Conheça a novidade que é a teff, uma farinha sem glúten que pode substituir a farinha de trigo, e que tem um gosto bastante agradável. Descubra também seus inúmeros benefícios.

Apesar de um grão antigo, a teff é ainda assim uma novidade. Grão fino que cresce predominantemente na Etiópia e Eritreia, e prospera mesmo em climas difíceis, tem um sabor muito suave, de noz, e embala benefícios que você conhecerá a seguir, e que vão além das expectativas.

É uma farinha equilibrada em aminoácidos, rica em proteínas, cálcio e ferro. Pode ser usada no preparo do pão tradicional, panquecas, e etc. Também pode ser uma excelente alternativa de farinha sem glúten para massas de tortas, biscoitos, e uma variedade de outros produtos de panificação. Os grãos também podem ser consumidos inteiros, cozidos a vapor, ou assados.

Curiosidades

farinha sem glúten
Teff

Antes de citar os benefícios da teff, separamos algumas curiosidades bastante agradáveis deste maravilhoso grão:

  • A história da Teff remonta milhares de anos, para as civilizações antigas da Abissínia, como um suporte confiável para a sobrevivência de nossos antepassados. Atraídos por seu delicioso sabor, composição livre de glúten, e versatilidade, mais consumidores tem buscado experimentar esta farinha, que tornou-se bastante conhecida devido ao seu grande valor nutricional.
  • Seu nome científico [Eragrostis tef (ou Maskal Teff)] empresta seu nome do grego, que significa “a grama do amor” de eros – amor, e agrostis – grama.
  • Para a sua sobrevivência, a teff utiliza um tipo de fotossíntese, chamado de carbono 4, que se desenvolveu no início da era do gelo, e permite que a teff seja mais eficiente a temperaturas tão elevadas como as do corpo humano, ao contrário do trigo, cuja temperatura mais eficiente é de 15 °.
  • Apenas 45 gramas podem produzir até uma tonelada de grãos em apenas 12 semanas, tempo que é centenas de vezes menor do que o necessário para a produção do trigo.
  • Ela ainda ajuda a perder peso, aumentar a libido, e reduzir a queda de cabelos.
  • É, sem dúvida, um dos grãos mais nutritivos do mundo.
  • Também é amigo do meio ambiente, exigindo muito pouca água para prosperar e brota em apenas um dia.

Benefícios da Teff

1. É uma farinha sem glúten

Um dos maiores benefícios da teff para quem está em processo de emagrecimento, é este alimento ser livre de glúten. Alérgicos e celíacos podem consumir sem preocupações.

glúten é uma proteína encontrada no trigo e em outros grãos, como a cevada e o centeio, e é frequentemente associado a problemas digestivos, como gases, flatulência, diarréia e constipação. A teff tem fácil digestão, e ação anti-inflamatória, ao contrário de muitos outros grãos altamente refinados.

Muitos especialistas afirmam que a dieta sem glúten funciona pelo fato de aumentar a produção de hormônios que estão ligados a digestão, e também à saciedade. Isso porque o glúten é tido como o principal vilão na diminuição da produção desses importantes hormônios.

Algumas pesquisas revelam que o glúten permite a permeabilidade intestinal, mas o problema é que alguns pedaços dessa substância, que não são digeridos no intestino, acabam caindo na corrente sanguínea, o que causa uma reposta inflamatória do corpo, que agrava a obesidade e pode até desencadear a doença celíaca.

Leia também: Alimentos Que Contém Glúten E Você Nem Sabia

2. É uma boa fonte de fibras

A teff é rica em amido resistente, um tipo recém-descoberto de fibra dietética que pode beneficiar a gestão de açúcar no sangue, controle de peso e saúde do cólon.

Amidos resistentes podem melhorar a saúde do intestino, alimentando boas bactérias. Estima-se que 20-40% dos hidratos de carbono em teff são amidos resistentes.

Outro alimento rico em amido resistente é a farinha de banana verde. Saiba como fazer em casa.

As fibras ajudam a emagrecer, aumentando a sensação de saciedade, e previnem a prisão de ventre, assim como algumas doenças intestinais como as hemorróides, divertículos do intestino grosso, e câncer de intestino.

Veja outros alimentos ricos em fibras.

3. Embalado em proteínas

Embora não seja uma proteína completa, como a quinoa por exemplo, uma porção de 60 gramas de teff ainda tem 7 gramas de proteína, mesma quantidade de um ovo grande.

Ele é considerado como tendo uma excelente composição de aminoácidos (incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais para os seres humanos), e tem níveis de lisina superiores de trigo ou cevada. A lisina promove produção de elastina e colágeno, mantendo a pele suave, macia e jovem.

Descubra as 26 melhores fontes de proteína para a sua dieta.

Você sabia que ingerir proteínas é fundamental não só para ganhar músculos, mas também para perder barriga?

Descubra o que deve ser aliado ás proteínas para ter uma barriga chapada.

4. Repleta de cálcio

A teff é repleta de cálcio. Cada 100 gramas de teff contém 180mg de cálcio. Uma xícara de teff cozida contém a mesma quantidade de cálcio que está em meia xícara de espinafre cozido, ou em um copo de leite.

É uma ótima alternativa de cálcio para aqueles que preferem uma alimentação livre de laticínios, ajudando a proteger os ossos e diminuir o risco de osteoporose.

Descubra se o cálcio oferece benefícios na perda de peso.

5. Rico em vitaminas e minerais

Teff contém vitamina C, um nutriente que normalmente não é encontrado em outros grãos. É também rico em vitaminas B de tiamina (B1) e piridoxina (B6), e minerais como ferro, fósforo, manganês e cobre. O cobre é vital para a produção de energia e para o bom funcionamento do paladar.

Você sabia que os baixos níveis de cobre podem causar queda de cabelo prematura? Estudos descobriram que aumentar a ingestão de cobre pode acabar com a queda de cabelo e com o envelhecimento precoce.

Os minerais na teff podem ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral, bem como problemas com pressão arterial e colesterol.

6. Ajuda a acalmar os músculos

A teff pode ajudar a relaxar e acalmar os músculos. A ingestão regular de teff pode ainda oferecer alívio para as pernas, e para problemas de insônia ou dores musculares.

Onde comprar

Talvez ainda seja muito cedo para encontrar este grão em seu supermercado local, mas você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais ou orgânicos.

Como Usar

A Teff tem um sabor doce e agradável, e você pode usar como faria com qualquer outro grão. É especialmente gostoso salpicado por cima de frutas, ou num mingau de café da manhã. Ela também pode ser utilizada como uma alternativa ao trigo, a cevada ou à farinha de arroz.

Que tal compartilhar esta novidade com seus amigos?

Referências bibliográficas:

teffco; Body and soul