O boxe é uma modalidade muito conhecida por homens que procuram as artes marciais, mas há algum tempo ele também ganhou as academias de ginástica e caiu no gosto das mulheres.

A modalidade de luta, assim como o muay thai, é uma ótima opção para quem não quer fazer apenas exercícios aeróbicos, mas pretende queimar muitas calorias de uma única vez, já que com a intensidade certa é possível queimar mais de 800 calorias em apenas uma aula.

Um exercício completo para emagrecer

Exercícios para perder peso

Um dos maiores benefícios do boxe é que ele é um exercício completo, ou seja, aquele tipo que usa todos os músculos. Diferente da maior parte das atividades que trabalham especificamente um grupo muscular ou apenas um músculo.

O grupo muscular central é usado para manter o equilíbrio e força. Já os músculos da perna são essenciais para os chutes e para manter as posições da atividade. Já os braços são usados na hora de desferir golpes e socos, e os músculos dos ombros, das costas e também dos glúteos são usados na realização de desvios e escapes muito presentes no boxe.

Todo esse trabalho muscular faz com que a quantidade de massa magra aumente, assim como a massa gorda (ou as gorduras) seja eliminada. Esse resultado faz com que o metabolismo se acelere e que a pessoa passe a gastar mais calorias diariamente. O boxe ainda melhora o preparo físico e o sistema cardiovascular, já que a pessoa ganha mais resistência e passa a ter uma circulação mais efetiva.

Os benefícios do boxe

Nós sabemos que para emagrecer é preciso ter uma alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas. Mas o problema é que nem todos os exercícios são benéficos para o processo de emagrecimento.

Especialistas afirmam que os movimentos repetitivos podem ser prejudiciais para a boa forma com o passar do tempo, e que por isso é preciso diversificá-los. Mas com o boxe isso não acontece, já que ele conta com exercícios de explosão e de baixo impacto. Isso acontece porque durante o trabalho do boxe é possível correr, pular corda, dar golpes em sacos de areia, e até treinar com um professor ou “parceiro”.

Outro benefício do boxe é que ele é uma atividade divertida e que não tem o tédio de uma corrida na esteira ou de alguns exercícios de musculação. Para as pessoas que não gostam dessas atividades, o boxe chega como uma escolha segura e que fará com que você continue na atividade, e não desista por conta da “obrigação” que sente.

O boxe é energético e pode ser realizado com maior ou menor intensidade, já que não conta com movimentos coreografados. Assim, a pessoa pode descontar seu estresse em um dia cheio de trabalho ou apenas socar o saco de areia de forma mais contida.

Como emagrecer com o boxe

Para que o emagrecimento seja efetivo, é preciso que você realize a atividade física pelo menos 3 vezes na semana, e por pelo menos 30 minutos. As aulas dadas em academias são normalmente voltadas para o boxe fitness, ou seja, não tem combate e fazem o mix de exercícios aeróbicos com os golpes e conceitos da arte marcial.

O ideal é que você procure uma academia e faça uma aula experimental, e que também saiba se o seu instrutor é habilitado para dar as aulas, já que os exercícios errados podem comprometer o seu desempenho e também o seu emagrecimento.

Além disso, é preciso ter uma vida saudável e levar uma dieta balanceada. Por isso, nada de cortar carboidratos ou grupos alimentares importantes, pois você precisará de muita energia para conseguir realizar todas as suas atividades físicas.