Este post é sobre a ansiedade e a compulsão alimentar.

Segredo do Emagrecimento e 8 Semanas

Compulsão Alimentar e a Ansiedade

A compulsão alimentar está intimamente ligada a ansiedade. Neste caso, a ansiedade leva a pessoa a buscar na comida a satisfação que ela precisa.

Como ela está buscando na comida alimentar não só o corpo e o organismo, mas também a alma, é aí que vem o sobrepeso, e muitas vezes até a obesidade.

Pior que isso, é que você acaba se sentindo mal com a situação, e sua ansiedade aumenta ainda mais. E isso se torna um ciclo vicioso.

A ansiedade é causada, por exemplo, por uma ânsia pelo futuro. A pessoa ansiosa geralmente gasta tempo demais pensando no futuro, no que precisa fazer no amanhã… Pensar no futuro é necessário e é normal até certo ponto. Quando isso acontece em excesso, e você pensa demais no futuro não só com relação a coisas mais importantes, mas até coisas menos importantes que estão por vir se tornam uma grande preocupação em sua cabeça, é sinal de que algo está errado. Essa ansiedade pode ser acompanhada também de sintomas físicos, como: falta de ar, suor, taquicardia.

Compulsão Alimentar

Como Evitar a Ansiedade

Quem nunca ouviu falar que prevenir é melhor do que remediar?

Nesta matéria, a Cintia Seabra deu algumas dicas para evitar a ansiedade.

Para evitar a ansiedade patológica, é importante adotar uma mudança de postura, criando prioridades, para trabalhar aquilo que é realmente mais importante.

Aprender a dizer não também é um desafio a enfrentar. Isso vai te ajudar a respeitar mais o seu tempo, e fazer o que cabe na sua agenda, sem assumir milhares de atividades de uma vez só, que vão acabar te deixando esgotada e ansiosa.

Praticar exercícios ou alguma atividade física pode servir de grande aliado contra a ansiedade, e outros problemas como o stress.

Outra dica, e talvez a mais difícil, é se esforçar para focar no presente.