Pontos Importantes na Dieta para Emagrecer

Além de consumir a linhaça para ajudar na perda de peso as dietas merecem algumas atenções como:

  • Fazer exercícios físicos;
  • Comer de três em três horas. A cada intervalo de alimentação comer uma fruta, iogurte, barra de cereal, etc;
  • Nunca deixar de tomar o café da manhã. É a principal refeição do dia, porque seu corpo fica em média de 6 a 8 horas sem ingerir nenhum alimento;
  • Para alimentação com fibras, é necessário uma maior ingestão de água, para o bom funcionamento do intestino.

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