Preciso perder peso, posso comer carboidrato a noite? Se hoje existe um grupo alimentar tido como o vilão da boa forma e do emagrecimento, esse é o carboidrato.

Cortados de muitas dietas e tidos como proibidos nas refeições noturnas, eles geram dúvidas e fazem com que muita gente se pergunte se deve ou não acreditar na lenda que diz que os carboidratos engordam quando consumidos após as 18 horas.

Carboidratos

A verdade é que essa afirmação é errônea, um mito. Ao contrário do que muita gente pensa, cortar um alimento da sua dieta sem a menor necessidade pode, inclusive, atrapalhar a perda de peso, além de trazer uma série de outros problemas, principalmente quando esse corte ocorre no período que antecede o descanso.

O Que Diz A Ciência Sobre Ingestão Do Carboidrato A Noite

Não existe nenhum estudo ou comprovação científica de que ingerir carboidrato a noite faça mal à saúde ou prejudique o processo de emagrecimento. Também não existe nenhum estudo que mostre que o carboidrato engorda mais do que a proteína, ou até mesmo a gordura.

Mas por que então o carboidrato se tornou o vilão de tantas dietas e programas de alimentação saudável?

A resposta pode estar nas dietas da moda, que normalmente cortam o grupo alimentar das dietas e também na idéia errônea de que um prato de carboidrato tem mais calorias do que um prato de carne, por exemplo.

Veja também como funciona a dieta do carboidrato.

A verdade é que se essa carne não for magra, estiver temperada com muita gordura ou até mesmo estiver muito salgada, ela fará mais mal a sua saúde do que uma porção simples de massa.

Outro ponto importante está no fato de que ao dormir, nosso metabolismo tende a desacelerar. Fato que acaba sendo associado a uma certa dificuldade de queima e absorção do carboidrato a noite.

Pensando em analisar melhor todas essas características atribuídas ao consumo de carboidratos a noite, um grupo de especialistas decidiu que era hora de pesquisar mais sobre o assunto. O estudo foi realizado por cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, situada em Israel, e trouxe revelações importantes para quem está querendo emagrecer, mas não sabe se o carboidrato a noite é um aliado ou um “inimigo”.

Estudo carboidrato a noite

O resultado divulgado pelos especialistas foi de que comer carboidrato a noite não está ligado ao ganho de peso. E que o aumento dos números na balança pode apenas ser associado ao sedentarismo, qualidade da alimentação, problemas de saúde e também ao exagero de alguns alimentos durante toda a rotina diária de alimentação.

Durante o período do estudo foram acompanhados cerca de 78 voluntários, que estavam seguindo uma rotina alimentar de 1.500 calorias diárias. Os grupos alimentares estavam divididos entre 30 e 35% de gorduras, 20% de proteína e de 45 a 50% de carboidratos.

Comer carboidrato a noite engorda?

Os voluntários foram divididos em dois grupos de 36 pessoas:

  • O grupo I consumia toda a cota de carboidratos somente durante o dia;
  • Já os voluntários do grupo II deveriam fazer a ingestão de carboidratos também a noite.

Ao final do estudo, 6 meses depois, os voluntários dos dois grupos tinham eliminado 10 quilos.

Porém, a taxa de leptina verificada entre os participantes dos dois grupos foi um pouco diferente. A leptina é um hormônio que age no sistema nervoso central, e que ajuda a controlar o apetite.

O Grupo II, que consumiu carboidrato a noite teve taxas maiores do hormônio em comparação ao grupo que podia comer o alimento durante todo o dia. Este grupo ainda teve maiores concentrações de grelina e adipectia. O primeiro hormônio promove o apetite, e o segundo é o responsável por evitar que a gordura seja depositada em nossas artérias, além de ter ação anti-inflamatória e efeito direto na insulina.

Com isso, concluiu-se que o consumo de carboidrato durante a noite não atrapalha a dieta e ainda pode ser um verdadeiro aliado durante todo o processo de emagrecimento. Por isso, o ideal é ter uma alimentação equilibrada, e o grupo alimentar em uma proporção de 50 e 60% do consumo total diário.