Que cebola faz bem à saúde todos sabem, mas que a cebola emagrece, essa já é uma informação que nem todos tem conhecimento.

Muita gente conhece o alimento por conta de seu uso como tempero, mas poucos sabem que cebola ajuda a perder peso.

Baixo em calorias e com alta concentração de enxofre, o alimento é usado também por quem está resfriado ou tem problemas respiratórios, mas o que muita gente desconhece é que a mesma substância que faz com que as pessoas chorem ao descascar cebola, é também a responsável pelo auxílio da perda de peso.

Um Poderoso Termogênico

Beneficios da Cebola

A cebola emagrece por conta de sua ação termogênica, a mesma de outros alimentos coringas na alimentação de quem está em processo de emagrecimento, como o chá verde, a canela, o gengibre, o alho e até mesmo o café. A cebola acelera o metabolismo e faz com que o seu organismo queime mais calorias do que está acostumado, auxiliando a perda de peso e também a redução da gordura corporal.

O vegetal funciona também como um verdadeiro bloqueador de gordura e auxilia na movimentação do intestino, ideal para quem sofre com prisão de ventre ou intestino preguiçoso.

Cebola emagrece

Quem quer emagrecer está sempre de olho nas calorias dos alimentos.

Uma cebola de tamanho médio tem apenas 44 calorias, já uma única fatia do alimento contém apenas 6 calorias. O que faz dela ideal para substituir uma série de produtos prontos e alimentos que usados para temperar ou dar gosto a diversos pratos, mas que são ricos em gorduras, sódio e calorias, como os molhos prontos vendidos em supermercados.

Só isso já faz da cebola uma grande aliada da perda de peso, assim como sua concentração de vitaminas C, A, B6 e E, além de fósforo, ferro, magnésio, silicatos, cálcio, flúor e enxofre, que fazem com que ela possa ser usada para prevenir uma série de doenças.

Nutrientes da cebola

Quando falamos que cebola emagrece levamos em conta a quantidade de fibra alimentar presentes em cerca de 100 gramas do vegetal, que está em torno de 2,2 gramas.

Essa fibra regula os níveis de açúcar, promove o bom funcionamento do intestino, regula o colesterol ruim e ajuda a manter o peso, depois que a gordura é eliminada.

O alimento também contém o frutano, uma fibra solúvel que se transforma em gel quando encontra o intestino, e promove a conversão de ácidos graxos, que são laxantes naturais e ainda responsáveis pelo combate a algumas inflamações do intestino, como a de cólon.

Os compostos antioxidade e sulfúricos do vegetal são importantes também para diminuir as inflamações no corpo, que podem dificultar a perda de peso e enfraquecer nosso sistema imunológico. Por esse motivo a cebola emagrece ao ajudar nosso organismo a combater esses agentes nocivos e promover a saciedade.

E nós sabemos que uma pessoa saciada dificilmente comerá mais sem necessidade, e tem menos chances de se render a alimentos altamente gordurosos.

Combate doenças relacionadas à obesidade

Muito além do benefício do emagrecimento, a cebola também ajuda a combater uma série de problemas de saúde presentes em pessoas que estão acima do peso, como os altos índices de colesterol ruim, o LDL, e a defesa do coração.

Para o coração, o vegetal é importante por conta de sua quantidade de cromo. Um estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, mostrou que os homens que possuíam níveis elevados da substância no corpo sofriam 35% menos de ataques cardíacos em comparação aos homens que tinham esse níveis baixos.

Só esse alimento conta com 20% da quantidade recomendada de cromo no organismo em apenas uma xícara.

Outro estudo, dessa vez realizado pela Universidade Tufts, mostrou que pessoas que ingerem a cebola crua diariamente apresentavam níveis 30% maiores de HDL, o colesterol bom, do que os que não consumiam o alimento.

Receitas Para Emagrecer Com Cebola