Muitas pessoas decidem tirar do cardápio alimentos que contém glúten e que possam causar certos problemas ao organismo. No entanto, nem todo mundo sabe quais alimentos contém glúten em sua composição.

Os alimentos com glúten são, normalmente, aqueles que possuem em sua composição malte, trigo, centeio, entre outros cereais.

Mas mesmo com toda a moda glúten free que vem ganhando cada vez mais adeptos, o glúten nem sempre é aquele vilão que todo mundo imagina.

Por isso, listamos alguns dos alimentos que contém glúten, para que assim você saiba o que está consumindo e consiga responder se ele é ou não importante para a sua dieta.

Curiosos Alimentos Que Contém

Entre os alimentos que contém glúten e muita gente não sabe está, por exemplo, a salsicha. Esse embutido é fabricado com os restos moídos de algumas peças de carne, e recebe a adição de algumas farinhas ou derivados de trigo na hora de dar a consistência necessária ao produto. Por isso, o importante é ler sempre a embalagem e ver se ela leva a informação “Contém Glúten”.

Alimentos que contém glúten
O sorvete é um dos curiosos alimentos que contém glúten.

O molho de soja é também um dos alimentos que contém glúten e que nem nos damos conta. Isso acontece porque o molho é produzido com uma porcentagem de quase 50% de trigo, uma das principais fontes de glúten existentes na natureza.

Os frios também estão na lista dos alimentos que contém glúten e basicamente pelo mesmo processo da salsicha. Presunto e mortadela são alimentos também processados que possuem glúten em sua composição, e que por isso não podem ser consumidos por celíacos ou pessoas que estão em uma dieta de glúten free.

Sorvetes também estão nessa lista, isso porque a maior parte deles possui em sua composição o amido, que ajuda a dar mais sabor para o doce. Além disso, os que possuem pedaços de biscoitos ou calda de chocolate também tem o glúten adicionados nesses alimentos.

O caldo de carne, um tempero muito utilizado pelos brasileiros, também contém glúten e nem todo mundo sabe. A substância é adicionada para dar consistência ao alimento, já que os grânulos em pó são os responsáveis pela adição do macronutriente.

Alimentos processados e o glúten

Uma boa parte dos alimentos processados tem o glúten adicionado em sua fórmula. Isso porque ele é um importante estabilizador e espessante utilizado na indústria alimentícia para conservar e também dar mais sabor aos alimentos.

Por isso, o importante é sempre ler o rótulo dos produtos e ficar atento na hora de comprar pudim, cremes, molhos de saladas prontos, polpas de frutas, misturas para bebidas, doces, chicletes, alimentos enlatados, achocolatados, caldas, refrigerantes, batatas chips, entre outros.

Além disso, você pode encontrar sessões nos supermercados de glúten free, e também encontrar lojas especializadas nesses alimentos e que conseguem oferecer uma ampla variedade de opções sem glúten de alimentos que geralmente contém a substância, em suas formas naturais, como pães, cervejas, entre outros.

Alimentos Que Contém Glúten Fazem Mal?

De acordo com alguns especialistas, os alimentos que contém glúten podem fazer mal ao organismo por conta do modo como o nutriente é absorvido pelo organismo. Isso acontece porque o glúten se transforma em uma cola que, ao se prender as paredes intestinais nem sempre é digerida por completo.

Isso faz com que um processo de inflamação comece a acontecer no intestino, provocando dores abdominais, inchaço, gases e as vezes irritabilidade intestinal. O problema é que muita gente acredita que os principais vilões só estão nos pães, bolos e massas, mas não se dão conta de que o glúten pode estar presente em mais alimentos do que imaginamos.

Se você quiser saber qual a opinião de especialistas sobre o glúten e a perda de peso, leia o post Posso Comer Glúten E Emagrecer?