A dieta do arroz inclui uma gama de alimentos saudáveis, e ajuda a emagrecer se você estiver disposto a segui-la. Entenda como ela funciona, quais suas vantagens e desvantagens.

Dieta do Arroz Funciona?

Dieta do arroz funciona?

A dieta do arroz funciona porque apesar de este alimento ser conhecido por conter carboidratos, ele contém quantidades equilibradas de sódio e potássio, ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo. Tudo isso contribui no processo de emagrecimento.

Esta dieta não restringe os carboidratos obviamente. A recomendação é ingerir o arroz integral no almoço e no jantar.

O arroz, especialmente o integral, contém pouco sódio e gorduras, além de boas quantidades de proteínas e potássio.

As Fases Da Dieta Do Arroz

Primeira Fase

Na primeira fase da dieta há restrição de sal, proteínas e gorduras. Esta fase dura uma semana.

Isso para que o organismo passe por uma desintoxicação.

Cereais, legumes, frutas e verduras são os alimentos desta fase, assim como feijões, soja, lentilha e produtos lácteos como leite desnatado, queijo branco ou iogurte desnatado ou light.

Segunda Fase

Após a fase de desintoxicação, entra-se na fase realmente da perda de peso.

Os alimentos desta fase são o frango, carne magra, uma porção de peixe e ovos.

O consumo de sódio não deve passar de 300 a 500mg ao dia.

Essa fase deve ser seguida até conseguir perder a quantidade de peso que se deseja.

Terceira Fase

Esta é a fase de manutenção.

Recomenda-se introduzir uma porção de proteínas magras duas vezes na semana, e o consumo diário de sódio será de 500 a 1000 mg.

Tipos De Arroz

Arroz Integral

Esta é a melhor opção de arroz.

Rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, reduz a taxa de glicose no sangue, contém vitamina B7, e ainda auxilia na retirada de gordura do fígado e na queima de gordura localizada.

Arroz Branco

O arroz branco, ou arroz polido, é o menos nutritivo entre todos os tipos de arroz.

Isso devido ao processo de refinamento que ele passa, e que elimina grande parte das fibras e minerais do arroz.

Arroz Parboilizado

Este é o tipo menos conhecido, mas tem grande valor nutricional.

Seus minerais e vitaminas estão concentrados no centro do grão, o que aumenta seu valor nutricional.

Vantagens E Desvantagens Da Dieta Do Arroz

Apesar de conter uma variedade de consumo de alimentos extremamente saudáveis (como as frutas, legumes, cereais integrais, verduras), é uma dieta rica em fibras e que ajuda principalmente no funcionamento do intestino.

Além disso, são alimentos que te ajudam a se sentir mais satisfeito.

Por outro lado, a dieta do arroz não promove uma reeducação alimentar. O excesso de sódio pode ocasionar em aumento da pressão arterial, e contribuir para a retenção de líquidos, mas uma drástica restrição do mesmo, por um longo período, não é recomendado.

Referência: Dieta e Saúde