Muita gente afirma que as refeições leves ficam de fora de seus cardápios por conta da correria do dia-a-dia, e também pela falta de tempo em conseguir se empenhar em um prato mais elaborado.

Isso acontece também porque muita gente acredita que as refeições mais leves são apenas aqueles pratos de salada com uma fonte de proteína magra. No entanto, nem todas as refeições saudáveis necessitam de um longo tempo de preparo, apenas folhas ou até mesmo de um longo período de dedicação.

Refeições leves
Mais a seguir você descobrirá como o sorvete também pode compor uma refeição leve

Por isso, trocar as refeições leves por comidas mais rápidas como congelados e fast food não são as opções certas para uma pessoa que busca uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Foi pensando nessa dificuldade em preparar este tipo de refeição, e que seja saborosa, e também na quantidade de calorias que um fast food possui, que listamos algumas opções de refeições leves, práticas e rápidas de fazer, e que irão encher seu cardápio de nutrientes e poucas calorias.

Como Escolher Refeições Leves?

Para acabar de vez com a idéia de que refeições leves são apenas sopas e saladas, decidimos dar algumas dicas valiosas para quem quer manter ou conquistar uma boa forma, mas sem se sentir desmotivada ou até mesmo cansada de comer sempre os mesmos alimentos.

Café Da Manhã

No café da manhã você pode ter uma refeição leve e saudável com uma panqueca de aveia e banana.

Basta misturar em uma tigela 1 xícara de farinha de aveia integral, 2 colheres de chá de fermento em pó e 1 colher de café de bicarbonato de sódio. Depois, una à mistura uma banana média madura esmagada, 1 pote de iogurte natural, 1 ovo e 2 colheres de sopa de mel ou geléia de arroz.

Misture tudo e leve para uma frigideira antiaderente e a vire dos dois lados para dourar.

Panqueca
Para o café da manhã, aposte em panquecas com farinha de aveia integral

Veja também os Top 18 Alimentos Para O Café Da Manhã.

Almoço e Jantar

Já nos pratos principais, como o almoço e o jantar, o famoso frango pode ser recheado e cheio de sabor, e ainda assim compor refeições leves.

Para isso, pegue o filé de frango que você está acostumado a comer grelhado e o abra ao meio como um pão. Recheie com o que preferir, pode ser ricota, orégano e peito de peru, queijo cottage com manjericão, tomate com cebola… você quem escolhe.

Depois, feche os dois lados do filé com um palito de dente, e o sele na frigideira dos dois lados, apenas para ganhar cor. Transfira os filés para uma assadeira, e o cubra com molho de tomate ou até mesmo um molho branco light. Coloque para assar por vinte minutos e ele estará pronto para ser saboreado.

Sobremesas Também Podem Ser Leves

Na hora de atacar um doce acabamos nos sentindo culpadas e até mesmo desistimos da alimentação saudável. Mas o que muita gente não sabe é que é possível realizar uma sobremesa leve e que não comprometa sua dieta, como um sorvete funcional de frutas.

A receita leva apenas 2 bananas pratas, 1 manga e 2 polpas de maracujá. Para fazer a sobremesa, é preciso picar as bananas em rodelas e levá-las para o freezer por pelo menos 2 horas, assim como a manga madura cortada em cubos e a polpa do maracujá, já batida e peneirada.

Depois desse tempo, leve tudo para o liquidificador e coloque de uma a duas colheres de sopa de água filtrada, mas apenas se a mistura ficar difícil de bater. Para incrementar a receita, você ainda pode torrar as sementes de maracujá que não usou no sorvete, triturá-las com a ajuda de um pano e o cabo de um martelo de carne, e polvilhar por cima do sorvete.

Isso dará uma crocância ao prato, e também ajudará a manter o sorvete menos doce. A receita rende de 5 a seis porções e é pobre em calorias e rica em vitaminas.

Siga estas dicas de refeições leves, e caso queira mudar o cardápio, acompanhe a categoria de receitas light, e aprenda centenas de refeições leves, saudáveis, e muito saborosas.