Conheça 24 benefícios do pilates, e motivos para você praticar! O pilates começou como um meio de condicionamento para um grupo pequeno de pessoas (dançarinos principalmente em Nova York), e gradualmente progrediu ao longo dos anos e explodiu como tendência na década de 90.

Hoje o Pilates é muito mais do que apenas uma aula ou uma tendência de exercícios e você verá abaixo uma série de benefícios do Pilates, que podem mudar a sua vida!

E se o seu objetivo for saber se pilates emagrece, basta clicar e ler o post que fala sobre isso. E se quiser aprender como você pode emagrecer com pilates em casa, clique aqui!

Benefícios do Pilates

Beneficios do pilates

  1. Pilates é usado como o próximo passo após a programas de reabilitação e fisioterapia;
  2. É um exercício de escolha de atletas de elite (de jogadores de futebol para ginastas.);
  3. É uma prática que acalma a mente e energiza o corpo;
  4. Pilates é um tônico revigorante para milhares de pessoas que foram capazes de esquecer suas dores e desfrutar da liberdade de movimento novamente;
  5. É a melhor maneira de obter uma barriga lisa, especialmente após a gravidez;
  6. Pilates melhora a postura. Há grande ênfase no alinhamento adequado durante o exercício. Isso o torna mais consciente do seu corpo e da posição correta do seu corpo em todos os momentos. Também exercita os músculos que são responsáveis ​​pela sua postura – os músculos do tronco. Estes três fatos fazem do Pilates diferente de todos os outros programas de exercícios;
  7. Pilates ajuda as pessoas que têm dores nas costas. Não em casos de hérnia de disco ou graves desvios posturais, mas se você tem um estilo de vida sedentário, rigidez muscular e tônus muscular fraco, o pilates vai te ajudar bastante. Um estudo publicado no Journal of Ortopedia e Esportes Fisioterapia, em julho de 2006, provou que o Pilates é eficaz para pessoas que sofrem de dor lombar crônica;
  8. Pilates ajuda a perder peso. O Pilates em si não faz com que você emagreça em curto período de tempo, a menos que você você adicione a ele outros tipos de exercícios regulares, combinado a uma dieta equilibrada. Veja neste link um programa de emagrecimento completo que ali os exercícios de pilates a exercícios intervalados, e te instrui na alimentação, para atingir um emagrecimento em um período de apenas 6 semanas. 
  9. Ajuda a lidar com o desconforto e as cólicas durante o ciclo menstrual. Praticá-lo alguns dias antes do início do ciclo, ou até mesmo durante a menstruação (escolha os exercícios mais fáceis), fará com que você sinta a diferença;
  10. Pilates deixa seu corpo mais flexível. Sua prática aumenta a flexibilidade das costas. Ser flexível significa ter menos lesões, menos dores relacionadas com os músculos tensos e apresentam melhor desempenho em qualquer tipo de atividade física.
  11. De acordo com um estudo recente realizado na Universidade Estadual Appalachian, Boone, Carolina do Norte (USA), Pilates melhora a auto-eficácia, a qualidade do sono e o humor.
  12. Pilates energiza.
  13. Pilates faz você se sentir leve e descontraído, como se tivesse acabado de ter uma massagem em um spa;
  14. Pilates ajuda a esculpir seu corpo e a deixá-lo maravilhoso;
  15. Purifica a sua mente enquanto exercita seu corpo;
  16. Ajuda na vida sexual, porque além de deixar seu corpo maravilhoso, te ajuda a entendê-lo senti-lo melhor;
  17. Pilates te ajuda a encontrar o seu equilíbrio interior e se livrar da ansiedade. Um estudo da Universidade de Tel Aviv descobriu que um simples curso de exercícios para o equilíbrio (como Pilates) pode resolver problemas de ansiedade;
  18. Pilates melhora a coordenação neuromuscular;
  19. Ajuda a melhorar a memória. Exercícios que incluem exercícios de coordenação, bem como sequências de alguns exercícios ajudam a melhorar a memória;
  20. Pilates melhora a estabilidade e equilíbrio em idosos, e pode melhorar significativamente sua qualidade de vida;
  21. Pilates promove consciência corporal que muda a maneira de sentar, andar e olhar;
  22. Pilates ensina controle sobre o corpo e não cria desequilíbrios musculares que são comuns a outros tipos de exercícios. Pilates trabalha o corpo todo em sinergia;
  23. Pilates melhora a circulação sanguínea em seu corpo, que torna a sua pele mais radiante e seu corpo mais saudável;
  24. Pilates provou ser eficaz no alívio dos sintomas de fibromialgia, artrite e osteoartrite, bem como outros procedimentos cirúrgicos (particularmente do joelho, e do pé.).