Raw food é um estilo de vida para algumas pessoas, e consiste na prática de alimentação crua.

Não há nada de errado em melhorar a sua dieta para emagrecer, ou levar uma alimentação mais saudável. Porém, é preciso estar informado sobre o plano que você pretende iniciar, porque afinal, nem toda dieta funciona para todos, e uma dieta de alimentos crus, o raw food, é uma delas.

Na medicina tradicional chinesa, acredita-se que os alimentos crus naturais podem exigir mais energia do seu corpo para digerir. O uso contínuo destes alimentos pode enfraquecer seu sistema digestivo, e causar problemas como inchaço e má absorção dos minerais. A seguir estão as três razões principais pelas quais você deve evitar a raw food.

Por Que Evitar Raw Food

Alimentação crua1. Alimentos crus afetam o metabolismo

Embora o consumo de alimentos crus, como frutas e vegetais esteja associado à redução do risco de doenças cardiovasculares, há crescentes evidências que depender fortemente apenas deste tipo de comida pode acarretar em efeitos adversos nas funções metabólicas.

Alimentos crus são difíceis de digerir e requerem mais energia para tanto. Isto significa que se você tem um metabolismo lento e depende de alimentos crus, você pode acabar comendo um monte, mas absorvendo pouco, o que leva a um acúmulo de resíduos metabólicos, que podem comprometer sua saúde e colocar você em um risco mais elevado de doenças.

Em referência a um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, indicou que uma dieta muito rigorosa de alimentos crus pode não ser recomendável para uso a longo prazo.

2. Reação do Corpo a Alimentos crus

Há relatos de que os alimentos crus provocam uma resposta mínima do sistema imunológico quando uma pessoa consome. Por outro lado, o consumo de alimentos cozidos aumenta os níveis de glóbulos brancos do sangue, indicando uma resposta de stress moderado sobre o seu corpo.

raw food não oferece muita energia para o seu corpo, o que pode ser útil na perda de peso. No entanto, em tempos de escassez, recebendo menos energia a partir de alimentos crus, ao mesmo tempo que se gasta mais energia para comer e digerir, não parece ser algo muito bom.

3. Desequilíbrios hormonais

A maioria dos alimentos crus contêm compostos que bloqueiam determinadas funções no corpo, incluindo a função da tireóide, podendo levar ao hipotireoidismo. Se você tem uma função tireoidiana já enfraquecida, ou se você está propenso a distúrbios da tireóide, tais compostos que bloqueiam a sua função vai ter efeitos adversos sobre a capacidade do seu corpo para manter o equilíbrio hormonal.

Hormônios têm efeitos de longo alcance em seu corpo, e deficiências ou desequilíbrios podem causar estragos a seu bem-estar. Estes efeitos são dependentes da gravidade da sua deficiência, e os hormônios a serem produzidos. O Calor desativa os efeitos de bloqueio de compostos encontrados em alimentos crus. Assim, é aconselhável cozinhar os legumes antes de comê-los.

Cozinhar os alimentos é importante

Melhora a digestão

Cozinhar os alimentos aumenta a biodisponibilidade e digestibilidade dos nutrientes. Isso também enfraquece os tecidos conjuntivos em planos fibrosos, permitindo que o alimento seja digerido de forma mais eficaz. Além disso, ele desativa fatores anti-nutricionais.

Acelera o metabolismo

Alimentos cozidos são mais fáceis de digerir, absorver e metabolizar. Isso tem efeitos positivos sobre a energia líquida em seu corpo. Tem sido demonstrado que pessoas em dietas vegetarianas têm melhor desempenho reprodutivo.

Conclusão

Enquanto a maioria das pessoas pensa que cozinhar altera o valor nutricional dos alimentos, o consumo de alimentos crus pode ter efeitos adversos de longo prazo sobre sua saúde.

O alimento cru requer mais energia para ser digerido, absorvido e metabolizado. Se você confiar em raw food por um período prolongado, eles podem levar a deficiências hormonais, ou enfraquecer a sua digestão, seu metabolismo e até sua imunidade.

Cozinhar poupa as reservas de energia em seu corpo, e também ajuda a melhorar a digestibilidade, absorção e metabolismo. Embora os alimentos crus tenham valores nutricionais mais elevados, cozinhar usando o calor moderado pode deixar os nutrientes prontamente disponíveis para ser utilizado por seu corpo.