Na hora de emagrecer, muita gente vai em busca de produtos naturais que possam lhes ajudar nesse longo caminho, e a chia é um deles.

Isso acontece porque esses superalimentos prometem grandes benefícios e nenhum efeito colateral. Eles podem acelerar o metabolismo, ajudar na eliminação da gordura, e até mesmo reduzir o apetite.

Também chamada de Sálvia Hispânica, a semente de chia é originária do México, da família das lamináceas, e famosa entre os povos da região Norte e Central da América.

Muito comparada à linhaça, que também já esteve no topo dos superalimentos preferidos, a chia tem mais benefícios que sua concorrente, e ainda conta com um grande trunfo: ajuda a controlar a produção de insulina pelo corpo.

Por Que A Chia é tão queridinha

Semente de chia

A semente mexicana tem tantos benefícios que fica difícil não querer consumi-la. Ela é rica em nutrientes essenciais para o nosso organismo, e que são de grande utilidade para quem está tentando perder peso. Entre eles estão as fibras, proteínas, ácidos graxos poliinsaturados, cálcio, ômega 3, fósforo e magnésio.

Informações Nutricionais

Uma porção pequena de 25 gramas de Chia possui:

  • Cálcio: 158 mg;
  • Proteínas: 4,44 g;
  • Fibras: 8,6 g;
  • Magnésio: 84 mg;
  • Zinco: 1,15 mg
  • Ferro: 1,15mg;
  • Potássio: 112 mg.

Além disso, a Chia também é rica em vitaminas do complexo B, como a Tiamina, Niacina e Riboflavina e por isso, configura-se também como aliada importante na recuperação e reconstrução muscular. Ideal também para quem está em busca de um corpo com maior quantidade de massa magra, que ajuda a aumentar a queima de gordura em todo o nosso corpo.

Mas o que mais chama a atenção nessa super semente, é que sua porção de fibras é tão alta que ela ajuda, inclusive, aquelas pessoas que produzem muita insulina, tem altos valores glicêmicos no sangue, e também os diabéticos. Isso acontece porque ela consegue diminuir o índice glicêmico dos alimentos aos quais está aliada, ou até quando consumida sozinha. Com isso, ela diminui a absorção de açúcar no sangue e faz com que os picos glicêmicos sejam inexistentes.

Por exemplo, você já deve ter ouvido falar do importante papel da tapioca na vida de quem quer emagrecer, já que é mais saudável do que um pão branco, por exemplo, prinpalmente por não conter glúten, como este último.

No entanto, o que muita gente não sabe é que esse alimento tem um alto índice glicêmico, e com isso ele aumenta demais os picos de açúcar e insulina, o que pode ser um sério problema para quem quer emagrecer. Mas com uma pequena colher de sobremesa de chia misturada à tapioca, o alimento se potencializa e tem esse índice derrubado, fazendo com que você possa consumi-la sem culpa e com uma grande vantagem.

Como Consumir A Chia

A chia não precisa ser consumida apenas na forma de semente, ela pode ser triturada até virar farinha, e ser implementada em saladas, caldos, pães e até mesmo vitaminas.

Veja algumas receitas que levam a chia nos ingredientes:

  1. Pão De Queijo: 3 Receitas, Poucas Calorias
  2. Suco Detox De Cenoura E Maçã
  3. Suco Verde Desintoxicante

Você também já encontra a chia em forma de óleo, cápsulas e até mesmo em flocos, o que facilita muito a sua inserção no cardápio, seja na hora de temperar ou até mesmo de construir um prato.

Benefícios Da Chia

A chia pode promover benefícios como:

  • Cardiovasculares;
  • Na formação óssea e muscular;
  • Na absorção de ferro pelo organismo;
  • No combate ao envelhecimento;
  • No aumento da elasticidade da pele;
  • Melhora a atividade cerebral;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Melhora da visão;
  • Ajuda no combate a câimbras;
  • Auxilio no metabolismo das células e no funcionamento do sistema nervoso.

Agora está explicado o porquê a chia é a queridinha da vez.