Categoria: Sucos para Emagrecer

Suco verde, suco vermelho, suco detox… São inúmeras as opções e esta bebida que parece tão simples pode oferecer grande impacto não só ao emagrecimento mas principalmente à saúde. Selecionamos variados tipos de sucos para emagrecer e facilitar a sua busca.

A Musa do Carnaval Que Era Obesa

A Musa do Carnaval Que Era Obesa

Patrícia Sevecenco foi musa de uma escola de samba no Carnaval 2016 exibindo um corpo sarado e cheio de músculos, que ninguém diria que um dia já pesou 140kg.

A musa do carnaval que já foi obesa conseguiu emagrecer 55kg. Sua maior inspiração para emagrecer foi a Gracyanne Barbosa, de quem Patrícia é super fã e de quem seguiu uma série de dicas de dieta e de estilo de vida para tornar o sonho de perda de peso real.

musa-do-carnaval
Antes e depois do emagrecimento de Patrícia Sevecenco

Hoje aos 44 anos, ela exibe um corpo musculoso e tornou-se atleta de fisiculturismo, além de continuar atuando em sua antiga profissão como bombeira, e desfilar no carnaval como musa da escola de Samba Caprichosos e este ano estreou na Sapucaí.

Dieta da Gracyanne Barbosa

Como você já deve imaginar, o cardápio da fisiculturista Gracyanne Barbosa é bastante rico em proteínas. Porém, carboidratos e outros grupos de alimentos, visto que todos eles são importantes em uma alimentação saudável. Mas não se iluda achando que os doces também são permitidos. Chocolate, balas, guloseimas, refrigerantes e hambúrgueres estão fora desta dieta. Não se tratam de alimentos nem um pouco saudáveis.

Clique para ver o cardápio completo de sua dieta, que é composto por frutas, sucos, legumes, ovos, cereais, e, claro, o whey protein, queridinho de toda marombeira.

Raw Food? 3 Bons Motivos Para Evitar

Raw Food? 3 Bons Motivos Para Evitar

Raw food é um estilo de vida para algumas pessoas, e consiste na prática de alimentação crua.

Não há nada de errado em melhorar a sua dieta para emagrecer, ou levar uma alimentação mais saudável. Porém, é preciso estar informado sobre o plano que você pretende iniciar, porque afinal, nem toda dieta funciona para todos, e uma dieta de alimentos crus, o raw food, é uma delas.

Na medicina tradicional chinesa, acredita-se que os alimentos crus naturais podem exigir mais energia do seu corpo para digerir. O uso contínuo destes alimentos pode enfraquecer seu sistema digestivo, e causar problemas como inchaço e má absorção dos minerais. A seguir estão as três razões principais pelas quais você deve evitar a raw food.

Por Que Evitar Raw Food

Alimentação crua1. Alimentos crus afetam o metabolismo

Embora o consumo de alimentos crus, como frutas e vegetais esteja associado à redução do risco de doenças cardiovasculares, há crescentes evidências que depender fortemente apenas deste tipo de comida pode acarretar em efeitos adversos nas funções metabólicas.

Alimentos crus são difíceis de digerir e requerem mais energia para tanto. Isto significa que se você tem um metabolismo lento e depende de alimentos crus, você pode acabar comendo um monte, mas absorvendo pouco, o que leva a um acúmulo de resíduos metabólicos, que podem comprometer sua saúde e colocar você em um risco mais elevado de doenças.

Em referência a um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, indicou que uma dieta muito rigorosa de alimentos crus pode não ser recomendável para uso a longo prazo.

2. Reação do Corpo a Alimentos crus

Há relatos de que os alimentos crus provocam uma resposta mínima do sistema imunológico quando uma pessoa consome. Por outro lado, o consumo de alimentos cozidos aumenta os níveis de glóbulos brancos do sangue, indicando uma resposta de stress moderado sobre o seu corpo.

raw food não oferece muita energia para o seu corpo, o que pode ser útil na perda de peso. No entanto, em tempos de escassez, recebendo menos energia a partir de alimentos crus, ao mesmo tempo que se gasta mais energia para comer e digerir, não parece ser algo muito bom.

3. Desequilíbrios hormonais

A maioria dos alimentos crus contêm compostos que bloqueiam determinadas funções no corpo, incluindo a função da tireóide, podendo levar ao hipotireoidismo. Se você tem uma função tireoidiana já enfraquecida, ou se você está propenso a distúrbios da tireóide, tais compostos que bloqueiam a sua função vai ter efeitos adversos sobre a capacidade do seu corpo para manter o equilíbrio hormonal.

Hormônios têm efeitos de longo alcance em seu corpo, e deficiências ou desequilíbrios podem causar estragos a seu bem-estar. Estes efeitos são dependentes da gravidade da sua deficiência, e os hormônios a serem produzidos. O Calor desativa os efeitos de bloqueio de compostos encontrados em alimentos crus. Assim, é aconselhável cozinhar os legumes antes de comê-los.

Cozinhar os alimentos é importante

Melhora a digestão

Cozinhar os alimentos aumenta a biodisponibilidade e digestibilidade dos nutrientes. Isso também enfraquece os tecidos conjuntivos em planos fibrosos, permitindo que o alimento seja digerido de forma mais eficaz. Além disso, ele desativa fatores anti-nutricionais.

Acelera o metabolismo

Alimentos cozidos são mais fáceis de digerir, absorver e metabolizar. Isso tem efeitos positivos sobre a energia líquida em seu corpo. Tem sido demonstrado que pessoas em dietas vegetarianas têm melhor desempenho reprodutivo.

Conclusão

Enquanto a maioria das pessoas pensa que cozinhar altera o valor nutricional dos alimentos, o consumo de alimentos crus pode ter efeitos adversos de longo prazo sobre sua saúde.

O alimento cru requer mais energia para ser digerido, absorvido e metabolizado. Se você confiar em raw food por um período prolongado, eles podem levar a deficiências hormonais, ou enfraquecer a sua digestão, seu metabolismo e até sua imunidade.

Cozinhar poupa as reservas de energia em seu corpo, e também ajuda a melhorar a digestibilidade, absorção e metabolismo. Embora os alimentos crus tenham valores nutricionais mais elevados, cozinhar usando o calor moderado pode deixar os nutrientes prontamente disponíveis para ser utilizado por seu corpo.

Celulite e seus Mitos

Celulite e seus Mitos

Não importa se você é magra ou está acima do peso, de acordo com a publicação mais recente do dermatologista Doris Hexsel, Anticelulite, toda mulher terá celulite em algum momento da vida, e em diferentes partes de seu corpo.

O médico afirma que a celulite não tem apenas uma única causa possível, o que faz com que o problema acabe aparecendo por diversos fatores, associados ou isolados.

E não para por aí. Ele ainda demonstra, com a ajuda de outros 10 profissionais, que a celulite, assim como qualquer outro problema estético, pode causar verdadeira preocupação nas mulheres, mas que nem tudo o que lemos sobre o tema é uma verdade absoluta.

Os mitos da celulite

Mitos da celulite

1. O gás do refrigerante e da água podem causar celulite

Esse é um dos mitos mais comuns quando falamos dos temidos furinhos. Muita gente acredita que o gás usado na fabricação dos refrigerantes e da água gaseificada é um dos componentes que causa o problema.

O gás contido nas bebidas não ajuda nem agrava o problema. O que pode intensificar a celulite (já existente) é a quantidade de açúcar presente nas versões normais dos refrigerantes. Isso porque a alta quantidade de calorias permite que você acumule mais gordura no corpo, o que deixa a celulite ainda mais aparente.

Por isso, a água com gás aparece como vilã sem nenhum motivo. O ruim da bebida está, na verdade, no fato de que ela dilata o estômago quando ingerida. Fora isso, a água com gás é uma ótima opção para quem quer evitar o consumo dos refrigerantes ou fazer versões flavorizadas da água para se refrescar.

2. Roupas apertadas

Outro mito disseminado quando o assunto é celulite são as roupas mais apertadas. O uso dessas peças, se feita de forma prolongada e frequente, favorece o surgimento de alguns edemas, mas não esta associado ao início da celulite.

A prova desse mito é o uso de meias compressivas, que melhoram nosso retorno venoso, permitindo uma melhor circulação de sangue. Essas meias são bem apertadas e ajudam no que os médicos chamam de sustentação mecânica, que previne a flacidez, um dos fatores diretamente associados à celulite.

3. Cigarro não agrava a celulite

Outro ponto muito discutido, e que na verdade é um mito, está associado ao uso do cigarro.

Mas um estudo do CBED, Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia, mostrou que um percentual de 80% das mulheres com celulite grave não eram fumantes. O estudo feito com mais de 2 mil mulheres acabou por comprovar que o cigarro não é um dos causadores do problema e que também não o agrava.

4. O consumo de gelatina é benéfico no combate a celulite

Muita gente acredita que o consumo de gelatina possa ajudar a combater a celulite, ou até mesmo acabar de vez com o mal. Mas a verdade é que até hoje não existem estudos que comprovem de maneira eficaz que o alimento está associado a melhora da flacidez e à diminuição da celulite.

A verdade é que o alimento é uma boa substituição para ser usado como sobremesa, mas a quantidade de colágeno presente no pacote é muito baixa e não consegue atuar de forma satisfatória no nosso corpo. Isso porque uma caixa de gelatina pode conter entre 0,76 gramas e 2 gramas do colágeno, mas o mínimo necessário da proteína é de 8 a 10 gramas diárias.

E nem pense que comer mais de uma xícara de gelatina industrializada por dia pode lhe ajudar. Isso porque ela é rica em alguns aditivos químicos que se consumidos em excesso podem fazer mal à sua dieta.

O emagrecimento feminino e a saúde da mulher

O emagrecimento feminino e a saúde da mulher

Pensar que o excesso de gordura corporal é apenas um problema estético é errado, assim como associar o emagrecimento feminino apenas à busca por um corpo perfeito, sem barriga ou celulites também é.

Para a mulher, o emagrecimento está diretamente relacionado à saúde e pode influenciar de forma direta importantes hormônios que agem na TPM e fertilidade, além de ser eficiente para o combate de uma série de doenças.

Leia também: Programa de Emagrecimento Corpo de 21 [para MULHERES]

O emagrecimento e a fertilidade

Emagrecimento da mulher

O excesso de peso e de gordura abdominal está também relacionado à infertilidade feminina, assim como a uma doença conhecida como SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) que causa falta de menstruação, ciclos irregulares e cistos nos ovários.

Isso acontece porque a leptina está diretamente ligada a fertilidade da mulher, já que consegue alterar alguns comandos importantes no hipotálamo, tendo influência na liberação do hormônio liberador de gonadotrofinas ou o GnRH, assim como do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo estimulante (FSH), além claro de ser importante para o desenvolvimento do feto.

A leptina funciona como um medidor da quantidade de tecido adiposo presente em nosso corpo, por isso quando seus níveis estão muito altos, o que acontece em pessoas que estão acima do peso, a produção desses hormônios fica desregulada e pode causar infertilidade na mulher.

Problemas cardíacos e pressão arterial

Outros problemas muito comuns nas mulheres que estão acima do peso são o aumento da pressão arterial e também do índice do colesterol, que pode evoluir para um problema cardíaco.

Isso ocorre porque o excesso de tecido adiposo excreta alguns hormônios que estão diretamente relacionados a inibição de uma enzima conhecida como lípase-lipoproteica, assim como a pressão arterial, e alterações na coagulação sanguínea, responsável pela trombose venosa.

Mulheres que desenvolvem esses problemas conseguem, ter seus níveis de colesterol e pressão reduzidos e em alguns casos controlados apenas com a manutenção do peso corporal. Além disso, as mulheres que começam a emagrecer produzem um outro hormônio muito importante, o adiponetina, capaz de inibir a formação de placas de gordura nas artérias, de ter ação anti-inflamatória e controlar os níveis de insulina no nosso sangue.

A osteoporose e o emagrecimento

Muito comum em mulheres que acabaram de entrar na menopausa, a osteoporose pode ser prevenida com alguns cuidados tomados principalmente por quem quer emagrecer.

A musculação é importante no processo de emagrecimento, já que acelera nosso metabolismo e aumenta nossa massa magra, o que auxilia na queima de gordura. Além disso, os exercícios praticados durante a atividade também são capazes de fortalecer nossos ossos e assim prevenir esta doença que assola as mulheres com idade entre 50 e 75 anos.

A prática de atividade física ainda é capaz de diminuir e amenizar os sintomas da TPM e também acabar com o estresse e mau humor, tudo por conta da liberação de um importante hormônio, a dopamina.

Atualmente já se sabe que a TPM (hoje conhecida como Tensão Pré Menstrual) pode ter nada menos do que 150 sintomas diferentes, que vão interferir de forma direta na vida social, física e psíquica da mulher, mas que podem ser amenizadas com a prática regular de uma atividade física.

Isso porque a liberação de endorfinas, assim como de dopaminas, neurotransmissores importantes que ajudam na melhora de sintomas, como dor, alterações de humor, perda de resistência, entre outros.

A atividade física e o câncer

Alguns estudos também mostram que mulheres que possuem grande quantidade de tecido adiposo estão mais propensas a desenvolverem cânceres de mama, de colón e de endométrio. Isso porque o excesso de gordura age sobre um hormônio chamado estradiol, causador de algumas formas de câncer, principalmente o de mama.

O exercício físico possibilita que a mulher queime gordura de forma mais efetiva e consiga assim controlar a produção de alguns hormônios, mantendo-os dentro do limite esperado e impossibilitando que eles causem as enfermidades citadas acima.

Envelhecimento Precoce, Saiba Como Combater

Envelhecimento Precoce, Saiba Como Combater

Envelhecer é um processo natural da célula, mas o envelhecimento precoce é algo que preocupa e incomoda muito uma grande parcela da população. Mas você sabe o que o causa e o que fazer para combater esse processo?

Os especialistas afirmam que os maus hábitos alimentares e até mesmo nosso comportamento diário pouco saudável pode fazer com que a nossa pele envelheça em uma velocidade maior do que a normal, fazendo com que você acabe parecendo mais velho do que realmente é.

Causas Do Envelhecimento Precoce

Estas são as principais causas do envelhecimento precoce.

Como evitar o envelhecimento precoce

Má alimentação

A alimentação não interfere apenas no peso ou índices como colesterol, glicemia, entre outros. Os alimentos ricos em gordura e que possuem baixas quantidades de nutrientes são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Alimentos com o brócolis, tofu, centelha (erva) também ajudam no combate a este problema.

Isso porque os nutrientes encontrados em alimentos naturais como frutas e legumes ajudam no pleno funcionamento da célula e também combatem a ação dos radicais livres, que nada mais são do que moléculas não pareadas que “atacam” outras células afim de roubar seus elétrons. E isso causa danos ao nosso organismo e acelera o processo de envelhecimento.

Veja também Suco de Linhaça para evitar o envelhecimento precoce.

Sedentarismo

Um estudo realizado na King’s College, na Inglaterra, revelou que uma vida sem exercícios físicos pode ser uma das causas do envelhecimento precoce. De acordo com os especialistas, um estudo realizado com gêmeos idênticos identificou que aqueles que praticavam atividades físicas eram como eles chamaram “biologicamente mais jovens”.

Para isso eles analisaram os telômetros, uma sequência de proteínas que ficam na extremidade do nosso DNA, e que são responsáveis pela proteção celular, e que evitam que as células envelheçam. Quando eles diminuem de tamanho a proteção fica menos eficiente, o que acontece com as pessoas sedentárias.

O estudo comprovou que as pessoas que praticavam atividade regulares tinham 200 nucleotídeos a mais do que o das pessoas sedentárias. Já em tamanho, as conclusões foram que os telômeros dos mais ativos eram iguais aos de pessoas 10 anos mais jovens do que eles.

Exposição solar sem proteção

Em um país tropical como o nosso o cuidado com a pele é essencial. Isso porque o sol consegue alterar o DNA de nossas células, fazendo com que elas se degenerem e percam o colágeno, assim a pele acaba perdendo a elasticidade e envelhendo mais facilmente.

Como Combater O Envelhecimento Precoce

Use Filtro solar

Ele é essencial para todos os tipos de pele e em todos os climas, inclusive quando o tempo está fechado ou chuvoso. Isso porque os raios UVA e UVB passam pela camada de ozônio e agem diretamente em nossa pele.

O protetor solar nos protege de queimaduras, e também garante às nossas células a proteção necessária para combater rugas, linhas de expressão, manchas e o envelhecimento precoce.

Vitaminas C e E

Uma alimentação rica nessas vitaminas age diretamente no processo de envelhecimento de nossa pele. A vitamina E é um poderoso antioxidante que age no combate aos temidos radicais livres.

Já a vitamina C melhora a nossa corrente sanguínea e fortalece nosso sistema imunológico, melhorando assim a oxigenação das células e seu trabalho no combate ao envelhecimento precoce.

Consuma Colágeno

O consumo de colágeno também ajuda a firmar a pele e manter as células saudáveis. Isso evita que percamos a elasticidade, fator que auxilia no envelhecimento precoce.

Pratique Atividade física

Nós já sabemos que a prática diária de uma atividade acelera nosso metabolismo e permite que percamos peso. Mas é também importante para o trabalho de nossas células, assim como para a entrega dos nutrientes ao nosso corpo.

Além disso, uma pesquisa britânica revelou também que a atividade física age diretamente em nosso DNA, fazendo com que os telômeros encurtem ou se mantenham saudáveis e até aumentem (ajudando no combate ao envelhecimento precoce).

Suco De Pepino Para Uma Pele Mais Bonita

Suco De Pepino Para Uma Pele Mais Bonita

Aprenda duas versões de suco de pepino que vão te ajudar a manter a boa forma, além de ficar com uma pele mais bonita.

Aliás, o pepino já é famoso por fazer bem à pele, e faz parte da composição até mesmo de cremes cosméticos.

Suco de pepino para a pele

Além disso, ele ajuda a emagrecer, por ser rico em fibras e ter efeito diurético.

1. Suco De Pepino Com Limão

Ingredientes

  • 1 pepino com casca;
  • 1 limão também com a casca;
  • 500 ml de água, de preferência gelada.

Preparo

  1. Lave bem a fruta e o pepino e os corte em pedaços;
  2. Bata todos os ingredientes no liquidificador;
  3. Coe;
  4. Sirva o suco de pepino em seguida.

2. Suco De Pepino Com Cenoura

Esta versão do suco de pepino também conta com a cenoura, que é rica em vitamina A. O suco conta ainda com a beterraba, que é excelente para o sangue e para a pele.

Ingredientes

  • 1/2 pepino;
  • 1/2 beterraba;
  • 2 cenouras;
  • 250 ml de água.

Preparo

  1. Lave bem os legumes, e corte em fatia;
  2. Bata bem todos os ingredientes no liquidificador;
  3. Coe;
  4. Sirva o suco de pepino em seguida.
Suco Detox Com Água De Coco

Suco Detox Com Água De Coco

Aprenda a fazer um suco detox com água de coco que vai ajudar a eliminar as toxinas do seu organismo, facilitando assim a sua perda de peso.

Veja também outra receita de suco verde com água de coco, que a atriz Paolla Oliveira utiliza.

A água de coco é importantíssimas na hidratação, além de deliciosa, e por isso ela tem sido bastante utilizada em receitas de sucos saudáveis.

Como Fazer Suco Detox Com Água De Coco

Suco para emagrecer

Ingredientes

  • 1 xícara de água de coco;
  • 2 folhas de couve;
  • 1 maçã (é importante pois ela irá adoçar o suco);
  • Suco de ½ limão;
  • ½ pepino japonês sem casca.

Preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Sirva o suco detox com água de coco em seguida.
Suco de Linhaça

Suco de Linhaça

O suco de linhaça emagrecedor, ajuda neste fim agindo rapidamente no intestino, e reduzindo o inchaço do corpo.

Além de ajudar a emagrecer, a linhaça fornece outros benefícios à saúde: possui uma alta concentração de minerais, vitaminais e proteínas, previne doenças do coração, combate o mal de Alzheimer e o envelhecimento precoce, ameniza os sintomas da TPM, previne o aparecimento de câncer de mama, e auxilia até no tratamento da depressão.

A semente de linhaça é ainda um alimento rico em fibras, outro fator importante para quem quer emagrecer.

Aprenda também outras receitas de sucos emagrecedores com linhaça.

Suco de Linhaça

Suco de linhaça

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de linhaça;
  • 2 laranjas sem casca e sem sementes;
  • 400 ml de água;
  • Gelo.

Preparo

  1. Bata bem todos os ingredientes no liquidificador, até triturar a linhaça;
  2. Sirva o suco de linhaça em seguida.
Suco Detox De Maracujá

Suco Detox De Maracujá

Aprenda como fazer um suco detox de maracujá, um suco desintoxicante um pouco diferente. Desintoxicar o organismo é realizar uma limpeza nele, o que ajuda demais na perda de peso.

Não adianta apenas fazer dieta ou exercícios. Promover uma limpeza no organismo é essencial. Se você deseja aprender mais receitas deste suco, veja o post Desafio dos 30 dias de suco verde.

E se você pretende fazer uma verdadeira limpeza no seu organismo, eliminar as toxinas, e acelerar assim a sua perda de peso, clique aqui e saiba exatamente como promover esta mudança.

Suco Detox De Maracujá

Suco detox de maracujá.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de polpa de maracujá;
  • 2 folhas de couve;
  • ½ cenoura picada;
  • 1 pedacinho de 1 polegada de gengibre;
  • 1 xícara (150ml) de água, ou água de coco.

Preparo

  1. Bata bem todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Sirva o suco detox de maracujá em seguida.
Suco De Couve Manteiga

Suco De Couve Manteiga

Esta receita de suco de couve manteiga tem efeito detox, o que vai te ajudar na eliminação de peso, porque um organismo desintoxicado irá acumular menos gordura.

É recomendado tomar este suco no café da manhã, de preferência após a água morna com limão, que controla bastante a fome

Aprenda também um suco detox bastante incorporado que pode substituir uma refeição.

Suco De Couve Manteiga

Suco desintoxicante

Ingredientes

  • 4 folhas de couve manteiga;
  • ¼ de um mamão;
  • ¼ de uma maçã;
  • Metade de uma cenoura pequena;
  • 1 copo de suco de laranja;
  • 1 colher de sopa rasa de sementes de linhaça.

Preparo

  1. Corte a maçã em cubinhos, a cenoura em rodelas;
  2. Bata todos os ingredientes no liquidificador;
  3. Sirva o suco de couve manteiga em seguida.