Sendo uma das bebidas mais populares, é comum nos endagarmos se o café engorda, no início de uma dieta. Afinal, ele está quase sempre presente na alimentação diária de muitos.

Saber quais alimentos ajudam a emagrecer, e quais são os que engordam é essencial para o processo.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Abic, Associação Brasileira da Indústria de Café, a bebida já é segunda mais consumida do país, perdendo apenas para a água.

Os dados revelam que 98% das residências em todo o território nacional possuem a bebida, e que 67% do total do consumo é feito dentro de casa. Esses números revelam ainda que o consumo feito em cafeterias, padarias ou escritórios também vem aumentando. E um outro tipo de café vem ganhando o gosto popular: as cápsulas.

Mas com tanta variedade e tantas xícaras de café diárias, as calorias da bebida passam a preocupar quem precisa emagrecer e diminuir medidas, gerando a já comum dúvida: café engorda ou emagrece?

O Café E Seu Poder De Emagrecimento

 Café emagrece.
Café com canela está OK

O que muita gente ainda não sabe é que alguns especialistas já estão em busca da resposta do questionamento se o café engorda. Eles vem apontando que o café é um importante aliado no processo de emagrecimento, isso porque ele consegue potencializar o metabolismo e aumentar a saciedade, fazendo com que o consumo alimentar seja reduzido. O efeito é potencializado se adicionada a canela para adoçar.

Ao contrário do que muita gente acredita, o café é uma bebida praticamente isenta de calorias e por isso, não prejudica a dieta alimentar.

O problema é que em alguns casos o grão é assado com uma pequena adição de açúcar, que confere à bebida final 4 calorias por porção. Por isso, o correto é dizer que, sozinho o café não engorda.

Por isso, quando dizemos que o café emagrece e é um aliado da dieta, estamos nos referindo a bebida pura, e também sem leite ou açúcar de qualquer categoria na hora de beber.

Café engorda
O café com chocolate, chantily, ou creme deve ser evitado por quem pretende emagrecer.

Cafés muito elaborados que misturam leite, chocolate e as vezes até chantilly, são os que devem ficar fora das dietas de perda de peso, isso porque todos os acompanhamentos embutem uma alta dose de calorias ao copo, fazendo com que você perca todos os benefícios que a bebida pode trazer ao seu organismo.

Por Que O Café Emagrece?

Um estudo norte-americano publicado na revista estadunidense Metabolism, revelou que a ingestão de duas xícaras diárias de café pode fazer com que as mulheres consigam queimar cerca de 50 calorias a mais nas 4 horas seguintes ao hábito.

O pesquisador Paul Arciero, afirmou que o café é, na verdade, um importante estimulante para o nosso sistema nervoso. Com isso, ele acaba induzindo nosso corpo a gastar mais calorias, diretamente do nosso estoque de gordura.

Arciero ainda afirma que o ideal é consumir no máximo 3 xícaras da bebida por dia, e evitar adicionar qualquer alimento que possa elevar o nível de insulina no sangue, já que essas substâncias conseguem cortar todo o benefício do café no nosso sistema nervoso.

O café é capaz de promover a quebra de gordura (conhecida como lipólise) e também aumentar a resistência que nosso corpo tem ao realizar uma atividade física, com isso conseguimos cobrar mais de nosso organismo quando estamos na academia, promovendo um gasto calórico mais elevado.

Há ainda uma série de pesquisas (que ainda não contam com dados finais) que mostraram em primeiras amostragens que o café ainda pode melhorar a forma como nosso corpo se relaciona com os alimentos ingeridos.

No entanto, alguns estudos controversos ainda fazem uma pesquisa a respeito da melhor absorção de carboidratos pelo nosso organismo toda vez que ingerimos café, assim como relaciona a bebida ao aumento na produção de cortisol, um hormônio responsável pelo estado de alerta e aumento do estresse. Além também de associar a bebida a retenção de líquidos, fato nada agradável para quem está de dieta.

Então, quando se perguntar se o café engorda, você deve se lembrar que ele possui pouquíssimas calorias, e pode, na verdade, ajudar a emagrecer. Porém, beba muita água, pois ele também está associado à retenção de líquidos.