Se você sofre com intestino preguiçoso, entenda porque isto está acontecendo, e como você pode reverter o quadro. Afinal, isso pode acabar causando o tão temido inchaço na barriga.

Nós sabemos que o bom funcionamento do intestino é um item primordial para quem quer emagrecer, isso porque se o seu intestino não funciona bem, provavelmente isso é reflexo de algum problema na sua alimentação.

Em alguns casos, o fato de ter o intestino lento pode estar associado a algum tipo de doença, mas na maioria das vezes, isso só acontece quando a alimentação não é rica em nutrientes e vitaminas essenciais para o pleno funcionamento do órgão.

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O Que É Intestino Preguiçoso?

Intestino preguiçoso

Conhecido como prisão de ventre ou constipação intestinal, o intestino preguiçoso é um mal que assola milhões de pessoas em vários lugares do mundo e que pode, até mesmo, alterar o humor de muitas delas.

A Associação Americana de Gastroenteorologia apontou em alguns dados divulgados pela instituição que cerca de 20% da população estadunidense convive com esse problema diariamente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que no mundo, o número de pessoas atingidas é o mesmo, e que a maioria que sofre com o problema são adultos com mais de 25 anos, idosos e grávidas.

No Brasil não existem dados oficiais, mas alguns especialistas na área afirmam que o número é bem similar ao encontrado nos Estados Unidos.

Entre os sintomas mais comuns do intestino preguiçoso estão a freqüência de evacuações abaixo do normal (que não pode ser menor do que 3 vezes na semana), dor ao evacuar, fezes endurecidas ou até mesmo mal estar – que é relatado como a sensação de não ter evacuado o necessário.

A Alimentação E O Intestino Preguiçoso

A maior parte dos casos no qual o problema ocorre, é devido a uma má alimentação, que fica pobre principalmente em fibras, e que acaba fazendo com que o bolo alimentar resseque muito, e o intestino não consiga trabalhar da forma que deveria.

A falta de água também é um dos causadores do intestino preguiçoso e por isso, muita gente consegue resolver o problema ao se hidratar diariamente com pelo menos 2 litros da bebida.

Acerte O Cardápio

Não existe fórmula mágica nem remédio que consiga acabar com o problema de forma definitiva, muito pelo contrário. Alguns medicamentos, como os laxantes, podem piorar a situação e desregular a flora intestinal. Por isso, o ideal é que você tenha em mente que a mudança no cardápio é a única solução para acabar de uma vez por todas com o problema.

Por isso, listamos alguns alimentos que tem um efeito laxante natural, ou que vão lhe ajudar muito na hora de resolver o problema do intestino preguiçoso.

Cereais

Alimentos ricos em fibras

As opções integrais são mais ricas em fibras, que conseguem atuar em nosso intestino e regular o órgão.

Isso possibilita que o intestino deixe de ser “preguiçoso” desapareça e o mal estar vá embora também.

Entre os cereais estão o arroz integral, aveia, milho, entre outros.

Massas integrais

Se engana quem pensa que as massas são prejudiciais ao nosso organismo. Consumir suas versões integrais farão bem ao intestino e também ao índice glicêmico.

Leguminosas

Elas são as principais aliadas no combate ao intestino preguiçoso, já que são ricas em fibras. O ideal é consumir pelo menos uma porção desse grupo alimentar por dia. Entre eles estão o feijão, a ervilha, a soja, o grão de bico, entre outros.

Legumes e frutas

As frutas e legumes também são opções que devem estar presentes no cardápio pelo menos em 3 ou 4 porções diárias.

A melancia é uma ótima opção de fibra e também de água. Entre outras opções estão a couve, mamão, cenoura, abobora, agrião, alface, uva, banana, maçã, entre outros.

Estas foram algumas dicas para você que sofre com o problema do intestino preguiçoso, e não se esqueça que ingerir fibras e não beber água pode ocasionar no efeito contrário ao desejado. Por isso, não se esqueça que é preciso também beber bastante água.