A borragem é uma planta de origem mediterrânea muito utilizada por pessoas que desejam emagrecer e perder medidas. É também conhecida no Brasil como Foligem, Borracha e até mesmo Borrage.

A planta é uma herbácea que floresce apenas uma vez ao ano, podendo ser encontrada na região sul da Europa e no oeste da Ásia, mas que também foi levada para alguns locais da América do Norte e para outras regiões da Europa.

Em algumas regiões como Alemanha e Espanha, a borragem é usada como legume, mas no Brasil ela é conhecida por suas propriedades medicinais para curar herpes, gripe, sarampo, doenças urinárias, bronquites e também para tratar a obesidade.

Planta borragem

Nesses casos, o mais comum é que a pessoa use o óleo de borragem, que é extraído da semente da Borago officinalis, e colocado em cápsulas poderosas para a sua saúde.

Propriedades Do Óleo De Borragem

Entre as propriedades encontradas no óleo de borragem estão sua ação antidiarreíca, adstringente, depurativa, sudorífera, antigripal, tônica, diaforética, anti-reumática, laxante e hipoglicêmica.

A borragem é também rica em ácido gama-linolênico (GLA), mucilagem, cálcio, nitrato de potássio, resina, ômega 3 e tanino, podendo ser usada até mesmo para problemas de pele (como as dermatites) e problemas respiratórios.

Óleo De Borragem Ajuda A Emagrecer

Muito utilizada por quem desejar perder peso e medidas de forma rápida e eficiente, a borragem é uma erva capaz de diminuir o inchaço e ajuda a eliminar a gordura abdominal. Especialistas afirmam que o óleo é utilizado há muitos anos para cuidar do corpo de forma externa e interna e consegue manter a estrutura celular, manter a integridade de todas as membranas celulares, combatendo a ação dos radicais livres.

Já quando falamos em obesidade, o óleo de barragem é importante também por conta de sua ação anti-inflamatória. De acordo com alguns especialistas, a obesidade ocorre por conta de uma forte inflamação do tecido adiposo, que faz com que o organismo comece a se comportar de maneira errada e passe a acumular cada vez mais gordura.

Óleo de borragem
O óleo de borragem pode ser consumido também em cápsulas.

Veja também Chá Seca Barriga + Vídeo Explicativo

As células de gordura são também as responsáveis pelas toxinas que dificultam o processo de perda de peso pelo corpo. Com o consumo da infusão da borragem ou do óleo, os nutrientes da planta agem diretamente nessas células, permitindo assim com que elas liberem essas toxinas, e diminuam de tamanho.

Estudos Sobre A Borragem E As Doses Necessárias

No ano de 2007, cientistas realizaram um estudo com a borragem, analisando o comportamento de um grupo de pessoas que foram divididas em dois grupos:

  1. No primeiro grupo, os cientistas ministraram 5 gramas do óleo de borragem;
  2. No segundo, foram ministradas 5 gramas de azeite comum.

Os grupos foram analisados por mais de mil dias. Durante esse tempo, os dois grupos tiveram perdas significativas de peso, e foi observado que os pacientes que receberam o óleo de borragem tiveram a sua manutenção de peso muito mais efetiva do que o grupo que consumiu o azeite.

Isso ocorreu devido ao GLA, o ácido graxo responsável pela redução de nosso apetite e pelo aumento do metabolismo basal. Mas esses efeitos só são possíveis se as pessoas ingerem pelo menos 2 gramas do ácido gama-linolênico junto com suas refeições diárias.

Outros Benefícios Da Borragem

O óleo de borragem também pode ser usada de modo benéfico no tratamento da artrite reumatóide, já que o GLA ajuda a amenizar o inchaço e a sensibilidade nas articulações, com o fortalecimento e hidratação de unhas, assim como no combate às infecções.

Ele também é usado na indústria dos cosméticos, por sua ação hidratante na epiderme, e por seu combate aos radicais livres e capacidade de regeneração das células.

O óleo de borragem pode ser facilmente encontrado em algumas farmácias em forma de cápsulas, o que torna o seu consumo muito mais facilitado.