Receba dicas valiosas para você começar na academia sem traumas. O conhecimento garante mais confiança e por isso, se você fizer dos itens 1 ao 9 destas dicas, com certeza o início na academia será um sucesso para você.

Muita gente procrastina o primeiro dia na academia por medo, vergonha, ou até mesmo por não saber o que exatamente irá fazer lá.

Por isso selecionamos dicas de academia que se encaixarão perfeitamente para você que está começando, e com certeza conseguirá dar o primeiro passo após ler este artigo.

Dicas para Iniciantes na Academia

Academia

1. Tenha um plano

A melhor forma de desperdiçar seu tempo na academia é chegar lá sem um plano. Ficar dando voltas e testando exercícios aleatoriamente sem nenhuma ordem particular, ou simplesmente andar sem rumo. Não ter um plano é uma forma de perder tempo, dinheiro, e ainda se frustrar quando perceber que não está realizando nada daquilo que você se propôs em primeiro lugar.

Gostaria de fazer cardio? Aeróbio? Musculação? Ambos? Que exercícios especificamente você vai fazer para conseguir seu objetivo?

Que grupos musculares você deve trabalhar? Você vai se concentrar em exercícios para construição de músculos ou para queimar gordura? Ou ambos? Saiba o que cada exercício promove, quantas séries, e até mesmo o número de repetições que você vai fazer. Seja específico!

Você pode fazer download de aplicativos em seu telefone celular que fornecem informações úteis. Esses aplicativos também irão poupar tempo, ajudar a controlar o seu peso e outras estatísticas, e até mesmo os períodos de descanso necessários entre uma série e outra. (Sim, isso é o que todo mundo está fazendo com os celulares na mão na academia – Ok, a maioria deles, é claro que um ou outro realmente está apenas trocando mensagens de texto e postando fotos de seus abdomêns nas redes sociais…).

Se for possível, considere trabalhar com um treinador de tempos em tempos ao menos, para garantir que você utilize a técnica adequada. Mas seja como for, nunca inicie a academia sem um plano.

2. Comece pelo básico

Para muitos iniciantes, a parte considerada mais difícil é não saber o que fazer quando chegar lá na academia (e muitas vezes o medo ou a vergonha acabam vindo junto com a falta de conhecimento).

Talvez você não saiba como usar todos os equipamentos, o peso que você pode levantar, ou qual a forma apropriada de executar um determinado exercício.

Você pode começar pulando cordas? Se é uma opção que você pode considerar, tente pelo menos uma ou duas sessões curtas com um treinador. Deixe o seu treinador saiber que o seu objetivo é ser introduzida a todos os equipamentos e aprender a usá-lo corretamente. Você ficará surpreso com o quão rápido você vai aprender e se acostumar com todos os exercícios.

Se um treinador não é uma opção, utilizar livros ou a internet para ler sobre os diferentes tipos de exercícios é uma boa.

Veja também: O Treino De Solange Frazão

Conhecer os conceitos básicos antes de começar vai fazer com que você aumente sua confiança, e se mantenha seguro e saudável.

3. Aposte em qualidade e não em quantidade

O segundo erro mais comum que muitos frequentadores iniciantes da academia cometem é, além de não ter um plano, gastar tempo demais lá.

Espere, o que?! Sim, há uma grande diferença entre se exercitar com qualidade, e com quantidade. Há opções mais rápidas e inteligentes de exercícios que você deve conhecer, como o Corpo de 21 e o Queima de 48 Horas.

Um treino bem planejado de 30 a 45-min é muito melhor do que uma hora caminhando. Da mesma forma como 20 a 30 minutos de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) muito mais eficaz do que 45 a 60 minutos a um ritmo constante na esteira, e ainda pode ser feito em casa, sem o auxílio de equipamentos:

Saiba mais sobre o treinamento HIIT para maximizar os seus resultados.

4. Boas Práticas Comportamentais

Pergunte antes de usar

Antes de começar em um equipamento, dê uma olhada rápida para ver se alguém já está usando. Se alguém está perto de uma máquina, tomando um gole de água, você pode usá-lo? Se há pessoas fazendo flexões ao lado da máquina, você pode usá-la?

A resposta simples para ser amigável, é sempre perguntar. Muitos frequentadores de academia usam uma máquina para um conjunto de exerícios e alternam os equipamentos entre as séries. Algumas pessoas também fazer o que é chamado de “super set”, onde eles executam dois exercícios consecutivos. É sempre educado perguntar se alguém está prestes a usar aquele equipamento.

Também é ok revesar e trabalhar em conjunto.

Sempre limpar depois de usar o equipamento

Procure utilizar uma toalhinha ou paninho para limpar o suor que fica no equipamento após utilizá-lo. Geralmente há um pano e álcool nas academias para a limpeza das máquinas. Afinal, ninguém sentar-se em suor alheio.

Não vamos esquecer também de colocar de volta os pesos no lugar certo. Se você estiver usando uma máquina, também é uma ótima idéia redefinir os pesos de volta ao 0.

Exercite, não socialize

Um bate papo alto pode não só irritar as pessoas próximas que estão tentando se concentrar, mas também pode fazer com que você passe mais tempo do que o necessário naquele equipamento. Então, evite monopolizar qualquer área por mais tempo que o necessário.

Não ande entre pessoas se exercitando e o espelho

Sempre procure andar atrás daqueles em pé na frente do espelho se exercitando. Isso pode tirar a concentração, ou atrapalhar um colega que está acompanhando a execução do movimento no espelho.

5. Leve sua mochila/saco

Leve uma mochilinha para a academia com a sua toalhinha, uma garrafa de água, seu telefone celular, e laços para cabelos. Utilize um armário para deixar guardado e tornar o seu tempo na academia mais confortável.

Se você não for usar aplicativos ou seu celular para acompanhar detalhes do seu treino, deixe guardado no armário para evitar distrações. Você não vai querer começar o treino do zero cada vez que você for na academia, por isso manter o controle de seus pesos, repetições e exercícios fará com que você ganhe tempo.

6. Pense além da academia

Apostar em cardio é uma ótima opção para iniciantes, sedentários ou pessoas que não gostam de exercícios, e depois de se acostumar e criar este hábito, será mais fácil começar a frequentar a academia.

E mesmo depois de começar a musculação é possível continuar fazendo cardio, principalmente se for algo que te dê prazer ou que seu treinador indique.

7. Aceite seus limites

Na academia existem os iniciantes, os intermediários e os avançados. Se você acabou de começar, aceite que você não pode pular etapas, e não faça os exercícios com peso elevado. Uma boa forma de saber se você está exagerando, é perceber se você consegue realizar ao menos 8 repetições perfeitas do exercício com aquele peso. Se você não aguentar nem ao menos 8 repetições, e seu músculo já começar a falhar, significa que está exagerando e deve diminuir o peso.

Algumas pessoas podem aguentar muito mais peso do que você, mas ela provavelmente já treina há mais tempo, e já tem o corpo melhor condicionado para aguentar aquela carga. E portanto isso não deve servir de base, você deve ir aumentando o peso aos poucos até mesmo para evitar causar alguns problemas no seu corpo.

8. Vista-se para o sucesso

Eu sei o que você está pensando, “Sério? Eu não preciso comprar uma roupa nova para ser bem sucedido na academia! “Não, não, você não precisa. Mas vestindo as calças de moletom largas, provavelmente não vai fazer você se sentir muito motivado.

Estudos comprovam que vestir-se melhor, com sua cor favorita, ou roupas apropriadas para a tarefa afeta no comportamento e no sucesso no desempenho das atividades!

Sentir-se bem no que você veste para a academia ajuda você a chegar lá, ou ao menos irá motivá-lo durante o treino.

Você não precisa comprar várias roupas caras. Apenas algumas peças confortáveis, apropriadas e que façam você se sentir bem.

9. Suplementos e pré e pós-treino

Para quem está apenas começando, não é necessário suplementar. Portanto, procure apostar em lanches pré e pós-treino para garantir um melhor rendimento nos seus treinos visando bons resultados.

E com o tempo você pode apostar em suplementos que também ajudarão na manutenção e na garantia de bons resultados.

Ver também: Como escolher o whey protein.

10. Não se preocupe com o que os outros pensam

Um grande medo de muitas pessoas, principalmente quando estão acima do peso, é sobre o que os outros vão pensar quando olharem para você, e que tipo de julgamentos você pode atrair.

Primeiro de tudo, relaxe! 90% das pessoas que você teme provavelmente está pensando a mesma coisa sobre você. O engraçado é que, quando você aprender a treinar corretamente; você vai perceber que a maioria dessas pessoas que te fizeram sentir intimidado provavelmente não está nem aí!

Se você fizer os itens do 1 ao 9 desta lista, não há razão para temer a academia ou o julgamento dos outros. Você já está armado com o conhecimento que precisa para adquirir a confidencialmente para os primeiros passos no mundo da aptidão física, e ter uma primeira experiência sem traumas!

Conhecimento é algo que deve ser repassado. Que tal compartilhar estas dicas com seus amigos?

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