O arroz integral engorda a não ser que você use a quantidade correta!

Neste post vamos mostrar exatamente qual é quantidade recomendada do alimento. E mais:

  • Quais seus benefícios;
  • Como preparar;
  • Quais as alternativas;
  • Diferença do arroz integral, branco e parboilizado.

Apesar disso, é incrível como o arroz integral impacta de uma forma positiva na sua saúde.

Talvez você ainda não tenha percebido de como o arroz integral pode mudar sua qualidade de vida.

Na nossa correria no dia-a-dia, seja quando estamos na rua ou em casa, nas refeições principais o arroz faz parte da maioria dos pratos do povo brasileiro.

Vamos demonstrar neste artigo todos os benefícios do arroz integral para que quer emagrecer e ter uma vida mais saudável.

Desvantagem: o arroz integral engorda

A única coisa que se pode comentar é que a diferença de calorias é muito pequena em relação ao branco.

Como usar o arroz integral na dieta
Essa é a forma adequada de usar o arroz integral, se seu objetivo for a perda de peso

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, numa porção de 100g, o arroz branco possui 128Kcal enquanto o integral tem 124Kcal.

Em um regime, a questão não é cortar o arroz, mas sim diminuir sua porção.

Já que o arroz vai fazer parte uma dieta, por que não comer o mais saudável?

Como não engordar com o arroz

Com certeza o arroz integral contribui para a perda de peso, entretanto, deve ser consumido com moderação!

Numa dieta equilibrada, o consumo exagerado de qualquer alimento rico em energia e nutrientes fará com que haja sobrepeso.

O arroz, em si, é um alimento com alto índice de carboidratos que mais tarde se transforma em gordura.

Índice glicêmico do arroz

O arroz integral é um alimento saudável e nutritivo.

Consumido com prudência, sem dúvida vai fazer com que traga muitos benefícios sem provocar aumento de peso.

O índice glicêmico do arroz integral é mais baixo, isso facilita sua digestão pois se torna mais lenta, aumenta sua saciedade e fará com que você não tenha fome por mais tempo.

Fibras

Você ficará satisfeito comendo pouco. As fibras alimentares presentes na versão integral do arroz, ajudam na perda de peso ao reduzir o apetite e diminuindo assim o consumo das calorias.

Substituir o arroz branco pelo integral vai reter o aumento da gordura da barriga.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada por especialistas é de 90 gramas por dia, isso equivale a 4 colheres de sopa.

Vale lembrar que para perder peso, também, envolve trabalhar outras variáveis como:

  • Sedentarismo;
  • Dieta desequilibrada;
  • E genética, por exemplo.

Recomendamos a ajuda de profissionais da saúde para lhe ajudar melhor neste processo como um nutricionista (ou nutrólogo) e um personal trainer.

Uso do arroz nas refeições

Segundo uma pesquisa do IBGE, o arroz é o segundo alimento mais consumido depois do café.

O arroz é usado em muitas receitas para refeição. Nossa cultura é muito rica e a diversidade é enorme.

Veja alguns exemplos:

  • Canja;
  • Bolinho de arroz;
  • Galinhada;
  • Sushi;
  • Paella;
  • Risoto;
  • Carreteiro, e em muitas outras receitas.

O arroz é, sem dúvida, o queridão da família brasileira, seja ele branco, integral, parboilizado, negro, arbóreo ou japonês.

Apesar de conter muitos tipos, o arroz integral e o branco estão entre os mais vendidos, entretanto, o integral se destaca por ser melhor auxiliando no controle da glicemia, do colesterol e dos triglicérides.

Você está preparando o arroz integral da maneira correta?

De vez em quando você faz “aquela cara” para o arroz integral porque ele não está tão gostoso ou ficou muito duro.

O arroz integral por ter suas fibras na casca não pode ser preparado do mesmo jeito que o arroz branco.

Molho

Deixar de molho por algumas horas, não refogar e cozinhar por mais tempo são algumas dicas para que fique melhor.

Outra sugestão para deixar o arroz mais saudável é colocar menos óleo. Diminuir o sal e evitar temperos prontos também é recomendado.

Diferença entre o arroz integral e o branco

Visivelmente o arroz integral é um pouco mais escuro, devido à sua fina casca. Essa diferença é o que muda tudo!

O arroz branco, também chamado agulhinha, passa por um processo de refinamento. Ele é branquinho uma vez que sua casca é retirada e com isso perde todos seus nutrientes.

O arroz integral já vem com a casca que contém as fibras, vitaminas, minerais e muito mais.

Arroz parboilizado

Só para constar, o parboilizado tem sua casca retirada também, antes, porém, é submetido a um cozimento com a casca.

Os nutrientes passam para o interior do grão com menos intensidade. É o intermediário entre os dois.

Benefícios do arroz integral

O arroz integral certifica que você coma menos devido a sensação de saciedade que dura mais tempo que o branco.

Listamos abaixo uma série de outras vantagens em relação ao branco:

  • É uma fonte de vitamina B, proteínas e minerais (magnésio, fósforo e potássio);
  • Contribui na prevenção e tratamento de várias doenças;
  • Auxilia no funcionamento do intestino;
  • Desenvolve a massa muscular;
  • Reduz os níveis do colesterol ruim (LDL);
  • Na infância, pode auxiliar na redução da asma;
  • Contribui para o bom desempenho do cérebro;
  • Participa no equilíbrio do sistema nervoso;
  • Controla a diabetes;
  • Reduz a gordura abdominal;
  • Pode diminuir a probabilidade de tumores;
  • Tem um grande teor de fibras alimentares;
  • Não contém glúten.

Outro ponto relevante é pela quantidade de metionina, um aminoácido que hidrata as unhas, a pele e evita a queda de cabelos.

Além de tudo é um tipo de antidepressivo natural e abaixa a fadiga recorrente.

O arroz integral beneficia todas as pessoas, principalmente:

  • Com sobrepeso;
  • Com diabetes;
  • Com problemas de coração;
  • Com dificuldade numa dieta equilibrada;
  • Idosos.

Farinha de arroz integral

A farinha de arroz integral é uma outra opção para ajudar no emagrecimento e numa vida saudável.

Ela contempla a ingestão de vitamina B, fósforo, magnésio e manganês.

Como não tem um sabor forte ela pode ser substituída pela farinha de trigo nas receitas em geral, seja em receitas doces ou salgadas.

A mudança

Em virtude dos fatos mencionados você percebeu o quanto é importante o arroz integral na sua alimentação.

Claro que, para quem, não tem costume, será mais difícil esta mudança.

Entretanto, se for aos poucos, misture com o arroz branco em partes pequenas e aumente proporcionalmente. Você perceberá que não será penoso e se tornará gratificante.

O ajuste para uma nova dieta pode deixar seu corpo fraco no início e o arroz integral ajuda nisso também.

Ele é rico em selênio: um mineral que fortalece a imunidade abaixando os riscos de adquirir doenças.

Conhece alguém que tem o hábito do arroz integral em seu cotidiano? Pergunte se ele voltaria ao arroz branco?

Saudável, nutritivo, leve, vantajoso e ajuda no emagrecimento. Assim é o arroz integral.

Aproveite melhor sua vida com mais saúde, prazer e consciência.