Para quem precisa emagrecer ou perder peso, existem alimentos que saciam e que podem ajudar demais nesse processo, de forma saudável e eficaz.

Neste artigo você vai conhecer uma lista com alguns destes alimentos recomendados por uma nutróloga entrevistada no Globo Repórter. E não pense que você vai precisar só comer coisas ruins ou sem gosto. A lista está cheia de delícias!!!

Alimentos que saciamTais alimentos são chamados também de sacietógenos, e dão uma maior sensação de saciedade que outros, facilitando assim a perda de peso, já que com eles você vai se sentir mais satisfeito e consequentemente comer menos.

Além disso, são saudáveis e alguns deles ricos em fibras solúveis que se dissolvem na água.

E mais… Para ela, pensar em calorias é um erro. Mesmo que o alimento seja pouco calórico, nem sempre ele vai dar saciedade. E para quem busca como emagrecer, o melhor é consumir alimentos que saciam. Dessa você se sente melhor, e passa mais tempo sem fome.

Tais alimentos devem ser utilizados principalmente nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

Alimentos Que Saciam

Conheça os alimentos que saciam indicados pela nutróloga, e alguns de seus outros benefícios:

Banana

A banana está entre os alimentos mais indicados para o café da manhã principalmente pela sua ação sacietógena, como um carboidrato saudável, e uma das melhores fontes de amido resistente.

Abacate

Fruta deliciosa, uma vitamina de abacate cai sempre bem.

Além disso é rico em vitaminas A, E e C. Só não é indicado abusar desta fruta, que também contém gorduras.

Azeite De Oliva

O azeite de oliva pode ajudar no emagrecimento por oferecer uma maior sensação de saciedade, e por ser menos gorduroso que os demais óleos.

Cebola

A cebola é pouco calórica, e oferece benefícios à saúde, além de sua ação sacietógena.

Jiló

O jiló possui antioxidantes, protegendo assim a saúde de seu coração.

Pepino

Além de te ajudar a sentir mais satisfeito, o pepino também faz bem à pele.

Abobrinha

A abobrinha também é rica em vitamina A, e fonte de sais minerais, como o cálcio, o fósforo, e o potássio, substâncias que fortalecem dentes, ossos e articulações.

Cacau

Quem diria não é mesmo? Mas sim, o cacau pode te ajudar na perda de peso. O chocolate amargo, mais rico em cacau e com menos açúcar, é um ótimo aliado de quem é fã da guloseima, e ao mesmo tempo precisa emagrecer.

Canela

A deliciosa especiaria conhecida como canela, aumenta a sensação de saciedade, e retarda o esvaziamento do estômago, principalmente para reduzir os picos de açúcar no sangue.

Chá verde

chá verde ajuda a reduzir a gordura corporal, e a acelerar o metabolismo, além de ter ação termogênica.

Café

O café pela manhã não é bom apenas para acordar. Ele também está associado a um menor risco de várias doenças, como diabetes e câncer de próstata.

Termogênicos

Alimentos termogênicos e que ainda ajudam na sensação de saciedade são:

  • Canela;
  • Café;
  • Azeite de oliva;
  • Pimentas.

Principalmente se acompanhados de legumes, frutas e verduras, estes alimentos terão grande poder sacietógeno.

Dicas Para Aproveitar Os Alimentos Que Saciam

Veja algumas dicas da Nutróloga para melhor proveito dos alimentos que saciam:

Manhã

abacate batido com banana

No período da manhã, uma refeição perfeita para se sentir satisfeito é um quarto de abacate com uma banana.

Você vai ficar até a hora do almoço sem fome, e ainda terá comido algo gostoso, nutritivo, e não algo sem graça, talvez até pouco calórico mas que não te dê energia e nem satisfação.

Noite

Sopa de Abobrinha a noite é excelente para se sentir satisfeito, dormir sem fome e não engordar.

Cebola

Para quem é fã de cebola, pode abusar do alimento durante as refeições, pois além de rica em fibras, a cebola também vai te ajudar a se sentir mais satisfeito.

Uma salada de cebola com pepino é melhor ainda. Dois ingredientes ótimos para tirar a fome.

Lanches

Frutas como a ameixa, o pêssego, a pera e a manga são ótimos sacietógenos. Você pode inseri-los nos lanchinhos, ou levar para o trabalho para comer quando bater aquela fome.