Aprenda como contar calorias, e como isso pode te ajudar na perda de peso.

Isso não é o mesmo que uma dieta, e forma mais saudável de emagrecer é aliar uma alimentação ideal aos exercícios.

Como Contar Calorias

Como-contar-caloriasConsumo Diário de Calorias

Um profissional da área da saúde saberá indicar com maior precisão e segurança o consumo diário de calorias para cada caso.

Mas na maioria das vezes, o ideal é perder de 0,5 a no máximo 1 kg por semana.

Calculadoras Online

Existem calculadoras de TMB (Taxa de Metabolismo Basal) grátis online na internet, que calculam a quantidade ideal de calorias que você deve ingerir por dia para manter o peso atual.

Calcule Você Mesmo!

Você mesmo pode fazer este cálculo. Aprenda a seguir como contar calorias:

Para Mulheres:

A fórmula é a seguinte:

655 + (9.6 x SEU PESO em kg) + (1.8 x SUA ALTURA em cm) – (4.7 x SUA IDADE em anos)

Para homens:

Para os homens, a fórmula é um pouquinho diferente:

66.5 + (14 x SEU PESO em kg) + (5 x SUA ALTURA em cm) – (6.7 x SUA IDADE em anos)

O resultado destes cálculos será a quantidade de calorias que você queimaria em repouso, sem fazer nada.

contando-calorias

Como Contar Calorias Para Manter O Peso

Agora, para manter o seu peso, você aprenderá como fazer o cálculo da quantidade de calorias a ingerir diariamente:

Você deve multiplicar a TMB (descoberta no cálculo anterior), multiplicar pelo número respectivo abaixo, e adicionar à sua TMB.

  • Se você for sedentário, multiplique a TMB por 20% (TMB x 0,20).
  • Se você pratica atividades de intensidade leve ou em pouca quantidade, multiplique sua TMB por 30%.
  • Se você pratica atividades físicas de intensidade moderada, multiplique sua TMB por 40%.
  • Caso pratique atividades de alta intensidade, multiplique sua TMB por 50%.
  • Quem pratica atividade de intensidade muito alta, deve multiplicar a TMB por 60%.

O resultado será a sugestão de ingestão diária de calorias.

O Ganho E A Perda De Peso Contando Calorias

Qualquer caloria a mais que você consumir, além do ideal para manter seu peso, irá contribuir para o ganho de peso.

3.500 calorias = Meio Quilo

Se você consumir 3.500 calorias a mais do que queima durante o dia, você vai engordar provavelmente meio quilo.

Planejando o corte de 500 calorias diárias, você pode conseguir perder cerca de meio quilo por semana, mas é claro que isso não pode ser considerado um número exato.

Contar Calorias para Perder Peso

Se você pretende perder peso contando calorias, vai aí algumas dicas:

Beber Bastante Água

A água é essencial, e livre de calorias. Ela também ajuda a perder calorias, e a ficar mais satisfeito comendo menos. Principalmente se você beber água gelada antes das refeições.

Planejando As Refeições

As refeições podem ser planejadas com a quantidade correta de calorias.

Para isso, o ideal é preparar as próprias refeições, ou se você trabalhar fora, levar marmita é o mais aconselhável. Porque contar calorias comendo fora será uma tarefa ainda mais difícil…

Verifique os Rótulos

Fique de olho na quantidade de calorias que seus alimentos apresentam, e escolha os melhores com base nisso.

Faça Anotações

É preciso anotar tudo que você come ou bebe, e a quantidade de calorias de cada item. Você pode usar uma caderneta, ou até mesmo uma planilha no computador.

Tenha Paciência

Se você pretende aprender como contar calorias para emagrecer, será preciso ter paciência.

Não é possível afirmar com certeza que todas as pessoas que fizerem estes cálculos perderão a mesma quantidade de peso, mas que isso ajudará na luta contra a balança, ajudará.

Referência: Wikihow