Dieta do chá pode parecer um nome muito clichê. Mas todo clichê tem seu fundo de verdade… E estas bebidas são realmente verdadeiros aliados de uma alimentação para emagrecer.

Por isso, divulgaremos um cardápio e a combinação de algumas ervas que, juntas, trabalharão para uma queima de gordura mais rápida e efetiva, podendo eliminar até 6kg em apenas um mês! E ao final do post, ainda te damos uma dica de ouro!

O cardápio é delicioso, e traz 5 opções de pratos por refeição. Só para que não hajam desculpas para começar. Além disso, apresentamos três listas de ervas para você escolher, e usar no preparo dos chazinhos… Que deverão ser tomados no intervalo entre as seis refeições (sim, seis, não se pode dizer que esta dieta faz passar fome).

Alguns podem se perguntar o porquê de seis refeições, e achar que isso possa levar a um excesso de peso. Porém, não se esqueça da importância de se alimentar de três em três horas para manter o estômago sempre trabalhando. E até mesmo para manter o metabolismo acelerado. E ainda por cima as refeições do cardápio da dieta do chá são saudáveis, gostosas, equilibradas, e com a menor quantidade de calorias possível.

Aprenda para que servem as ervas, quais seus efeitos, como preparar as bebidas, e veja um cardápio elaborado pelo site Boa forma e que pode ser seguido como exemplo. E não se esqueça da importância de procurar um profissional da saúde antes de iniciar uma dieta.

Opções de ervas

Antes de começar a falar sobre o cardápio, estamos passando algumas opções de ervas.

ervas para emagrecer

E você poderá escolhê-las de acordo com a sua preferência, ou até mesmo de acordo com a disponibilidade. Afinal, dependendo da sua região, algumas ervas podem ser mais facilmente encontrados do que outros.

Aprenda então um pouco sobre o efeito de cada erva apresentada a seguir, e qual a forma correta de preparar os seus chás emagrecedores.

Desintoxicantes

Os desintoxicantes (ou detox) tem a função de efetuar uma limpeza no organismo, o que vai ajudar na aliminação de toxinas e de gordura, agindo como verdadeira faxina no seu corpo. Algumas opções de ervas desintoxicantes (Caso queira entender melhor sobre elas, basta clicar sobre):

  • Centelha. Tem efeito diurético e antiinflamatório. E outra curiosidade desta erva, é que pode ajudar até no controle da ansiedade (um dos grandes causadores de obesidade).
  • Dente-de-leão. Tem grande efeito desintoxicante, e diurético.
  • Sálvia. Tem função digestiva, carminativa e diurética. Falando sobre sua função carminativa, esta permite que os gases acumulados no tubo digestivo e no intestino (que fazem com que a barriga fique mais inchada e o estômago alto), sejam dissolvidos com mais facilidade.
  • Capim-cidreira. Esta erva medicinal, tem ações antibacterianas, analgésicas e anti-inflamatórias, sendo esta última a mais interessante para o fator perda de peso.
  • Alecrim. Tem ação diurética.
  • Camomila. Tem efeito calmante, diminuindo a ansiedade e a compulsão alimentar.
  • Erva-doce. Mais um diurético, portanto o seu consumo combate a retenção de líquidos, o que, consequentemente, pode contribuir para a perda de peso.
  • Hortelã. Beneficia o sistema gastrointestinal, estimulando as enzimas digestivas que absorvem os alimentos. Ajudando a eliminar o acúmulo de gordura.
  • Espinheira-santa. Tem efeito laxante, ação diurética, e melhora a digestão.
  • Coentro. Ajuda a perder peso e controlar os níveis de colesterol.
  • Cardo-santo. Resumimos suas várias propriedades em digestiva, estimulante, diurética e antimicrobiana.
  • Barbana. Suas propriedades diuréticas e depurativas, podem eliminar o excesso de líquidos através da urina.

Termogênicas

As ervas termogênicas tem o papel de acelerar o metabolismo, assim como a queima de gorduras. Algumas opções de ervas termogênicas:

  • Hibisco. Já muito conhecido entre os que estão de dieta, querendo reduzir principalmente gordura da barriga, o chá de hibisco também aparece abaixo na dica do vídeo.
  • Salsaparrilha. Poderoso diurético, ajuda a eliminar a retenção de líquido do corpo.
  • Chá verde. Antioxidante natural, ajuda a queimar gordura. Além de acelerar o metabolismo, e devido a um composto chamado epigalocatequina galato, também aumenta o gasto energético.
  • Chá branco. Efeito antioxidante.
  • Boldo. Desintoxicante.
  • Chá vermelho. Termogênico, acelera o metabolismo.
  • Carqueja. Este chá estimula a eliminação de líquidos, e combate o inchaço.
  • Guaçatonga. Efeito diurético.
  • Casca de laranja amarga. Termogênico.

Diuréticas

Estas são as responsáveis pelo combate à famosa e temida retenção de líquidos, que pode ser um verdadeiro vilão no espelho, para quem está em busca de perder uns quilinhos, e talvez possa ter este problema intensificado com a retenção e o inchaço causado por esta na barriga e no corpo.

dieta do chá para emagrecer

As ervas diuréticas facilitam a eliminação de toxinas pela urina, e ajudam a eliminar o inchaço.

Algumas opções de ervas diuréticas:

  • Borragem
  • Cavalinha
  • Cabelo de milho
  • Sete sangrias;
  • Ifafa
  • Quebra-pedra.

Sugestões

Algumas boas sugestões de combinações das ervas são:

  • Carqueja, centelha e cavalinha.
  • Dente-de-leão, centelha e alfafa.
  • Chá verde, boldo e cavalinha.
  • Dente-de-leão, chá verde e hibisco.
  • Chá branco, hibisco e carqueja.

Vídeo

Veja a seguir um vídeo de programa de televisão, onde um médico comenta sobre alguns chás que são ótimos para a saúde. E alguns deles também funcionam com efeito emagrecedor.

Eles iniciam o bate papo falando sobre a importância de não fazer comparações. É muito comum quando não estamos satisfeitos com nosso próprio corpo, começarmos a nos comparar com outras pessoas.

Pode ser com pessoas conhecidas, ou até pessoas famosas da televisão. Ainda mais hoje em dia, com o Instagram, ficou ainda mais fácil as pessoas pegarem-se vez ou outra se comparando com alguém.

Mas isso é um grande erro. Devemos lembrar que cada um tem seu biotipo. E é preciso respeitar isso, pra não acabar indo demais contra sua própria natureza. O que pode ser extremamente prejudicial.

Sabemos de casos públicos através da televisão ou de jornais, de pessoas que, numa obsessão pelo corpo perfeito, acabaram apostando em procedimento estéticos que infelizmente foram fatais.

Por isso batemos sempre na tecla de que, é importante sim cuidar da saúde. E até mesmo da estética, pois não vamos ser hipócritas de dizer que isso não é bom. Mas sempre tendo em mente o cuidado com a saúde. Afinal, esta é a nossa maior preciosidade, da qual precisamos cuidar com a todo momento.

É também por isso que aqui no blog, nos preocupamos com você e tomamos o cuidado de sempre dar as melhores dicas. Mas nunca algo que vá prejudicar sua saúde!

Fiz um resumo do conteúdo do vídeo, abordando o mais importante aqui pra nós, que fala sobre o emagrecimento.

Anis-estrelado

Por não ser muito conhecido, você talvez ainda não tenha ouvido falar. Mas este chá é muito fofo e bonitinho, e fácil de preparar. Além de tudo, é termogênico, emagrecedor, e ainda acelera o metabolismo!!!

Preparo: Numa garrafinha de água, acrescente um limão, uma raspa de gengibre e um anis-estrelado.

Hibisco

Esta bela planta, dá uma linda coloração ao chá. Pode até ser servido para as visitas no lugar do cafezinho se quiser inovar e servir algo bonito.

Além disso, ajuda a eliminar a retenção de líquidos.

Preparo: Em 1 litro de água fervendo, coloque 2 colheres de hibisco.

***Os chás começam a partir do minuto 5.

Como preparar

  1. Primeiro você deverá escolher uma erva de cada grupo, ou seja, uma diurética, uma termogênica e uma desintoxicante.
  2. Utilize uma colher de sopa de cada, (exceto no caso do chá verde. Apenas uma colher de chá deve ser utilizada) em recipiente que seja de vidro ou porcelana para que as propriedades do chá não sejam alteradas;
  3. Ferva 1 litro de água numa panela, e despeje no recipiente com as ervas. Abafe por 10 minutos. Após, coe o chá e beba entre as refeições.

Você pode usar a mesma mistura por três dias. Após, é preciso fazer uma nova combinação para que se consiga resultados. Prepare o chá para um dia apenas, pois de um dia para o outro as propriedades não são mais as mesmas.

Não consuma mais do que 1 litro do chá por dia. Beba de três a quatro xícaras apenas por dia.

Cardápio da dieta do chá

Café da manhã

Esta é a primeira refeição do dia. Deve ser bastante reforçada. Quem nunca ouviu falar que devemos comer como reis no café da manhã, como príncipes no almoço, e como pedintes no jantar.

Para começar bem o dia, e compensar uma noite inteira sem colocar nada no estômago, vamos caprichar. Mas sem exageros, claro. Comer até explodir nunca será a melhor opção, nem para aqueles que estão buscando o contrário de nós, que é o de ganhar peso.

Escolha uma das opções abaixo:

  1. 1/2 papaia com 1 colher (sopa) de farelo de aveia, 2 biscoitos água e sal com geleia sem açúcar, 1 copo (200 ml) de leite de soja light batido com cacau em pó;
  2. 1 fatia média de melão, 1 xícara de leite desnatado com café (adoçante, opcional), 1/2 pão francês sem miolo com 1 fatia de queijo branco light;
  3. Lanchinho com 1 fatia de pão integral light com creme de ricota (ou requeijão light), 1 copo de suco de melão batido com 1 colher de linhaça;
  4. Sanduíche com 1 fatia de pão integral light com 2 fatias de peito de peru light, 1 copo (300 ml) de suco de mamão e laranja batido com 1 colher (sopa) de aveia;
  5. 2 torradinhas integrais com geléia sem açúcar, 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 colher de aveia e 5 morangos.

Lanches intermediários

Os lanches intermediários se encaixam entre café e almoço, e almoço e jantar.

Estes são bem mais leves, pois são apenas como um complemento. E ainda vão te ajudar a se manter mais saudável. Afinal, olha só as opções.

Escolha uma das opções abaixo:

  1. 1 pote de iogurte de fruta light;
  2. 1 fatia de pão integral light com creme de ricota (ou requeijão light);
  3. 1 barra de cereais light;
  4. 1 porção de fruta (1 maçã, 1 banana, 1 pera, 1 fatia média de mamão ou melancia);
  5. 1 queijinho fundido com fibras (tipo Polenguinho).

Almoço

Aqui é onde vamos comer como príncipes. E na verdade esta é a terceira refeição. Pois entre o café e o almoço, teve um lanche intermediário. Caprichando, mas só que ainda mais moderadamente que na primeira.

Mas não desanime, porque esta refeição ainda está bastante recheada de coisas boas. E ainda por cima sempre tem uma sobremesa para depois de cada prato.

As opções são leves mas cheias de “sustância”, com todo brasileiro gosta!

Vamos lá.

Escolha uma das opções abaixo:

  1. 1 prato (sobremesa) de alface com tomate e chuchu cozido com sal, 1 fio de azeite e limão, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1/2 concha de feijão, 1 peito médio de frango grelhado e 1 taça de gelatina diet de sobremesa;
  2. Brócolis cozidos com alho tostado e 1 fio de azeite (medida de um pires), mais 1/2 beterraba cozida com sal e salsa, 1 filé de peixe grelhado, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 1 taça de pudim diet de sobremesa;
  3. 1 pratinho de salada de agrião com 1/2 pepino e 2 rabanetes cortados em rodelas finas com sal e limão, 1 pratinho de soja cozida com salsa, 1 fio de azeite e sal, mais 1 pegador de macarrão com abobrinha, tomate e berinjela, e 1 copo de gelatina diet na sobremesa;
  4. 1 pratinho de salada de rúcula com 2 colheres (sopa) de grão-de-bico com 1 fio de azeite e sal, 4 colheres de sopa de frango xadrez, 3 colheres (sopa) de arroz integral, e de sobremesa 1 copo de gelatina diet;
  5. 1 pratinho de salada de alface com 2 buquês de couve-flor cozida com 1 fio de azeite e sal, 3 colheres (sopa) de abobrinha refogada, 3 colheres (sopa) de arroz integral e 1 filé médio de carne que pode ser frango, alcatra, patinho, e deve ser grelhada. E na sobremesa, um copo de flã diet.

Jantar

Lembrando que, antes do jantar, e após o almoço, você pode escolher uma das opções de lanche intermediário. Então o jantar é a quinta refeição do dia desta dieta com ervas.

Aqui, é onde vamos moderar ainda mais. Afinal, a noite não é bom encher o estômago de comida. Além de não ser uma boa opção para quem quer emagrecer, pode ainda atrapalhar o sono. E você já fez várias refeições balanceadas durante o dia inteiro. Então agora, você nem sequer vai sentir a necessidade de comer tanto.

Então, vamos pegar leve!

Escolha uma das opções abaixo:

  1. 1 prato de salada, 2 pegadores de macarrão integral com 1/2 lata de atum light, 5 tomates-cereja e 2 azeitonas com salsa, 1 fio de azeite e sal;
  2. 1 pratinho de salada de alface, 3 colheres (sopa) de ervilha e 1 ovo cozido com 1 fio de azeite e sal, 1 hambúrguer de soja (ou frango) grelhado, 3 colheres (sopa) de purê de mandioquinha;
  3. 1 pratinho de salada de rúcula e 1 tomate com sal e 1 fio de azeite, 2 batatas médias cozidas e recheadas com requeijão light, + 1 colher (sopa) de carne moída refogada;
  4. 1 pratinho de salada de agrião, alface e rúcula com 1 fio de azeite, sal e limão + 1 pão árabe médio com molho de tomate, ricota e orégano (tipo pizza);
  5. 1 pratinho de salada de brócolis e abóbora cozidos com salsa, 1 fio de azeite e sal, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 1 filé de carne magra (coxão-mole) grelhada.

Ceia

Agora, a sexta e última refeição do dia!

Vamos pegar ainda mais leve agora. Praticamente vamos apenas colocar algo no estômago para não dormir de estômago vazio, e que ao mesmo tempo, permita ter um sono tranquilo.

  1. 1 torrada com geleia sem açúcar;
  2. 1 fatia de queijo branco light;
  3. 1 porção de fruta (1 banana, 1 maçã, 1 pera, 1 fatia média de abacaxi ou melão). Esta é uma observação bem particular. Eu em particular, não gosto muito de comer maçã por último, apenas entre refeições. Em mim ela parece abrir o apetite, por isso sempre procuro comer nos lanches intermediários, ou quando pode ser acompanhada de outra coisa em seguida. Isso também acontece com você? Deixe nos comentários se a maçã te dá mais fome, ou no caso, abre o apetite.
  4. 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 col. (sopa) de aveia;
  5. 1 biscoito de gergelim com requeijão light.

Este foi um post bem completinho da dieta do chá. Com um belo cardápio recheado de diferentes opções para você colocar em prática.

As diversas opções que você tem pra escolher, proporcionam um cardápio saudável, um dia a dia cheio de saúde pra você. Sem contar que são combinações poderosas para quem quer perder peso.

Indicação

Sempre insistimos, que não há milagres. Aqui no blog, não costumamos indicar remédios ou fórmulas mágicas para se emagrecer. Estamos preocupados com seu bem estar e com sua saúde. Não vendemos nada que seja contraindicado ou que possa prejudicar sua saúde.

Mas contamos sim, com ótimas opções de emagrecimento, principalmente até mesmo com acompanhamento médico. Que é o caso da nossa indicação de hoje. Um programa de emagrecimento, que foi criado por um médico! E com acompanhamento dele, para que a sua perda de peso seja, acima de tudo, saudável!

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