A dieta da banana tem origem no Japão, onde é conhecida como kaizen. A dieta da banana foi trazida para o Ocidente, e adaptada a nossa cultura e a alimentos mais populares.

A essência desta dieta é comer uma banana no café da manhã.

Descubra a seguir o valor nutricional da banana, seus benefícios, e qual a forma ideal de montar o cardápio da dieta da banana.

Benefícios da Banana

Banana para emagrecer

  • A banana é importante no emagrecimento por ser um alimento rico em fibras. A fibra dá maior sensação de saciedade. Comer banana pela manhã, como indicado na dieta, fará com que você tenha menos vontade de ficar petiscando durante o dia.
  • A banana contém frutose, e esse açúcar regula a compulsão por doces. Uma ótima dica é que, ao sentir vontade de comer um doce, você coma uma banana.
  • Tem baixas calorias: de 87 a 125 calorias por banana.

Valor nutricional da Banana

Valor nutritivo de 100 gramas de banana prata (valores apenas referenciais, extraídos da Wikipedia):

Macrocomponentes:

  • Água (g) – 74,26
  • Energia (kJ) – 385 (92 kcal)
  • Proteína (g) – 1,03
  • Lipídeos (total) (g) 0,48
  • Carboidratos, por diferença (g) – 23,43
  • Fibra dietética (total) (g) – 2,4
  • Cinzas (g) – 0,8

Minerais:

  • Cálcio, Ca (mg) – 6
  • Ferro, Fe (mg) – 0,31
  • Magnésio, Mg (mg) – 29
  • Fósforo, P (mg) – 20
  • Potássio, K (mg) – 396
  • Sódio, Na (mg) – 1
  • Zinco, Zn (mg) – 0,16
  • Cobre, Cu (mg) – 0,1
  • Manganês, Mn (mg) – 0,15
  • Selênio, Se (μg) – 1,1

Vitaminas:

  • Vitamina A (Retinol) – 81 UI
  • Vitamina A (Retinol) – 8 μg_RE
  • Vitamina B1 (Tiamina) – 0,04 mg
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – 0,1 mg
  • Vitamina B3 (Niacina) – 0,54 mg
  • Vitamina B5 (Ácido pantotênico) – 0,26 mg
  • Vitamina B6 (Piridoxina) – 0,57 µg
  • Vitamina B9 (Ácido fólico) – 19,1 UI
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – 9,1 mg
  • Vitamina E (Tocoferol) – 0,27 mg_ATE

Valor Calórico da Banana

  1. Banana-d´água: 87 calorias
  2. Banana-nanica: 87 calorias
  3. Banana-prata: 89 calorias
  4. Banana-maçã: 100 calorias
  5. Banana-ouro: 125 caloriaS

Cardápio da Dieta da Banana

Confira abaixo a melhor forma de montar o cardápio da dieta da banana. Siga as dicas, e aproveite.

Uma observação é que você evite a banana-maçã caso tenha algum problema de intestino.

Outra observação importante é deitar-se apenas após 4 quatro horas da última refeição. Isso porque, durante o repouso, o metabolismo fica lento, e isso retarda a digestão. Procure também evitar alimentos pesados e de difícil digestão na última refeição.

Na dieta da banana também é importante evitar bebidas alcoólicas e alimentos derivados do leite.

[Ler Também: Farinha de Banana Verde]

Café da Manhã

  1. Coma de 1 a 4 bananas;
  2. Uma xícara de água em temperatura ambiente

Obs: caso enjoar das bananas, substitua uma delas por maçã.

Lanches

Os lanches intermediários são aquelas pequenas refeições entre café da manhã e almoço, e almoço e jantar.

  1. Uma fruta fresca ou Um iogurte.

Almoço e Jantar

Tanto no almoço quanto no jantar, você pode comer o que preferir, mas evite as frituras. Dê preferência aos alimentos assados, ou light.