Quando falamos de perda de peso ou alimentação saudável o arroz integral é sempre uma das opções mais comentadas. Mas você sabe por que é importante substituir o arroz branco pelo integral?

Uma Revista Americana de Nutrição Clínica conduziu um estudo que revelou que o arroz integral é mais nutritivo do que o arroz comum, e também que permite que os pacientes emagreçam com mais facilidade.

Diferenças Entre o Arroz Branco E O Integral

Arroz integral versus arroz branco

Esteticamente a principal diferença entre os dois tipos de arroz está na coloração, já que o integral tem um tom mais amarronzado e também uma fina camada no grão, diferente da opção refinada.

Isso acontece porque a versão branca passa por um processo chamado refinamento no qual a casca do seu grão, assim como o farelo são retirados, permitindo que o alimento cozinhe em menos tempo e seja digerido pelo organismo de forma mais rápida.

Já o arroz integral, que possui a casca e o farelo, demora mais para cozinhar e também leva quase o dobro de água em seu preparo, porém sua digestão é mais benéfica para o nosso organismo, já que acontece de forma mais lenta.

As cascas e o farelo do arroz integral permitem que ele tenha um grão rico em cálcio, potássio, fibras, proteínas, tiamina e magnésio. Mas o mais importante é que ele possui um baixo índice glicêmico, responsável por controlar o nível de açúcar em nosso sangue.

Benefícios Do Arroz Integral

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Contém Vitamina B1

A cada 100 gramas de arroz integral, 0,26 gramas são de vitamina B1. Uma das principais vitaminas quando falamos na transformação do açúcar em energia, e que está diretamente ligada ao bom funcionamento do nosso sistema nervoso e também cardiovascular.

Proteína

Diferente do grão refinado, o arroz integral tem sua principal diferença na quantidade de proteínas, cerca de 7,3 gramas a cada 100 de arroz.

A proteína é importante para a construção de massa magra, um dos principais objetivos de quem quer perder peso e garantir um corpo mais sequinho e definido. Isso porque quanto maior a quantidade de músculos, maior a queima calórica.

Fibras

Elas são as preferidas dos alimentos saudáveis, já que melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e ainda ajudam no combate ao mau colesterol, e também aos picos de insulina.

Uma porção de apenas 100 gramas de arroz conta com pouco menos de 5 gramas de fibras.

Poucos Carboidratos E Gorduras

Esses nutrientes são tidos como vilões, mas nós já sabemos que eles só fazem mal quando consumidos em excesso, e que são essenciais para o pleno funcionamento de nosso corpo. O arroz integral possui apenas 1,9 gramas de gorduras e 77 de carboidrato.

A quantidade de carboidratos pode até parecer alta, mas por não ser refinado e por estar em união com fibras e proteínas, eles são digeridos de forma mais lenta, oferecendo mais benefícios ao nosso corpo.

Selênio

O mineral é conhecido como um importante fortalecedor do sistema imunológico, e por isso, associado a prevenção de diversas doenças.

E ele é muito importante principalmente para quem está trocando a alimentação para perder peso. Isso porque é comum que o corpo fique mais fraco e doenças comuns como gripe apareçam nessa transição.

O arroz integral e a ciência

A Universidade Tufts, situada nos Estados Unidos, acompanhou cerca de 2.800 pessoas e descobriu que aqueles que consumiam cereais integrais na dieta tinham cerca de 10% menos gordura visceral (aquele tipo maléfico que envolve importantes órgãos), que nós conhecemos como gordura da barriga.

O American Journal of Clinical Nutrition também publicou um estudo sobre os benefícios do arroz integral, e revelou que pessoas que consomem o alimento como principal fonte de grãos integrais perdem com mais facilidade peso, principalmente as gorduras localizadas.