Embora possa ser uma forma conveniente para conciliar o horário do almoço entre comer e fazer outras atividades em um horário de trabalho agitado, uma nova pesquisa publicada no Jornal de Psicologia da Saúde sugere que comer enquanto está em movimento pode levar ao ganho de peso e obesidade em pessoas que estão de dieta.

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Estudo Sobre A Distração Durante O Almoço

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, descobriu que comer durante uma caminhada pode fazer com que pessoas que estão de dieta acabem comendo demais nas refeições seguintes, provocando excessos maiores do que outras formas de distração provocariam, tais como ver televisão ou conversar com um amigo.

Estudo sobre comer andando

“Isso pode ocorrer porque a caminhada é uma forma poderosa de distração, que atrapalha a nossa capacidade de processar o impacto que a comida sendo ingerida tem sobre a nossa fome, reduzindo a sensação de saciedade”, sugere o autor principal Prof. Jane Ogden. “Ou pode ser porque andar, mesmo que apenas ao longo de um corredor, pode ser considerado como uma forma de exercício que justifica excessos mais tarde, como uma forma de recompensa.”

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Pesquisas anteriores sugeriram que a distração pode ter um impacto significativo no consumo de alimentos, com estudos que indicam que ver TV enquanto come pode aumentar a ingestão de comida, e conduzir a uma avaliação imprecisa da ingestão real, aumentando o risco de excessos subsequentes.

Estudos semelhantes também têm sugerido que os ambientes onde são feitas as refeições, e as interações sociais podem fornecer formas de distração que influenciam na quantidade de alimentos ingeridos durante uma refeição.

Como resultado, os autores escolheram explorar o futuro impacto sobre a ingestão de alimentos, utilizando uma dose fixa de alimentação durante um período de distração para os participantes do estudo.

Um total de 60 estudantes do sexo feminino foram divididas em duas categorias: as que estavam de dieta, e as que não estavam.

Comer em movimento engorda?As participantes foram aleatoriamente designadas a comer uma barra de cereal em três condições diferentes:

  • Um grupo deveria comer enquanto assista a um clipe na TV com duração de 5 minutos;
  • O outro grupo deveria comer ao caminhar por um corredor;
  • O terceiro e último grupo deveria comer, cada uma delas sentada, e conversando com um amigo.

Depois de comer a barra de cereal, as participantes completaram um breve questionário.

Foram apresentadas a elas tigelas com chocolate, cenouras cortadas em tiras, batatas fritas e uvas. As voluntárias foram então instruídas a avaliar os alimentos de acordo com o quanto gostaram de cada um deles, e então, comer o alimento escolhido.

Conclusão do estudo

A distração poderia interromper a associação entre alimentos e refeições. Os pesquisadores registraram a quantidade de comida que as participantes tinham consumido depois de terem participado do experimento.

As que estavam de dieta e comeram a barra de cereal ao andar pelo corredor, passaram a comer mais durante o segundo teste. Em particular, os pesquisadores descobriram que elas comeram cerca de cinco vezes mais chocolate do que as outras voluntárias.

Os pesquisadores afirmam que esta descoberta apóia a idéia de que os níveis mais altos de restrição alimentar pode tornar os indivíduos mais suscetíveis aos efeitos da distração.

Eles reconhecem, no entanto, que o teste de gosto estava muito perto no tempo para a intervenção da distração. Os pesquisadores sugerem que é necessária mais investigação para avaliar se a caminhada pode provocar excessos no longo prazo.

Porque A Distração Pode Afetar No Peso

Satisfação não é apenas o resultado do cérebro e reações químicas, mas a percepção que é influenciada pela aprendizagem, emoção e distração.

Se comemos caminhando ou na frente de um computador, vamos nos sentir menos cheios, visto que a nossa atenção é desviada para longe da refeição.

Embora tenham descoberto neste estudo que a caminhada possa ter maior impacto sobre o consumo de comida, qualquer forma de distração pode levar ao ganho de peso. Como resultado, tendo uma pausa adequada, ingerindo o almoço tranquilamente e sentado a uma mesa, faz com que os trabalhadores se sintam mais completos, e menos propensos a fazerem lanches com alimentos pouco saudáveis ​​e mais calóricos nas próximas refeições.

A Universidade de Surrey também realizou uma pequena investigação, na forma de questionário para demonstrar como os hábitos na hora do almoço podem ter um grande impacto sobre sua saúde.

Portanto, utilizar o horário do almoço para este fim como principal objetivo, ajuda e muito a evitar o excesso de peso, principalmente se você está de dieta.

Via Medical news today