Quer apostar nas dietas para emagrecer, mas não quer deixar de comer aquilo que gosta? Experimente fazer o dia do lixo.

Muitas vezes pensamos que fazer uma dieta significa abandonar tudo aquilo que gostamos de comer. Nada de doces, molhos cremosos, salgadinhos, vinho… e aí é que a meta da perda de peso acaba ficando mais difícil de ser seguida, levando ainda, muitas vezes, à desistência.

Por isso é que existe o dia do lixo. Esse termo refere-se a um dia da semana, para fazer uma pausa da dieta. Nesse dia, você pode sair da dieta, e comer as coisas que gosta, servindo também de motivação para que você não desista de emagrecer.

Como Emagrecer Comendo Doces

Porém, há algumas formas de fazer essa pausa, sem sabotar completamente o seu emagrecimento, e de uma maneira mais segura, para que você não acabe enfiando o pé na jaca, e engordando tudo aquilo que perdeu em uma semana, num único dia.

O dia do lixo é geralmente feito por pessoas que seguem planos alimentares, ou dietas para emagrecer, de prazo mais longo. Na verdade, este tipo de alimentação tende a trazer resultados mais satisfatórios do que as dietas de curto prazo.

Isso porque, numa dieta de curto prazo, principalmente se ela for restritiva, haverá uma perda de peso bem considerável, porém, após a dieta, a chance de recuperar todo o peso perdido, ou passar pelo efeito sanfona, é enorme.

7 Dicas Para o Dia do Lixo

Alimentos Que Dão Maior Satisfação

Opte por alimentos que enchem mais, como aqueles que contem proteína magra e fibras. Veja alguns exemplos:

  • Ovos;
  • Cereais integrais;
  • Frutas;
  • Legumes;
  • Sopas à base de caldo de carne;
  • Saladas;
  • Carnes magras;
  • Frutos do mar;
  • Laticínios com pouca gordura.

Alimentos como estes ajudam a encher mais rápido, e a domar o seu apetite. Para um controle maior do apetite, não deixe de comer os lanches intermediários, optando por alimentos saudáveis, ​para que você não passe muito tempo sem comer e, assim, não exagere na refeição seguinte.

Sobremesa

Se você não abre mão da sobremesa quando come fora, escolha a sobremesa primeiro. Assim, você vai passar longe dos palitos de queijo frito, da lasanha, da feijoada, e das calorias a mais no restante da refeição.

Substituições

Busque fazer pequenas substituições, que te permitirão apreciar aquilo que gosta, com uma menor quantidade de calorias.

Por exemplo:

  • Se você é adepto a chás, procure usar adoçante ou canela;
  • No lugar da maionese, você pode optar pelo iogurte.

Coma O Que Você Ama!

Ao invés de petiscar aquelas coisas que você não gosta tanto, mas usa para substituir suas guloseimas favoritas, coma só as que você ama! Assim você acaba se satisfazendo muito mais rápido, e com menos.

Não Coma na Frente da TV

Na hora de comer, desligue o som, a tv, e sente-e à mesa.

Quando você come com alguma destas distrações, acaba não prestando muita atenção ao que está comendo, e nem apreciando a comida como deveria. E isso contribui para que você acabe comendo mais do que necessita.

Tenha disciplina

É quase impossível seguir um cardápio rigoroso todos os dias. Mas cuidado para não deslizar feio no dia do lixo, e acabar reganhando tudo o que perdeu exagerando em uma tarde na doceria, ou algo do tipo.

Aparência do Prato

Use pratos divertidos e coloridos. Aprecie o apelo visual do prato, e tenha uma experiência de refeição satisfatória.

Usar um prato menor do que o normal, vai fazer com que você possa enchê-lo, e ter a sensação de que comeu mais, pelo fato de o prato estar cheio.

Usar esse truque é muito melhor do que comer num prato grande, com pouquinha comida.