Veja algumas dicas de como utilizar o brócolis da melhor forma para sua dieta, lembrando que ele também é importante para a saúde, devendo ser consumido por todos, e não só por quem está em processo de perda de peso.

Originário da Europa, é ainda usado em medicina devido ao seu elevado teor de cálcio: dependendo da forma de preparo, o brócolis possui cerca de 47 mg por 100 gramas de flores, e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, se você não é fã de leite, saiba que você obter mais benefícios ainda através do brócolis.

De acordo com pesquisas publicadas recentemente, os brócolis e o repolho ajudam a evitar o câncer de próstata se forem consumidas pelo menos três porções diárias dos vegetais. Essa pesquisa baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos.

Brócolis Na Dieta

O brócolis e suas propriedades

O baixo teor de calorias no alimento o torna um grande aliado da dieta. Mas seu auxílio no emagrecimento vai muito além disso.

A quantidade de proteínas presentes no brócolis são suficientes para suprir a quantidade de proteínas que seriam obtidas através do consumo do arroz ou de outros cereais, pode ser absorvida através deste vegetal, com a vantagem de que ele contém bem menos calorias.

Além disso, ele é rico em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade, e ainda melhora a digestão e faz com que o intestino trabalhe mais rápido.

Outro grande benefício do brócolis para a dieta e a perda de peso, é o fato de que ele possui praticamente 0% de açúcar, o que além de ser importante para o emagrecimento, também reduz a produção de insulina no sangue. Portanto, se você é diabético e ainda precisa perder uns quilinhos, veja o quão importante é inserir este alimento no seu cardápio.

O brócolis é ainda altamente nutritivo, e rico em uma série de antioxidantes.

Benefícios Do Brócolis

O brócolis e suas propriedades oferecem benefícios que vão além de ajudar na perda de peso, mas também para a saúde em geral.

Ajuda Na Digestão

O brócolis possui isotiocianatos são fitonutrientes que ajudam a proteger o estômago, impedindo o crescimento das bactérias em sua parede.

Reduz A Pressão Arterial

Sua fonte de cálcio e magnésio auxiliam na regulação da pressão arterial. Além disso, o brócolis ainda contém propriedades anti-inflamatórias.

Reduz Os Níveis De Colesterol

O brócolis é benéfico para o coração. Sua fibra alimentar ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim.

Fortalece O Sistema Imunológico

Por ser rico em vitamina C e antioxidantes, o brócolis é um alimento poderoso na prevenção do envelhecimento precoce, e no fortalecimento do sistema imunológico, graças à presença de minerais e antioxidantes.

Previne O Câncer

O Brócolis possui propriedades anti-cancerígenas, restringindo assim o crescimento de células cancerosas.

O composto indol-3-carbinol presente no brócolis, ajuda na reparação do ADN em células e restringe a células cancerosas.

Este alimento ajuda a prevenir o cancro do cólon, cancro da mama e cancro de próstata se consumido regularmente.

Consumo do Brócolis

Brócolis e seus benefícios

O ideal é consumi-lo cru para absorver todas as suas propriedades, e para evitar que o nível de sulforafano seja reduzido, sendo este composto benéfico à saúde, além de conter propriedades anticancerígenas.

Como Preparar o Brócolis

Ele pode ser preparado em forma de saladas, sendo esta a forma mais indicada para conservar todas as suas propriedades.

Cozinhar o brócolis no vapor também é uma forma de ajudar a manter seus componentes nutricionais.

Receitas Com Brócolis

Aprenda algumas receitas light utilizando o brócolis:

  1. Omelete De Queijo Com Brócolis.
  2. Risoto De Brócolis Light.
  3. Sopa De Espinafre Com Brócolis.
  4. Creme De Brócolis E Batata.