Os alimentos ricos em fibras oferecem benefícios à saúde, e facilitam o funcionamento do intestino.

Eles previnem também algumas doenças como o câncer de intestino.

As fibras estão especialmente entre alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas.

É recomendado ingerir de 20 a 40 gramas por dia, sem esquecer de ingerir bastante água, pois do contrário, ao invés de soltar o intestino, acabará ocasionando o contrário.

Outro grande benefício é que estes alimentos também ajudam quem deseja emagrecer. Ao facilitar o funcionamento do intestino, as fibras ajudam a promover a saciedade. Sem contar que essa parceria entre fibras e água é ótima para conquistar a barriga mais sequinha.

alimentos ricos em fibrasBenefícios das Fibras

Veja abaixo alguns dos benefícios que as fibras oferecem:

  • Fibras ajudam a emagrecer: Ajudam a aumentar a sensação de saciedade;
  • Previnem e ajudam no combate a prisão de ventre;
  • Previnem algumas doenças intestinais como as hemorróides, divertículos do intestino grosso, e câncer de intestino.

Alimentos ricos em fibras – Listagem

Conheça alguns alimentos ricos em fibras, e quanto de fibras contém neles.

Vegetais Ricos em Fibras

  1. Alcachofra = 10,3 g
  2. Abóbora Cozida = 5,7 g (por copo)
  3. Brócolis 5,5 g (por copo)
  4. Feijão de soja 10,3 g (meio copo)
  5. Espinafre 5,1 g (por copo)
  6. Quiabo 4 g (por copo)
  7. Batata 4,4 g

Pães Ricos em Fibras

  1. Pão de centeio 5,6 g (2 fatias)
  2. Pão de trigo 5,2 g (2 fatias)

Frutas Ricas em Fibras

  1. Ameixas 7,7 g (por copo)
  2. Manga 3,3 g
  3. Maçã 3,3 g
  4. Pêra 5,1 g
  5. Framboesa 8 g (por copo)
  6. Morango 3,3 g (por copo)
  7. Uva Passa 5,4 g (por copo)

Castanhas Ricas em Fibras

  1. Amêndoas 3,5 g (a cada 24 unidades)
  2. Pistache 3 g (a cada 47 unidades)
  3. Amendoim 4,6 g (a cada 56 unidades)
  4. Nozes 4 g (a cada 30 unidades)

Legumes Ricos em Fibras

  1. Feijão Preto Cozido 7,5 g (meio copo)
  2. Lentilha 7,8 g (meio copo)
  3. Ervilhas Cozidas 16,3 g (por copo)

Alimentos Ricos em Fibras Vegetais

Os principais alimentos ricos em fibras vegetais são: algumas frutas, cereais integrais, nozes, arroz integral, pão integral e as farinhas (de trigo, aveia, arroz).

As fibras vegetais estão relacionadas ao bom funcionamento do intestino.

Toda dieta deve ser equilibrada em fibras. Seu uso em excesso pode ser prejudicial, podendo haver a diminuição da absorção de minerais como o magnésio, o cálcio e o ferro.

Alimentos Ricos em Fibras Insolúveis

Dentre os principais alimentos ricos em fibras insolúveis estão os cereais, as amêndoas, os amendoins, as favas e a vagem.

Eles ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, aliviando a prisão de ventre. Também são importantes na prevenção ao câncer de intestino, por proteger o contato com substâncias nocivas.

Alimentos Ricos em Fibras Solúveis

Os principais alimentos ricos em fibras solúveis são o pêssego, a banana, a pera, o morango, a tangerina o brócolis, etc.

As fibras solúveis auxiliam o emagrecimento por se dissolverem na água, formando um gel ao chegar ao estômago e, assim, diminuindo o apetite. Têm esse nome por absorverem a água, transformando-se em substância gelatinosa que envolve a gordura, impedindo sua absorção.

São importantes na prevenção e tratamento ao colesterol e diabetes.

Vídeo – Alimentos Ricos em Fibras Ajudam a Emagrecer

Veja no vídeo abaixo, a explicação que a nutricionista Karen Honorato dá a respeito dos alimentos ricos em fibras.

Segundo ela, na alimentação e na dieta para emagrecer, não devem faltar as fibras. Os alimentos citados no vídeo são o grão de soja, a lentilha, a ervilha, as frutas, verduras e vegetais.

Salienta que não deve faltar água. Se você pretende aliar as fibras a sua alimentação diária, e se beneficiar de suas propriedades, não se esqueça de ingerir uma grande quantidade de água, para que não haja uma reação adversa, que ao invés de soltar o intestino, possa ocasionar em constipação. As fibras devem ser eliminadas, e não devem permanecer no organismo.