Os alimentos ricos em cálcio são uma das razões para a boa idéia de que é possível comer bem, e ainda assim emagrecer.

Muitas vezes emagrecer é associado como um processo de privação de uma série de alimentos. Parece que tudo o que é bom é proibido, mas a verdade é que alguns estudos vem comprovando que é possível comer bem e perder peso.

Presente na alimentação de pessoas que gostam de laticínios e principalmente na de quem sofre com a osteoporose, deficiência de cálcio e pressão alta, os alimentos ricos em cálcio são comprovadamente eficientes na perda de peso.

Mas você sabe por quê e quais são os alimentos mais ricos no nutriente?

Veja também: O Cálcio Na Perda De Peso.

O Cálcio Nas Dietas

Alimento rico em cálcio
Chia é a campeã entre os alimentos ricos em cálcio

Um estudo realizado na Universidade do Tennessee, EUA, tinha como objetivo mostrar os benefícios do cálcio para o controle da pressão arterial. Mas a equipe do pesquisador Michaek Zemel acabou descobrindo, quase que por acaso, que os alimentos ricos em cálcio eram também úteis na queima de gordura no organismo.

Zemel decidiu dar aos participantes de seu estudo dois copos de leite ao dia, e comparar seu empenho com o de pessoas que tinham uma dieta pobre em cálcio.

Ao final, constaram que os participantes que consumiram cálcio diariamente não só tiveram uma redução da pressão arterial, como também apresentaram quilos a menos na balança. O professor percebeu que o cálcio altera o trabalho realizado dentro da célula e faz com que elas armazenem uma quantidade menor de gordura.

Com esse resultado, a Universidade de Purdue, além da USP e UNIFESP que também realizaram outras pesquisas com o cálcio, descobriram que os alimentos ricos em cálcio são benéficos para uma dieta de perda de peso.

Como Consumir O Cálcio

Os alimentos ricos em cálcio mais conhecidos dos brasileiros são o leite, o queijo e o iogurte. Mas existem outros mantimentos ricos no nutriente e que nem imaginamos que podem nos fazer bem.

O Tofu, por exemplo, muito consumido pelos veganos, é mais rico em concentração de cálcio do que o leite. Cerca de 159mg em 100g do produto, contra os 100mg encontrados na mesma quantidade de leite.

Verduras ricas em cálcio
O brócolis e espinafre contém mais cálcio do que o leite

O brócolis é ainda melhor, e conta com 400mg de cálcio em apenas 100g da verdura, 4 vezes mais que o tão famoso leite. Outra folha verde importante é o espinafre, que conta com 160mg de cálcio e ainda ajuda a perder barriga. Já a sardinha conta com 500mg do mineral em apenas 100g, além de ser rica em ômega 3.

Quando falamos de grãos e cereais a semente de gergelim está entre os alimentos ricos em cálcio mais procurados. Ela possui a mesma quantidade do mineral que o brócolis, mas ajuda a regular o intestino e no controle do triglicérides e do colesterol. A soja conta com mais de 90mg por porção e tem esse valor aumentado para 280mg quando falamos em leite ou farinha de soja.

Outros alimentos ricos em cálcio e que também trarão benefícios extras para a sua dieta são o grão de bico (com 120mg em 100g do alimento), a linhaça (com 200mg do mineral) e a campeã de concentração, a Chia. Isso porque 100g do alimento conta com 556,8mg de cálcio. E olha que eles ainda turbinam o sistema imunológico, combatem cãibras e ajudam no funcionamento do sistema digestivo e nervoso.

Por esse motivo os alimentos ricos em cálcio vem sendo apontados como revolucionários na alimentação, e inseridos com bastante benefício em vários tipos de dieta.

O cálcio ainda é ótimo para quem tem cálculo renal, já que a maioria de seus alimentos são diuréticos. Mas lembre-se: o ideal é que antes de começar uma dieta alimentar, um nutricionista ou endocrinologista seja consultado, pois ele saberá exatamente quais são os alimentos ideais para você e a sua saúde em específico.