Resistir a uma cervejinha no final do expediente com os amigos é uma missão consideravelmente difícil, ainda mais quando você está seguindo alguma dieta. Mas será que a cerveja engorda mesmo?

E entre uma cerveja e outra vem aquele petisco e, conversa vai, conversa vem, fica impossível controlar as calorias ingeridas.

Mas A Cerveja Engorda?

O que podemos afirmar é que o álcool pode atrapalhar no resultado da dieta, pois interfere diretamente no metabolismo e dificulta a queima de gorduras.

Bebidas alcoólicas são altamente calóricas.

01 grama de álcool possui 07 calorias, ou seja, é 04 vezes mais calórica que 01 grama de carboidrato. Se considerarmos as gramas de álcool que uma latinha de cerveja, uma dose de vodca, vinho, cachaça ou rum, você notará que está ingerindo centenas de calorias à sua rotina alimentar, o que vai dificultar seu emagrecimento e certamente vai prejudicar sua meta de alcançar a boa forma. Estas calorias em sua maioria serão transformadas em gorduras localizadas.

Assim que o álcool é ingerido ele é metabolizado pelo organismo de maneira diferente dos demais alimentos, sendo transformado em acetato e gordura que é imediatamente armazenada.

A ingestão do álcool além de afetar o metabolismo também contribui para a retenção de líquido, provocando inchaço.

É bastante comum que ao iniciarmos uma dieta, os profissionais capacitados nos aconselhem a evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque para que uma dieta seja bem sucedida é preciso cortar as calorias e o álcool.

É bom lembrar também que as pessoas que possuem o hábito de beber regularmente podem ser vitimas de uma intoxicação da mucosa intestinal que impede a absorção correta de vitaminas como a tiamina, ácida fólica e B12.

A cerveja possui efeito diurético o que aumenta consideravelmente a eliminação de magnésio, zinco, nutrientes e reguladores do organismo.

O álcool é o segundo alimento mais calórico que existe.

A ingestão do álcool atua negativamente sobre o pâncreas o que impede a produção de algumas enzimas que são responsáveis pela eliminação de gordura.

Se você optar por tomar “todas”, você vai ter um corpo repleto de gorduras localizadas, e terá uma maior dificuldade em tonificar seu organismo e adquirir músculos.

Como A Ingestão Do Álcool Interfere No Funcionamento Do OrganismoBebida alcoólica e o emagrecimento

O álcool é absorvido principalmente pelo intestino delgado. Assim, acontece uma rápida transformação das principais funções do organismo para que haja adaptação do corpo aos efeitos do álcool.

O fígado passa a produzir uma enzima denominada desidrogenasse, que transforma o álcool em uma substância altamente tóxica, em que se ligam as proteínas modificando suas estruturas. Estas mudanças e alterações metabólicas prejudicam o funcionamento do fígado, causando inclusive o acúmulo de gordura no fígado, que é extremamente prejudicial à saúde.

Um dos maiores problemas que ocorrem em curto prazo, e que se torna um dos grandes inimigos da boa forma é a impossibilidade do organismo de absorver as vitaminas, minerais e proteínas necessárias ao bom funcionamento do organismo. Pois quando o fígado está trabalhando para eliminar as toxinas provenientes do álcool, acaba eliminando tudo aquilo que faz bem ao organismo através da urina.

Sendo assim, certamente vai faltar vitamina e sobrar gordura.

Uma bebedeira pode causar deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C, todas elas de suma importância para quem quer manter a boa forma, adquirir massa magra e perder peso.

É evidente que você não precisa deixar de curtir um happy hour com os amigos, porém o ideal é beber com bastante moderação e, se possível, optar pela ingestão de sucos naturais.

Calorias Das Bebidas

Esta tabela mostra as calorias das bebidas alcoólicas mais populares:

  • Cerveja: 01 lata de 350 ml: 147 calorias;
  • Vinho branco doce: 01 taça de 125 ml: 178 calorias;
  • Vinho branco seco: 01 taça de 125 ml: 107 calorias;
  • Vinho Rosé: 01 taça de 125 ml: 93 calorias;
  • Vinho tinto seco: 01 taça de 125 ml: 107 calorias;
  • Champanhe, filtrados, espumantes: 01 taça de 125 ml: 85 calorias;
  • Vodca: 01 cálice de 20 ml: 48 calorias;
  • Uísque: 01 dose de 100 ml: 240 calorias;
  • Gim: 01 dose de 30 ml: 60 calorias;
  • Rum: 01 copo de 50 ml: 110 calorias;
  • Licores: 01 cálice de 20 ml: 69 calorias;
  • Cachaça: 01 dose de 50 ml: 120 calorias.

E aí, Vai deixar a cerveja de lado?