Descubra 5 alimentos que ajudam a emagrecer, algumas dicas pra melhor aproveitá-los, e o porquê auxiliam no emagrecimento.

Como já sabemos, dieta para emagrecer perfeita não existe. Todas elas tem seus prós e contras, e as muito restritivas não são recomendadas.

Porém, saiba que há alimentos-chave, comprovados por pesquisas, que ajudam bastante a perder peso.

Estes alimentos funcionam de maneiras diferentes, e por razões diferentes, mas todos tem em comum que, combinados com um plano de perda de peso, ajudam a alcançar esse objetivo de forma mais rápida.

Alimentos Que Ajudam a Emagrecer

1. Pistache

Alimentos que Ajudam a Emagrecer

O primeiro alimento que ajuda a emagrecer da lista é o pistache. Estas nozes são o lanche perfeito porque são ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Não se deixe enganar pelo rótulo de “gordura”. No pistache a gordura é insaturada, o tipo saudável para o coração.

Contagens de calorias podem ser enganosas; nem todas as calorias são iguais. Pesquisadores da UCLA Center for Human Nutrition, observaram dois grupos de pessoas em dieta de baixa caloria por 12 semanas. Para o lanche da tarde, um grupo ingeria 240 calorias de pistaches, e o outro, 220 calorias de pretzels. Os IMC (índices de massa corporal) do grupo do pistache, mostrou mais melhorias, e os seus níveis de colesterol e triglicerídeos tiveram maior redução.

2. Cogumelos

Outro alimento que ajuda a emagrecer é o cogumelo. Ele pode substituir a carne por seu sabor rico e sua textura que lembram a carne.

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Gerenciamento de Peso da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, demonstrou este efeito em um estudo, mostrando que a substituição da carne pelo cogumelo em uma refeição por dia, resultou em uma perda de peso significativa.

3. Iogurte

Alimentos que ajudam a emagrecerJá não é mais novidade que o iogurte emagrece. Um dos estudos mais impressionantes sobre nutrição e perda de peso, conduzida por Darius Mozzafarian de Harvard, e publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que o iogurte é um fator surpreendentemente importante para determinar as pessoas que mantêm o peso à medida que envelhecem, e aqueles que engordam mais ao longo do tempo.

Utilizando dados do Nurses Health Study, Mozzafarian e sua equipe analisaram os hábitos alimentares de mais de 120.000 pessoas, para obter os dados em comum entre aqueles que ganharam peso com a idade, e aqueles que mantiveram suas silhuetas jovens. De todos os alimentos relacionados com a perda de peso, o iogurte foi o que teve maior classificação. Os cientistas ainda não sabem porque o iogurte parece tão consistentemente associado com a magreza, mas atentam-se para o fato de que é possível que a flora intestinal saudável, promovida pelos probióticos benéficos do iogurte, desempenhem papel importante no emagrecimento.

4. Farelo de Aveia

O farelo de aveia é mais um dos alimentos que ajudam a emagrecer.

O farelo de aveia é muito rico em fibras, e por isso faz você se sentir mais satisfeito, e auxilia num processo de eliminação mais rápido. O farelo de aveia, assim como a própria aveia, também absorve gorduras, e por isso é recomendado pelos médicos para reduzir o colesterol.

Uma ótima dica para aproveitar este alimento para emagrecer, é comer uma tigela de mingau de aveia no café da manhã todos os dias.

5. Azeite

Por incrível que pareça, o azeite também está na lista dos alimentos que ajudam a emagrecer.

Como pode algo “gorduroso” te ajudar a emagrecer? O azeite é monoinsaturado. Mas, mais especificamente, de acordo com pesquisa da Universidade de Irvine, o ácido oleico do azeite se transforma no intestino delgado em uma molécula chamada OEA (oleoletanolamina), que alivia a fome e suprime o apetite, enviando sinais para o cérebro de que você está satisfeito.

Utilize o azeite nas suas saladas para emagrecer, e você estará dobrando o benefício de todos os vegetais ricos em antioxidantes.

Referência: Forbes