A dieta do café da manhã é bem simples de ser seguida, mas inclui também algumas restrições que podem ser um tanto difíceis de se acostumar.

Mas ela também tem o seu lado bom. Todas as manhãs você poderá comer doces, como o bolo.

Esta dieta foi criada pela inglesa Daniela Jakubowicz, que é Médica Endocrinologista, baseada em estudos que você verá mais a frente.

Plano da Dieta do Café da Manhã

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O café da manhã é a refeição mais importante do dia, segundo grande parcela dos especialistas. Isso porque há quem afirme que a refeição não tenha um papel tão importante na perda de peso, como alguns estudiosos que testaram se o café da manhã ajuda mesmo a emagrecer, ou se isso não passava de um mito. Clique e entenda melhor.

Como o assunto aqui é emagrecimento, este plano é voltado para quem deseja perder peso. E para manter uma alimentação saudável, seja para ganhar ou perder peso, é necessário não negligenciar esta refeição, e não deixar de fazê-la.

Existem os alimentos certos para isso.

Neste cardápio deverá conter proteínas, carboidratos, gorduras e açúcar, para aumentar o seu metabolismo e domar suas refeições seguintes.

Como o café da manhã será uma refeição bastante completa e variada, as próximas deverão ser menores, e mais leves.

Mais a frente você saberá que tipo de alimentos cada refeição deve conter.

Dieta do Café da Manhã – Como Foi Criada

A dieta do café da manhã foi criada durante o tratamento de pessoas com problemas de saúde ligados ao ganho de peso, como diabetes tipo 2.

Em um estudo de 2012, da Dra. Jakubowicz, foram observados 195 homens e mulheres com excesso de peso. Os que seguiam esta dieta perderam aproximadamente a mesma quantidade de peso que aqueles que não a seguiram.

Porém, após 4 meses seguindo a dieta, eles ficaram menos propensos a reganhar peso, ou terem mais fome e compulsão por comida.

Um outro estudo realizado em 2013, mostrou que pessoas que fazem uma refeição maior no café da manhã, podem ficar também menos propensas a ter doença cardíaca, diabetes e colesterol alto.

Restrições da Dieta

Café da Manhã

No café da manhã você deve manter sete porções de proteína, duas porções de cada um dos hidratos de carbono e gordura, e uma porção de doces – que podem ser jujubas, um donut, ou um pedaço de bolo.

Almoço e Jantar

Doces e carboidratos são proibidos no almoço ou no jantar.

A quantidade de proteínas deve ser menor do que a do café da manhã, junto com frutas e legumes.

Observações

Bebidas sem açúcar, balas e caldo de carne estão liberados a qualquer hora do dia.

Após um mês de dieta, você pode tomar uma dose de bebida alcoólica com uma refeição, mas só de vez em quando. Vodka com baixo teor de açúcar, ou bebidas a base de uísque, são mais recomendadas do que cerveja ou vinho, neste caso.

Considerações Finais

Pode ser um pouco difícil se acostumar a ficar sem comer carboidratos no almoço e no jantar. Além disso, há bastante limitações nesta dieta.

É importante praticar ao menos 20 minutos de exercícios por dia. Pode ser uma simples caminhada, ou 10 minutos de dança, jardinagem, ou qualquer outra atividade, de preferência duas vezes ao dia.

Algumas proteínas do café da manhã vem de leite ou iogurte. Você também pode optar por leite de soja, se for intolerante à lactose.