Você já ouviu falar em dia do lixo?

O que chama mais sua atenção:

Seguir uma dieta rígida todos os dias, ou seguir uma dieta por seis dias, e no sétimo comer tudo o que quiser?

O dia do lixo nada mais é do que um dia que você tira de folga da dieta.

É preciso saber qual a melhor forma de planejar este dia, quais efeitos ele pode causar, e quais benefícios ele pode trazer a sua dieta, e ao seu emagrecimento.

Dia do Lixo – O Que É e Como Funciona?

dia do lixo

O dia do lixo é aquela pausa que algumas pessoas adeptas à dietas para emagrecer usam para ter um dia em que possa comer tudo o que deseja, mas que não constam em sua dieta.

Neste dia, é liberado comer de tudo. Ou seja, você segue a sua dieta por 6 dias, e o sétimo é o dia do lixo.

Bebidas

É bastante importante abordar este tópico, pois quando se fala em dia do lixo, ou pausa da dieta, isso geralmente envolve inserir alimentos que sejam não só os doces, ou as massas, mas também o as bebidas alcoólicas.

Então vale lembrar que além de compulsão alimentar, o álcool realmente tem o efeito oposto em leptina. Por isso, nada de exagerar, e se possível nem incluí-lo.

Mas há uma exceção: o vinho tinto – Mas somente no caso das mulheres – é uma exceção a essa regra. Ou seja, se você é mulher e quiser degustar um bom vinho no dia do lixo, ele não causará os malefícios citados acima.

Planejamento

É importante planejar o dia do lixo com bastante cuidado, principalmente se você tiver algum problema de saúde como diabetes, colesterol alto, pressão arterial, dentre outros, pois mesmo pequenas indulgências podem ter efeitos negativos à saúde.

Considere manter um equilíbrio, e mesmo que no dia da pausa você possa se desviar da dieta, e comer de tudo, tente não exagerar.

Efeitos Físicos do Dia do Lixo

Metabolismo

Existem estudos que afirmam que o dia do lixo ajuda a impulsionar o metabolismo, aumentando a produção de leptina, ajudando o corpo a queimar mais calorias depois de comer bastante. A liptina também é um hormônio responsável por manter o equilíbrio de energia, que também pode contribuir para aumentar a motivação, a libido, e dopamina. Então, depois de um dia de folga, a dieta pode acabar sendo seguida com mais motivação.

Todavia, há também estudos que sugerem que o dia do lixo só acelera apenas cerca de 3 a 10% a mais do metabolismo, e por no máximo 24 horas.

Algumas variações podem ocorrer dependendo do tipo de dieta seguida. Uma dieta de alta proteína, demonstrada em estudo, mostrou que o metabolismo de repouso teve aumento com o dia do lixo, o que não aconteceu em uma dieta de baixa proteína.

Efeitos Psicológicos do Dia do Lixo

Quando você tem um “dia de folga” da dieta, isso pode te ajdudar a levar uma dieta mais restritiva.

Aceitar uma dieta rigorosa 85% do tempo, e 15% para comer o que gosta, é psicologicamente muito mais fácil do que aceitar uma dieta rigorosa 100% do tempo.

O cérebro funciona buscando o prazer e evitando a dor. Então, quando você tem uma motivação, as etapas e desafios necessários para emagrecer são muito mais facilmente encarados.