Os alimentos sem lactose vem sendo cada vez mais procurados por pessoas que querem reduzir o peso e melhorar o funcionamento do organismo. Isso porque, assim como acontece com o glúten, a lactose pode inflamar o nosso corpo.

Alimentos sem lactoseA lactose (açúcar presente no leite) e também as proteínas betalactoglobulina e caseína podem ser as responsáveis por um processo de inflamação do organismo que está diretamente associado ao ganho de peso, ao desconforto abdominal e aos temidos casos de barriga inchada.

Por esses motivos, os alimentos livres de lactose vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de grandes supermercados em todo o país, assim como a busca por casas de produtos naturais e livres do processo de industrialização.

Mas você sabe quais os alimentos sem lactose já estão disponíveis para consumo, e o que eles podem trazer de benefícios para a sua saúde? Abaixo respondemos cada uma dessas perguntas para que você saiba, mesmo se não for alérgico ou intolerante a proteína, o que é mais aconselhável consumir.

Lista de alimentos sem lactose

O grande problema que as pessoas que tentam entrar em uma dieta com alimentos sem lactose, ou que tem algum tipo de alergia ou intolerância encontram, é o de achar alimentos que não levam leite de vaca em sua formulação. Isso acontece porque boa parte dos alimentos encontrados nas prateleiras dos supermercados possuem traços de lactose.

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Molhos

É importante saber que a maioria dos molhos, como o ketchup e mostarda, não possuem leite em sua composição e também possuem opções integrais. Ainda para usar como tempero você pode escolher molhos como teriyaki, de soja, peixe, chili, agridoce, curry, entre outros que estão na lista dos alimentos que não contém lactose.

Pães

Na ala dos pães, o do tipo francês é o único tradicional que se encaixa nos alimentos sem lactose. As outras opções são feitas com exclusividade e vendidas em padarias e produtos de lojas naturais.

Chocolates

Os chocolates sem lactose também já são uma realidade e as versões em pó são livres da proteína do leite, o que facilita a vida de quem troca o leite de vaca pelo de soja, mas não abre mão de usar chocolate no café da manhã. Já na hora de comprar os achocolatados, é preciso ter cuidado, já que muitas marcas utilizam o leite em pó na composição de seus produtos com a intenção de adocicá-los.

Manteiga

A maior dificuldade está também na hora de adquirir um recheio para passar no pão que não contenha nenhum traço de leite, já que costumamos usar muito a manteiga e o requeijão. O ideal é usar manteiga de castanha ou a ghee, uma versão da manteiga na qual a lactose é retirada no processo.

Outros

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Geléias, manteiga de abóbora e maçã e até mesmo mel podem ser usados sem medo.

Benefícios dos alimentos sem lactose

Entre as vantagens dos alimentos sem lactose estão a baixa quantidade de calorias, já que eles passam por um menor processo de industrialização.

Quem opta por uma dieta sem lactose, também costuma aumentar o consumo de hortaliças, verduras e também legumes, trazendo mais nutrientes para o organismo.

Além disso, os alimentos mais calóricos como chocolates e doces ficam fora do cardápio e ajudam a manter os níveis de glicose controlados, além de evitar o acúmulo de gordura. Dessa maneira você promove uma verdadeira “faxina” em seu corpo e ainda consegue reduzir medidas e perder peso.

O ideal é que você consulte um médico nutricionista antes de retirar a lactose de sua dieta. Ele lhe ajudará a montar um cardápio equilibrado e rico em alimentos que são boas fontes de cálcio, como as folhas verde escuras. Além disso, você também saberá se pode ingerir as versões sem lactose dos alimentos ou se precisará migrar para as fontes de leite de soja, arroz, castanhas, entre outros.