Comidas leves são as refeições mais procuradas para quem está em uma dieta equilibrada, principalmente no período da noite. Exagero no jantar pode ser o vilão de qualquer dieta.

As comidas leves são aquelas ricas em proteínas e com poucos carboidratos e gorduras, mas que são saborosas e cheias de benefícios para a sua saúde e, consequentemente, para o seu corpo.

As opções são imensas e permitem que você faça refeições mais leves, permitindo também a variedade de alimentos e uma dieta mais tranqüila, balanceada e muito saborosa. Abaixo, mostraremos opções de proteínas e carboidratos para a sua alimentação.

Comidas Leves No Jantar

Comida leve

Salmão

Entre as opções de comidas leves para o seu jantar está um peixe muito conhecido pelos brasileiros, o salmão. Para ter uma comida leve e saborosa, basta temperar um filé de salmão com tomilho, e selar o peixe na frigideira até que ele fique macio por dentro.

Você pode também defumar alguns tomates na frigideira e refogar um fio de azeite com salsinha, manjericão e algumas ervas para criar um molho que vai por cima do salmão. Uma salada de alface americana ou rúcula também combinam bem com o prato, e vão lhe ajudar a manter a saciedade por mais tempo.

Omelete

O omelete é também uma ótima opção para quem quer ter mais uma opção de comidas leves para o jantar. Para isso basta pegar duas claras e acrescentar uma colher de queijo cottage sem lactose, além de espinafre cozido.

Para temperar você pode usar sal, cebola e também orégano, e um pouco de salsinha ou cebolinha. Para acompanhar, o prato o ideal é uma salada de folhas verdes com cebola e também alguns tomates cereja.

Você sabia que o chá da cebola ajuda a emagrecer?

Macarrão integral

Outra opção é o famoso macarrão. A opção integral é mais saudável e também lhe ajudará a ter uma boa noite de sono. Para isso, basta cozinhar o macarrão de sua escolha em água com sal até que ele fique al dente. Depois, coloque em uma frigideira alguns legumes grelhados regados com um fio de azeite e um pouco de temperos, e misture e massa como se fosse um molho.

Peixes

Os filés e postas de peixes são os mais procurados quando pensamos em comidas leves. O problema é que a repetição dos pratos pode fazer com que muita gente desista dessa importante fonte de ômega 3. Nessa hora, os molhos são as melhores formas de incrementar seu prato e não perder o foco da alimentação.

Salmão é uma comida leve

Entre as muitas opções estão o molho de maracujá encorpado, ácido e um pouco amargo. Ele é perfeito para os pescados e deixa sua refeição ainda mais refinada e saborosa.

Para a preparação da guarnição é preciso 100 gramas de mostarda, 100 gramas de iogurte e 4 colheres de sopa de poulpa de maracujá. Basta misturar tudo até que o molho fique homogêneo. As sementes do maracujá podem ser torradas e usadas na decoração do prato, ideal para que sua refeição fique ainda mais bonita e apetitosa.

Sobremesas Leves

Outra área pouco explorada são as sobremesas que se encaixam como comidas leves, livres de glúten e com pouco ou nenhum açúcar. Elas ajudam a diminuir a vontade de saborear um doce, controlando sempre a quantidade de calorias que serão ingeridas em cada porção.

Receita De Bolo

O bolo leva 2 xícaras de amido de milho, 1 colher de fermento em pó, meia colher de sopa rasa de sal, 1 xícara de mel e 3 colheres de sopa de margarina light ou manteiga ghee, 3 ovos, 1 xícara de leite e uma xícara e meia de amendoim torrado e moído.

Os ingredientes devem ser peneirados e reservados em uma tigela. Na batedeira misture a margarina, os ovos e o mel até obter uma mistura cremosa e homogênea, depois misture os ingredientes secos alternado com o leite e também com o amendoim.

Coloque em uma assadeira untada e polvilhada e deixe no forno pré-aquecido por pelo menos 40 minutos.

Estas foram algumas opções de comidas leves que você pode inserir em seu cardápio, mas é claro que você pode variar os pratos, e para isso visite a categoria de Receitas Light para aprender uma diversidade delas.