Ao final do post, confira também os prós e contras de seguir esta “dieta“.

Como funciona a Dieta da Água?

Emagrecer bebendo ÁguaA dieta da água consiste em ingerir meio litro de água antes das refeições.

Esta dieta tem como base um estudo realizado pela Ph.D., autora principal do estudo, e professora associada de nutrição na Universidade Virginia Tech, em Blacksburg, Brenda Davy.

Neste estudo, foram observados 48 homens e mulheres com sobrepeso ou obesos, com idades entre 55 e 75 anos, que adoratam uma dieta de baixa caloria (1.200 calorias por dia para as mulheres, e de 1.500 calorias para os homens). Metade das pessoas foram orientadas a beber meio litro de água antes das refeições.

Após três meses, os participantes que beberam esta quantidade de água antes das refeições, haviam emagrecido 7 kg, comparado a 3,5kg do outro grupo.

E mesmo após isso, os dados sugeriram que a perda de peso pareceu ser duradoura. Após um ano, aqueles que continuaram bebendo meio litro de água antes das refeições emagreceram mais 1,5kg, e os que não o fizeram, ganharam 2kg.

Davy e seus colegas afirmam que a razão principal para isso ocorrer, é que a ingestão de meio litro de água enche o estômago, deixando o indíviduo com menos fome, e propenso a comer menos.

Substituições na Dieta da Água

Não substitua a água por bebida alcoólica ou por refrigerantes e bebidas calóricas. Não vai funcionar se você fizer isso.

Pelo contrário, procure substituir estas bebidas calóricas pela água sempre. Além de reduzir o apetite, você não estará ingerindo as calorias, e nem sofrendo com o mal que os refrigerantes, mesmo que diet, ou que seja a coca-cola zero, podem causar. (Leia o post Coca-cola Zero Emagrece mesmo? e entenda mais.)

Além do que, beber água oferece diversos benefícios à saúde, como servir de auxílio para acelerar o metabolismo e eliminar toxinas. Através do suor ou da urina, em paralelo, ocorre uma redução do inchaço do corpo, especialmente dos braços, pernas e barriga.

Prós e Contras da Dieta da Água

Uma das vantagens é que qualquer pessoa pode experimentá-la. Além do mais, se você costuma “esquecer” de beber água durante o dia, este novo hábito lher ajudará a manter o corpo hidratado, dentre todos os outros benefícios que a água proporciona.

Uma desvantagem é que a dieta não estimula uma reeducação alimentar.